Fanfic: Britney... O DOCUMENTO
Oops!... I Did It Again é o segundo álbum de estúdio da cantora pop norte-americana Britney Spears. O álbum foi lançado no dia 16 de maio de 2000 pela gravadora Jive Records, e atingiu a primeira posição das paradas musicais nos Estados Unidos, depois de vender 1,319,193 cópias na primeira semana. Apenas no primeiro dia de vendas, foram vendidas 539 mil cópias, esgotando os estoques de todas as lojas.De acordo com a SoundScan, o álbum é o mais vendido na primeira semana por uma artista feminina, proclamando Spears como a cantora que vende discos mais rapidamente nos Estados Unidos.
O álbum contém a primeira canção que leva os créditos de Spears como compositora, "Dear Diary".Este foi o seu segundo e último álbum a receber um certificado de diamante do Recording Industry Association of America (RIAA). Oops!... I Did It Again vendeu mais de 21 milhões de cópias desde o seu lançamento original, figurando como o segundo melhor desempenho de vendas na carreira da cantora.
Produção
Depois de terminar sua turnê Baby One More Time Tour e de tirar férias por 6 dias, Spears retornou a Nova Iorque na semana de 20 de Setembro de 1999 para começar a produzier seu segundo álbum. Entretanto, ela só começou a gravar sua voz nas canções a partir de Novembro de 1999. O álbum conta com os produtores Max Martin e Eric Foster White, com quem já havia trabalhado no seu álbum anterior, Diane Warren, Babyface, entre outros.As únicas canções que foram gravadas com Max Martin no Cheiron Studios de 1 a 7 de Novembro de 1999 foram "Oops!... I Did It Again", "Walk On By", "What U See (Is What U Get)" e "Don`t Go Knockin` On My Door". "Stronger" e "Lucky" foram gravadas também, mas só foram finalizadas em Janeiro de 2000, junto com o lançamento do primeiro single do álbum, "Oops!...I Did It Again".
"Where Are You Now" foi gravada em Novembro no Cheiron e finalizada no Battery Studios em Janeiro de 2000.
Em 7 de janeiro de 2000, Spears já tinha cerca de metade de seu álbum finalizado. Spears havia trabalhado na produção do álbum nos Estados Unidos e na Suécia. Nesta época, a cantora falou um pouco sobre o álbum, dizendo que "o álbum será um pouco mais animado do que o meu anterior". Na época, ela estava em Nova Iorque gravando canções novas e finalizando outras anteriores. "Quando eu trabalhei em meu primeiro álbum, eu tinha apenas 16 anos. Quero dizer, quando eu olho para a capa do meu álbum, eu fico meio que `Oh, meu Deus`," ela disse. "Eu sei que este próximo álbum será totalmente diferente. Eu finalizei 6 faixas na Suécia há apenas 2 meses, e o material é muito bom. E, claro, é mais maduro porque eu também cresci como pessoa." Spears era constantemente pressionada sobre o sucessor de ...Baby One More Time`s", que havia sido um sucesso comercial: "É meio difícil conseguir outros dez milhões, eu tenho que dizer. Mas depois de escutar meu novo material e gravá-lo, me sinto realmente confiante."
A melodia e o instrumental de "Can`t Make You Love Me" foram gravados na Suécia, enquanto Britney adicionou sua voz à faixa em janeiro de 2000 no Parc Studios em Orlando, Flória. O cover de "(I Can`t Get No) Satisfaction" foi gravado com Rodney Jerkins no Pacifique Recording Studios em Hollywood, Califórnia, de 24 a 26 de fevereiro de 2000, após participar da 42º cerimônia dos Grammy Awards. "When Your Eyes Say It", composta por Diane Warren, foi gravada no Battery Studios no dia 3 de março de 2000, logo após a aparição da cantora no MTV`s Total Request Live.
Bastidores desta gravação apareceram em um documentário feito pelo canal MuchMusic. Foi uma das últimas canções a serem gravadas para o álbum.
Durante o lançamento de Oops!...I Did It Again, Spears disse "Quero dizer, é claro que fui pressionada um pouco," disse. "Mas na minha opinião, [Oops!] é bem melhor do que o meu primeiro álbum. Ele tem mais atitude. É mais eu mesma, e acho que as adolescentes se relacionarão mais com este álbum." Geoff Mayfield, diretor dos charts da Billboard, comentou que lançar Oops! com menos de um ano e meio de seu álbum anterior foi "uma ideia bastante inteligente. Minha filosofia é, se você tem um grupo de fãs adolescentes, você deve satisfazê-los enquanto eles ainda estão a todo o vapor."
Compartilhe este capítulo:
Autor(a): Luiz Gustavo
Este autor(a) escreve mais 6 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?
+ Fanfics do autor(a)Prévia do próximo capítulo
Recepção críticaA resposta crítica inicial para Oops!... I Did It Again foi geralmente favorável. De acordo com Metacritic, que atribui uma classificação normalizada a cada 100 a opiniões de críticos mainstream, o álbum recebeu uma pontuação de 72, baseando-se em 12 opiniões.David ...
Capítulo Anterior | Próximo Capítulo