Fanfics Brasil - CAPÍTULO III/ A DENÚNCIA Dom Casmurro (LuAr)

Fanfic: Dom Casmurro (LuAr) | Tema: LuAr


Capítulo: CAPÍTULO III/ A DENÚNCIA

556 visualizações Denunciar


 


Ia entrar na sala de visitas, quando ouvi proferir o meu nome e escondime atrás da porta. A casa era a da Rua de Mata-cavalos, o mês novembro, o ano é que é um tanto remoto, mas eu não hei de trocar as datas à minha vida só para agradar às pessoas que não amam histórias velhas; o ano era de 1857. 


- D. Márcia, a senhora persiste na idéia de meter o nosso Arthur no seminário? É mais que tempo, e já agora pode haver uma dificuldade. 


- Que dificuldade? 


- Uma grande dificuldade. 


Minha mãe quis saber o que era. João Dias, depois de alguns instantes de concentração, veio ver se havia alguém no corredor; não deu por mim, voltou e, abafando a voz, disse que a dificuldade estava na casa ao pé, a gente do Pádua.  - A gente do Pádua? 


- Há algum tempo estou para lhe dizer isto, mas não me atrevia. Não me parece bonito que o nosso Arthur ande metido nos cantos com a filha do Tartaruga, e esta é a dificuldade, porque se eles pegam de namoro, a senhora terá muito que lutar para separá-los. 


- Não acho. Metidos nos cantos? 


- É um modo de falar. Em segredinhos, sempre juntos. Arthur quase que não sai de lá. A pequena é uma desmiolada; o pai faz que não vê; tomara ele que as cousas corressem de maneira, que... Compreendo o seu gesto; a senhora não crê em tais cálculos, parece-lhe que todos têm a alma candida...


 


- Mas, Sr. João Dias, tenho visto os pequenos brincando, e nunca vi nada que faça desconfiar. Basta a idade; Arthur mal tem dezesseis anos.


Lua fez quinze à semana passada; são duas criançolas. Não se esqueça que foram criados juntos, desde aquela grande enchente, há dez anos, em que a família Pádua perdeu tanta cousa; daí vieram as nossas relações. Pois eu hei de crer?. . . Mano Cosme, você que acha? 7 Tio Cosme respondeu com um "Ora!" que, traduzido em vulgar, queria dizer: "São imaginações do José Dias os pequenos divertem-se, eu divirto-me; onde está o gamão?" 


- Sim, creio que o senhor está enganado. 


- Pode ser minha senhora. Oxalá tenham razão; mas creia que não falei senão depois de muito examinar... 


- Em todo caso, vai sendo tempo, interrompeu minha mãe; vou tratar de metê-lo no seminário quanto antes. 


- Bem, uma vez que não perdeu a idéia de o fazer padre, tem-se ganho o principal.Arthur há de satisfazer os desejos de sua mãe e depois a igreja brasileira tem altos destinos. Não esqueçamos que um bispo presidiu a Constituinte, e que o Padre Feijó governou o Império... 


-  Governo como a cara dele! atalhou tio Cosme, cedendo a antigos rancores políticos. 


- Perdão, doutor, não estou defendendo ninguém, estou citando O que eu quero é dizer que o clero ainda tem grande papel no Brasil. 


- Você o que quer é um capote; ande, vá buscar o gamão. Quanto ao pequeno, se tem de ser padre, realmente é melhor que não comece a dizer missa atrás das portas. Mas, olhe cá, mana Márcia, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? 


-  É promessa, há de cumprir-se. 


- Sei que você fez promessa... mas uma promessa assim... não sei...


Creio que, bem pensado... Você que acha, prima Justina? 


-  Eu? 


- Verdade é que cada um sabe melhor de si, continuou tio Cosme- Deus é que sabe de todos. Contudo, uma promessa de tantos anos... Mas, que é isso, mana Márcia? Está chorando? Ora esta pois isto é cousa de lágrimas? 


Minha mãe assoou-se sem responder. Prima Carla creio que se levantou e foi ter com ela. Seguiu-se um alto silêncio, durante o qual estive a pique de entrar na sala, mas outra força maior, outra emoção...



Não pude ouvir as palavras que tio Cosme entrou a dizer. Prima Carlaexortava: "Prima Márcia! Prima Márcia!" João Dias desculpava-se: "Se soubesse, não teria falado, mas falei pela veneração, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, um dever amaríssimo... "



Bom nenéns, mais só quando tiver comentários, beijos s2 


 


 



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): LuaMyFlower

Este autor(a) escreve mais 2 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

João Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 3



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luamyflower Postado em 21/11/2011 - 05:14:39

    Obrigada bbês vou postar mais

  • AnaMaria Postado em 20/11/2011 - 21:27:02

    Gostei! Fiquei curiosa por mais! ;)

  • candymary Postado em 20/11/2011 - 11:23:07

    pode postarrrrrrrrrr maisss


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais