Fanfics Brasil - PORTUGUÊS! Críticas

Fanfic: Críticas | Tema: Nothing


Capítulo: PORTUGUÊS!

241 visualizações Denunciar


ACENTUAÇÃO!


 


ás (substantivo)


às (contração)


pôr (verbo)


por (preposição)


quê (substantivo ou em fim de frase)


porque (advérbio ou conjução)


porquê (substantivo ou em fim de frase)


pára (verbo)


para (preposição)


 pêra (fruta ou barba)


pera (preposição arcaica)


pôde (pretérito perfeito)


pode (presente do indicativo)


Ter e vir na 3ª pessoa plural recebem acento: ele tem, eles têm, ele vem, eles vêm.






Monossílabos Tônicos: São acentuados os monossílabos tônicos terminados com a(s), e(s), o(s) dá, pá, pás, má, más, vá, lá, já, fé, pé, pés, dê, mês, rés, rês, Zé, né, cós, dó, nós, pó, pôs, vê-la.


Oxítonas: Levam acento as oxítonas terminadas em vogais tônicas/tónicas a(s), e(s), o(s) ou em(ns) está(s), olá, filé, pontapé, purê (puré), rapê (rapé), judô, metrô, mocotó, acém, detém, provêm, provéns.


Paroxítonas: Em geral, as palavras paroxítonas não são acentuadas graficamente: enjoo, floresta, grave, homem, mesa, Tejo, vejo, velho, voo.
São acentuadas as paroxítonas que apresentam, na sílaba tônica/tónica, as vogais abertas a, e, o e ainda i ou u e que terminam em l, n, r, x e ps, assim como, salvo raras exceções, as respectivas formas do plural: amável (amáveis), éden (édenes ou edens), açúcar (açúcares), cadáver (cadáveres), tórax (tórax ou tóraxes).


Proparoxítonas: Todas são acentuadas − árabe, câmara, blasfêmia (blasfémia), dinâmico, fêmea (fémea), glória, lúdico, mágoa, músico, náusea,  período, público, trêmulo, último, viríamos.


Ditongos: Perdem o acento gráfico o i ou u tônicos/tônicos precedidos de ditongo em paroxítonas − baiuca, feiura, Ipuiuna.


Não se acentuam graficamente os ditongos representados por ei ou oi − alcateia, assembleia, heroico, tireóide.


Perdem o acento gráfico os vocábulos terminados em oo ou eem − creem, deem, releem, veem, enjoo, perdoo, zoo.


Perde o acento gráfico o u tônico/tónico dos grupos, que, qui, que, qui − argui, averigue, apazigue (apazígue),  oblique (oblíque).


Trema: Este sinal de diérese foi inteiramente suprimido. Exceções: Palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros: hubneriano, Muller.


Acento grave: Na contração da preposição a com as formas do artigo ou pronome demonstrativo o: à (de a+a), às (de a+as) e também na contração da preposição a com os demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo ou ainda da mesma preposição com os compostos aqueloutro e suas flexões: àqueles(s), àquela(s), àquilo, àqueloutro(s), àqueloutra(s).


Hiatos: Quando a segunda vogal do hiato for i ou u, tônicos/tónicos, acompanhados ou não de s, haverá acento − proíbo, faísca, caíste, saúva, balaústre, carnaúba, país, aí, baú, Jaú, paraíso, saúde, heroína. Se o i for seguido de nh, não haverá acento − moinho, tainha, campainha, redemoinho.


 


 


Fonte: http://www.algosobre.com.br/gramatica/regras-de-acentuacao.html



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Críticas

Esta é a unica Fanfic escrita por este autor(a).

- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

REGRAS DE PONTUAÇÃO     1º - Ponto (.) É um sinal de pontuação que serve para marcar o fim de umafrase do tipo declarativa, o fim de um período e o fim de umparágrafo. Também serve para indicar uma pausa maior e indicar que uma palavra ou nome esteja abreviado. Ex: No domingo choveu em Viana.   ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 4



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • unadul7vondy Postado em 05/10/2012 - 12:34:57

    Amei suas dicas (: Ja favoritei aqui KKKK , se puder, dá uma passadinha na minha web, e diz oque achou? Obrigada! :D http://www.fanfics.com.br/?q=fanfic&id=17079

  • lilifoshi Postado em 29/09/2012 - 17:02:02

    Amei sua fic, é quase uma aula de português. Lhe apoio sobre o que você disse no primeiro capítulo, sobre os erros. Não querendo ofender ninguém, mas tem umas fics aqui no site que é só Jesus na causa, por que né...

  • skellernpeace Postado em 18/09/2012 - 15:55:13

    Apoiado! (+1)

  • fpproducoes Postado em 18/09/2012 - 15:30:02

    Apoiado! fpproducoe1.wix.com/fpproducoes


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais