Fanfics Brasil - As Temporadas Temporadas de Malhação

Fanfic: Temporadas de Malhação | Tema: Malhação


Capítulo: As Temporadas

22 visualizações Denunciar


Malhação é a segunda série a ser exibida nas tardes da Rede Globo. A primeira foi o sucesso infantil Sítio do Picapau Amarelo, exibida entre 1977 e 1986. Estreou em 24 de abril de 1995, e se originou de uma ideia de Andréa Maltarolli, que se inspirava no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana. Esta última, por sua vez, trabalhou ao lado de Andréa escrevendo a temporada de 1998 e a temporada de 1999. As histórias desenvolviam-se tendo como cenário a Academia Malhação, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).


O personagem de destaque na primeira fase foi Héricles (Danton Mello), um rapaz ingênuo do interior do estado, que vai para o Rio de Janeiro trabalhar e estudar, e emprega-se na academia. Quem também se destacou nas primeiras fases do seriado foi Mocotó (André Marques), um conquistador de mulheres que vive contando vantagem aos amigos. Atualmente, contratado da emissora e apresenta o Vídeo Show.


De janeiro a março de 1996 foi exibido o especial Malhação de Verão, que narrava a história dos personagens da temporada de 1995 em um acampamento de férias.


Em abril de 1996 iniciou-se uma nova temporada, que ganhou novos cenários, novos personagens e nova abertura. O destaque da vez foi Luiza, personagem de Fernanda Rodrigues, caracterizada por seu jeito decidido de agir.


A temporada de 1997 não trouxe grandes novidades em sua trama, mas apresentou Pedro Vasconcelos e Luana Piovani como os protagonistas Vudu e Patrícia. Após este trabalho, Pedro atuou e dirigiu o seriado infanto-juvenil Bambuluá, protagonizado por Angélica. Sua carreira como ator, porém, não obteve grande sucesso e, atualmente, trabalha como diretor de diversos programas da emissora, dentre eles a décima-quarta e a décima-sexta temporada de Malhação.


Já em 1998 o seriado ganhou novas reformulações: a ação deixou de ter a Academia Malhação como centro. A história focou o universo de corridas de automóveis. No período da Copa do Mundo de 1998, os jogos atrasavam os capítulos da temporada, fazendo a audiência cair cada vez mais. Mesmo após o fim da Copa do Mundo, a audiência só diminuía. A produção, então, resolveu radicalizar o seriado, transformando-o num programa interativo ao vivo.


No dia 5 de outubro de 1998 iniciou-se uma nova fase no programa, apresentada ao vivo. A história se passava no quarto de Mocotó, onde antigos atores voltavam para relembrar histórias, contando com participações de telespectadores através de telefone e internet. Mesmo assim, a audiência não aumentava. Então, para haver um aumento da audiência, houve a volta da Academia Malhação em uma nova unidade diferente das primeiras temporadas, que alcançou sucesso por reunir novos e velhos personagens com histórias mais interessantes, durando assim até o segundo semestre de 1999, apesar de ainda interpretar um juventude com cara mais madura, adulta.


Na mesma época (segundo semestre de 1999) a Globo contratou Ricardo Waddington para dirigir o programa, e reformular totalmente o seriado, a partir de histórias que tivessem mais a ver com um público jovem não tão adulto (mais adolescente), ao contrário do que era mostrado nas fases da Academia, com receio de que o cenário e as histórias ligadas à Academia Malhação ficassem repetitivas, não retratassem a juventude sob o olhar dos telespectadores da época e fizessem com que a audiência caísse mais uma vez. Sendo assim, no dia 18 de outubro do mesmo ano iniciou-se uma nova temporada, trazendo muitas novidades. A novelinha ganhou novo elenco, novos temas, novas histórias, novos cenários, nova abertura, novo logotipo e novo tema de abertura: a música "Te Levar", da banda Charlie Brown Jr.. A partir de então, o centro da história passou a ser o colégio secundário Múltipla Escolha.


Na temporada de 2002, além do Múltipla Escolha, foi criado um novo cenário, a República, onde alguns adolescentes da trama vivam com alguns outros adultos, e esse cenário durou até a temporada de 2007 fazendo bastante sucesso.


A partir de 2004 quando Malhação fazia 10 anos no ar, as temporadas passaram a ter seu início em janeiro, enquanto as outras começavam só em abril, quando a Globo estreava suas programações de cada ano.


Em 2007 a história da temporada teve seu rumo completamente modificado em abril, quando Izabel de Oliveira saiu da equipe de roteiristas para trabalhar na sinopse deDuas Caras, dando lugar a Márcio Wilson. Por motivos ainda desconhecidos, a temporada de 2007 foi cancelada, e em outubro, de forma bem corrida, teve seu fim antecipado.


Em 15 de outubro de 2007 estreou uma nova temporada, com equipe de produção completamente modificada (mantiveram-se apenas os diretores Leonardo Nogueira eRicardo Waddington) e com um elenco diferente (da temporada anterior, continuaram apenas 20% do elenco).


No dia 5 de maio de 2008, com o afastamento de Jaqueline Vargas, uma das autoras da temporada, e com a mudança na direção (saíram Ricardo Waddington e Leonardo Nogueira e entraram Marcos Paulo Simões e Paola Pol Balloussier), a história da temporada ganhou um novo rumo, com temas mais juvenis que agradaram o público.


Em janeiro de 2009 estreou uma nova temporada, com novos cenários, novas tramas paralelas e nova abertura. A autora Patrícia Moretzsohn, em entrevista, disse ter se tornado mais experiente, e procuraria cometer menos erros.


Em abril de 2009, com a saída de Maria Mariana e Glória Barreto da equipe de roteiristas (Maria Mariana foi convidada pela Rede Record para trabalhar na sinopse dePromessas de Amor, enquanto Glória Barreto foi convocada pela Rede Globo a auxiliar Glória Perez na novela Caminho das Índias). Por esse motivo, a temporada teve seu fim antecipado: terminaria em 15 de janeiro de 2010, mas terminou em 6 de novembro de 2009.


No dia 9 de novembro de 2009 estreou uma nova temporada de Malhação, que traz Ricardo Hofstetter como autor, ao lado de Márcio Wilson, e Paola Pol Balloussier e Mário Márcio Bandarra, respectivamente, como diretora e diretor geral. Houve muitas mudanças, como a mudança de cenário para o colégio Primeira Opção e também grandes alterações no elenco (da temporada anterior, só quatro personagens permaneceram: Bruno, Domingas, Fernandinho e Caju).


Em 23 de agosto de 2010 estreou uma nova temporada, que teve seu término em 26 de agosto de 2011, tendo ao todo 265 capítulos, e sendo considerada um "sucesso" por conseguir alavancar a audiência perdida a alguns anos, mas foi ambientada em uma nova unidade do colégio Primeira Opção, não tendo nenhuma ligação com personagens da temporada anterior além do nome do colégio. Em 29 de agosto de 2011 a série foi renovada para uma nova temporada, que prometeu trazer muitas novidades, como temas ligados à espiritualidade, porém, não obtendo muito sucesso, mudou o foco para histórias mais focadas no cotidiano das fictícias Comunidade dos Anjos e Universidade Soares da Rocha, além de um terceira unidade do Primeira Opção, o que fez com que a trama durasse por um ano. Assim como a temporada iniciada em 2010, também não houve ligação de personagens com nenhuma outra temporada de Malhação.


Apesar das inúmeras mudanças feitas na trama anterior, a mesma não conseguiu obter a audiência desejada, e em 13 de agosto de 2012, foi iniciada uma nova temporada com muitas novidades que agradaram o público jovem. A então vigésima temporada mostra jovens de diferentes estilos, que não temem em correr atrás daquilo que desejam. As histórias se passam agora em outro colégio, o Quadrante. Outro fato que agradou muitos telespectadores, embora apenas nos dez primeiros capítulos, foi a volta do personagem Mocotó, vivido por André Marques nas seis primeiras temporadas da série. Com histórias mais consistentes, conseguiu alcançar índices de audiência mais satisfatórios que os da temporada anterior, de modo a durar mais tempo que o previsto para a temporada (estava prevista pra terminar em maio ou junho de 2013, mas sua previsão de encerramento foi adiada para 5 de julho de 2013).


Dia 8 de julho de 2013 estreia a vigésima-primeira temporada da série, onde serão mais focadas as relações familiares, tendo como cenário principal um casarão no Grajaú(bairro do Rio de Janeiro), e como cenários secundários a volta de uma nova academia e também um outro colégio chamado Destaque, além de ser a primeira temporada de Malhação a gravar cenas externas em outro país. Nota-se também que o logotipo dessa temporada tem mais a ver com o que foi utilizado nas três primeiras temporadas onde o cenário principal era a academia do que os logotipos estilizados que a série ganhou desde a temporada de 2006, e que foram bastante parecidos até a temporada de 2011.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): saymoncalixto

Este autor(a) escreve mais 20 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

TemporadaTemaPeríodo de exibiçãoEnredoElencoAutorDireção Primeira Temporada Judô 24 de abril de 199501 de março de 1996 "Está no Ar" Juliana MartinsDanton MelloCarolina DieckmannLuigi BaricelliFlávia BonatoBruno de LuccaAndré MarquesSílvia Pfeifer Márcia Prate ...



Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 0



Para comentar, você deve estar logado no site.


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais