Fanfic: Watermark Fight | Tema: Enya, Sarah Brightman
Enya:
Enya é uma cantora irlandesa de sucesso. Vendeu mais de 80 milhões de CDs. Ganhadora de quatro Grammys de “Melhor Álbum New Age”, é perfeccionista e demora anos para completar um álbum. Nascida como Eithne Patricia Ní Bhraonáin em Donegal, Irlanda, no dia 17 de maio de 1961.
Filha de pais músicos, Enya sempre procurou inspiração para as suas músicas na sua terra natal, com notada influência, principalmente, da cultura celta. Em 1980, passou a integrar a banda irlandesa Clannad (que significa família). A banda era formada pelos seus irmãos e tios. Enya tocava teclado e fazia vocal. Quando a banda começou a tomar uma direção mais para a "música pop", ganhando notoriedade e participando em programas de televisão, Enya resolveu deixar o grupo para seguir carreira solo.
Com a ajuda do casal Roma e Nicky Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série "The Celts" da BBC. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao new age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986.
Mas foi em 1988, com o lançamento do disco Watermark, que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos.
Em 1991, Enya lançou o álbum "Shepherd Moons", que marcou sua estreia nas paradas de sucesso dos EUA, ficando em décimo sétimo lugar, e atingindo a marca de 13 milhões de cópias vendidas. Foi também com este álbum que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.
Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum de inéditas, voltando, finalmente, em 1995, com "The Memory of Trees", que vendeu onze milhões de cópias, e lhe rendeu mais um prêmio Grammy.
Mais cinco anos passaram e, em novembro de 2000, ela lança "A Day Without Rain", que inclui o clássico "Only Time",que lhe rendeu o prêmio Echo 2002.
Em 2005, lança o álbum “Amarantine” que lhe rendeu o quarto Grammy. E em 2008 foi lançado o seu último álbum de inéditas, “And Winter Came”.
Enya comprou um castelo do século XIX, o Castelo Ayesha (que em árabe significa flor), e o rebatizou de Castelo Manderley, em homenagem a um de seus livros favoritos. Ele fica situado a 12 quilômetros de Dublin, em Killiney, onde ela vive.
Já foi indicada ao Oscar com a canção May it Be, trilha do filme “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”.
Sarah Brightman:
Sarah Brightman nascida em 14 de agosto de 1960 é de Berkhampstead, Inglaterra. Aos três anos começou dançando balé, mas fora reprovada em um teste na Royal Ballet School de Londres. Começou suas aulas de canto aos 14 anos. Aos 18, com o grupo Hot Gossip, fez sucesso com a música I Lost My Heart To A Starship Trooper. Ainda nessa época se casou pela primeira vez, mas não durou muito. Logo Sarah saiu do grupo e se inscreveu em testes para o musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, que se casaram em 1984 (o infeliz foi casar com ela justo no dia do aniversário dele). Andrew compunha se inspirando em Sarah e ela cantava. Em 1986, veio Phantom of the Opera, aonde o papel de Christine Daaé foi escrito especialmente para a voz de Sarah. A peça foi um sucesso estrondoso tanto em Londres quanto na Broadway. Apesar do grande sucesso, Sarah não atuou mais que alguns meses na peça, como sempre. Em 1988 lança seu primeiro cd solo The Trees They Grow So High, cantando músicas folk com arranjos simples. Em 1990 ela se divorcia de Andrew. Ela participou de várias de suas montagens, como Requiem, Song & Dance e Aspects Of Love. Apesar do divórcio, Sarah cantou Amigos para Siempre, de Webber, na abertura das Olimpíadas de Barcelona em 1992, ao lado do tenor José Carreras. Sarah, em seu próprio país natal, fora taxada de aproveitadora após se divorciar de Andrew. Então decidiu se mudar para Los Angeles e em outras partes do mundo, aproveitando para estudar canto. Em 92/93, conheceu Frank Peterson, e se originou uma parceria de anos entre os dois, e ele apresentou o "Classical Crossover" para Sarah, o qual ela é reconhecida até hoje. Junto de Peterson, lançou os cds vários cds como Dive, Fly, Eden, La Luna, etc. Em 1997, ela lança Timeless/Time To Say Goodbye, com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Londres. Nesse cd veio o maior sucesso da inglesa, "Time to Say Goodbye", em dueto com o tenor Andrea Bocelli, cujo single vendeu mais de 12 milhões de cópias no mundo. Nesse mesmo cd, faria parte da tracklist um cover vocalizado de "Watermark", da Enya. Na época, Sarah e Enya eram da mesma gravadora e a irlandesa ameaçou impedir a comercialização do álbum se não retirassem a música do mesmo, por falta de direitos autorais. A música só foi aparecer novamente no cd The Harem Tour (Ltd. Edition CD), que só foi comercializado durante a Harem Tour, em 2004. A inglesa é conhecida por suas tours grandiosas e bem elaboradas. The Harem World Tour e Symphony World Tour são bons exemplos. No final de 2012, divulgou que seria a próxima turista espacial pela Rússia em 2015 e seu novo álbum Dreamchaser, já sem a parceria de longos anos com Peterson. Sarah Brightman vendeu mais de 180 milhões de álbuns e singles e mais de 3 milhões de DVDs, tendo conquistado 180 discos de Ouro e Platina em 34 países.
Agradecimentos à Gabriele Rodrigues que me ajudou a preparar essa espécie de prefácio para que vocês conheçam um pouco melhor das duas protagonistas da história.
Autor(a): bruninharz10
Este autor(a) escreve mais 3 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?
+ Fanfics do autor(a)Prévia do próximo capítulo
Tudo começou quando Sarah estava preparando seu novo álbum. A gravadora da cantora na época, afiliada da Warner, gravadora de Enya, ofereceu a Brightman a música instrumental Watermark, gravada pela irlandesa e lançada em seu segundo álbum de estúdio que leva o título da música: Watermark (1988): - Voc&eci ...
Capítulo Anterior | Próximo Capítulo