Fanfics Brasil - Capítulo 40 A Vinha e O Girassol

Fanfic: A Vinha e O Girassol | Tema: Portiñon (AyD)


Capítulo: Capítulo 40

640 visualizações Denunciar


Ao longo de sua vida, Dulce aprendera a não chorar nunca, segurava suas emoções ruins e acabava as revertendo em benefício próprio!  Conseguia transformar o medo em agressividade, a dor em ironia, a angústia e a incerteza em deboche! Não se deixava abater e piedade era um sentimento raro, que poucas vezes conseguiu distinguir.  O abandono e a vida dura no abrigo tinham obrigado Dulce a criar suas próprias defesas e uma delas foi enrijecer o coração. Chris era o único que conseguia ter os mais nobres sentimentos de Dulce.  Sabia que ela tinha sensibilidade, que tinha sentimentos bons também, só que eles pareciam adormecidos.


 


Porém, naquele momento reconheceu na amiga o arrependimento sincero pela estupidez praticada.  Os olhos de Dulce estavam marejados e ela tremia toda cada vez que fitava Anahi naquele estado lamentável.


  


Emma trouxe toalhas para limpar Dulce e água gelada com açúcar.  Enquanto se acalmava, Gigio e o médico Dr. Giani entram apressadamente no quarto.  Todos estavam apreensivos esperando que ele pudesse, como por milagre, fazer algo que a tirasse daquele torpor.


  


Dr. Giani começa a examinar Anahi.  Primeiro acende uma luz bem forte muito próxima aos olhos dela...nenhuma reação...nem uma piscada...nada!


  


Tira a pressão, ouve os batimentos, faz exames para ver o estado geral do corpo. Depois fez algo que deixou Dulce e Chris boquiabertos!


 


Levantou um dos braços de Anahi até a altura da cabeça e soltou.  O braço permaneceu estático da mesma forma que o médico havia posto, como uma escultura modelada naquela pose!


 


 A figura grotesca de Anahi impressionava Dulce!  Era como uma boneca daquelas de plástico com a qual podemos fazer o que quisermos, inclusive colocar braços e pernas em qualquer posição que lá eles ficarão imóveis, até que alguém os mova.  A cabeça pendendo para o lado do ombro, a boca escorrendo saliva pelo canto e os olhos completamente vidrados!


  


Uma dor aguda tomou o peito de Dulce e teve vontade de chorar tudo o que não conseguiu até então, mas mais uma vez engoliu o choro que desceu formando um nó de angustia!  Pensou que aquela não era hora para mais um momento de descontrole, tinha que colocar as emoções em ordem para poder ajudar se fosse preciso.


  


De repente Dr. Giani indagou os presentes com o rosto fechado de preocupação...


  


- Pegaram com força nos braços dela, olhem como ficaram marcas roxas de dedos!  Alguém tentou levantá-la ou algo parecido?


  


Todos negaram veementemente, menos Dulce que tentou se justificar...


 


- Fui eu, Doutor!  Eu a peguei pelos braços pra tentar reanimá-la, achei que com isso ela pudesse me ouvir ou sair desse torpor, mas vi que foi um erro da minha parte e peço desculpas pela minha estupidez!


 


- Não me deve desculpas de nada, Senhora, e sim à Anahi!  Quero que todos saiam, por favor, para que eu possa terminar os exames de estímulos nervosos e aplicar a medicação na minha paciente.  Mas depois eu quero falar com a Senhora e o seu amigo, preciso explicar a vocês como lidar com alguém que sofre deste distúrbio, para que não cometam erros como esse e venham a prejudicar minha paciente!


 


Todos obedeceram ao médico se retirando do quarto, porém se postaram do lado de fora da porta para, assim que fossem autorizados, pudessem novamente entrar.  Dulce estava muito nervosa e era amparada por Chris o tempo todo.  Nunca tinha visto a amiga tão abalada emocionalmente e imaginou o quanto ela devia estar se sentindo culpada por ter agido tão cruelmente com Anahi momentos antes.


 


Após cerca de 20 minutos o médico permitiu que entrassem novamente no quarto.  Dulce se aproximou da cadeira onde Anahi estava na esperança de que alguma coisa na expressão dela tivesse mudado, mas tudo estava da mesma maneira.


 


Dr. Giani então chamou os dois novatos da casa e pediu que ouvissem com atenção o que ia explicar...


 


- Anahi sofreu um grave acidente de carro há alguns anos, como vocês já devem saber.  Esse acidente deixou seqüelas graves na saúde dela e uma dessas seqüelas é bem visível, a perna que foi esmagada.  Já fizemos diversas cirurgias e obtivemos uma boa melhora dos movimentos da perna e penso que se Anahi não se recusar a seguir o tratamento, ela poderá voltar a andar normalmente sem a ajuda da bengala.  O outro problema físico foi uma forte pancada na cabeça que lhe rendeu um edema cerebral.


 


O médico respirou profundamente, demonstrando certo cansaço, em seguida continuou sua explanação...


 


- Mas a pior das seqüelas não foi a física, mas a emocional!  Anahi sofreu não somente um traumatismo craniano, mas também um enorme trauma na alma.  E aqui está uma das consequências deste trauma...a CATATONIA e a CATALEPSIA...vou explicar melhor...


 


E aproximando-se de Anahi o médico começou a demonstrar na prática o que significavam aqueles distúrbios.


 


- Olhem bem o rosto dela...há uma rigidez muscular semelhante a dos cadáveres que foram a óbito há poucas horas!  Viram quando eu levantei o braço dela e lá ele ficou? Pois isso é conseqüência da Catalepsia, esse distúrbio faz a pessoa parecer estar morta, a diferença é que Anahi mantém os olhos bem abertos, mas não há resposta a estímulos, sejam de dor ou de prazer!  Os sinais vitais dela ficam muito baixos, a pressão cai bastante e se nada for feito pode até mesmo parar de respirar!  Somente com a medicação imediata é que esses sintomas vão sendo aliviados.  A Catalepsia impede a pessoa de se movimentar, apesar de continuarem funcionando perfeitamente os demais sentidos.  Portanto, ela ouve o que falamos, ela sente cheiros, ela pode até mesmo ver o que puserem na frente dela, mas não tem como reagir a esses estímulos porque o distúrbio não deixa! O cérebro não manda as informações para os músculos e tudo fica paralisado!


 


E virando-se diretamente para Dulce emendou...


 


- Por isso, Senhora, ela sabe o que se passa aqui, apenas não tem como reagir a nada.  Ela ouve, vê, sente, mas não pode comunicar-se, o que torna esse distúrbio muito sofrido para o paciente!  Por isso os cuidados devem ser não apenas medicamentoso, mas também de paciência, carinho e afeto por parte de quem convive com ela!


 


Dulce meneou a cabeça concordando.  Percebeu que naquelas palavras estava inserida uma bronca pela postura arrogante que vinha tendo.  E decidiu que devia saber mais do médico...


 


- Doutor, me explique mais sobre essa doença, quero saber o que devo fazer e o que não devo...


 


- A Catalepsia pode ter sido provocada pelo traumatismo craniano que ela sofreu no acidente ou pelo choque emocional que veio depois ou até mesmo um conjunto dos dois!  Antigamente achavam que era um distúrbio típico de esquizofrênicos, mas depois se descobriu que não!  Ela está também muito associada a fatores emocionais extremos, em geral um trauma forte!  Ao invés da pessoa ficar histérica com o choque, ela fica catatônica!  A Catatonia que Anahi sofre por dias seguidos provavelmente tem as mesmas origens da sua Catalepsia, o forte impacto que sofreu na cabeça juntamente com a doença afetiva que desestruturou suas emoções!


 


- Mas então Catatonia e Catalepsia são coisas diferentes?


 


- Sim, ela ficará catatônica muito mais tempo que cataléptica!  Deixe que eu explique melhor...a Catatonia é a ausência emocional da pessoa, ela não reage a ninguém porque se recolhe em um mundo só seu, bem particular.  Em geral, quando volta à consciência, Anahi não costuma lembrar-se de muitos detalhes do que se passou durante o tempo que estava ausente.  Quando ela está apenas catatônica, ela costuma agir como um autômato: come, anda, toma banho, faz suas necessidades como se fosse um robô, sem questionar, mas não interage com ninguém, não fala e não expressa reação alguma!


 


- E a Catalepsia, que diferença tem desse estado?


 


- Ela foi acometida pelos dois distúrbios em conjunto, mas a catalepsia pode acabar em algumas horas ou alguns dias, depende muito do organismo dela em reagir!  A catalepsia é diferente porque paralisa os músculos, é um distúrbio muito mais físico e grave que a catatonia!  Anahi podia até mesmo não estar catatônica e estar com a catalepsia.  Como disse antes, é como se ela estivesse morta-viva, mesmo que tenha consciência, ela não consegue reagir a estímulo algum.  Nessas ocasiões ela precisa de ajuda para as atividades mais simples, como comer, ir ao banheiro e até mesmo usar lágrimas artificiais para lubrificar os olhos que ficam parados sem piscar! Por isso, até que os sintomas da catalepsia desapareçam, Anahi terá que se alimentar por meio intravenoso e usar fraldas geriátricas.


 


Dulce e Chris estavam chocados! Nunca imaginaram que esses distúrbios existissem e pudessem deixar alguém, aparentemente normal e com a consciência perfeita, parecendo uma planta!  Sem conseguir conter sua preocupação, Dulce pergunta...


 


- E quanto tempo ela vai ficar assim, Doutor?


 


- Na primeira vez que Anahi teve isso ficou por quase três meses catatônica e uns 2 dias com os músculos rígidos.  Depois, das outras vezes, ela ficou entre 30 e 40 dias neste estado e o período de catalepsia se repete, em geral não mais que dois dias.


 


Chris pela primeira vez, resolveu perguntar...


 


- E quantas vezes ela já teve esse problema?


 


- Essa é a quinta vez desde o acidente!


 


Emma chorava baixinho ao lado de Anahi segurando a mão dela e fazendo-lhe carinhos nos cabelos, sabia que um período difícil estava pra começar.  Falou com a voz embargada...


 


- Gigio você já sabe o que comprar pros próximos dias, fraldas, seringas, preparo para a alimentação intravenosa.  Traga também todos os remédios que o Doutor pediu, vou lá em baixo preparar a lista completa e tire a cadeira de rodas do depósito, veja se ela está em ordem e limpa!


 


Gigio desceu para atender a esposa.  Emma e o médico já estavam na porta de saída quando o Doutor voltou-se e arrematou...


 


- Espero que tenham entendido a gravidade da doença de Anahi!  Espero também que a Senhora acate os meus conselhos e permaneça nesta casa até que dê a luz e tenha condições de viajar com segurança.  Não a estou repreendendo, mas peço que tenha paciência e cuidado com Anahi, ela não teria como fingir esses sintomas, eles são verdadeiros e graves, podendo até levá-la à morte se não tratados corretamente!


 


- O Senhor acha que esse problema surge a qualquer tempo ou...


 


Antes que Dulce pudesse terminar sua pergunta o médico a interrompeu respondendo...


 


- No caso de Anahi, esses distúrbios costumam aparecer depois de um forte estresse emocional!  Por essa razão, eu volto a lhe pedir que reflita sobre sua decisão de partir e, caso decida ficar, que tenha muita paciência para ajudá-la a retornar sem maiores consequências.  Ela costuma ficar muito debilitada quando volta da catatonia!


 


Chris resolveu responder pela amiga...


 


- Pode deixar, doutor.  Sei que Dulce já refletiu bastante sobre tudo o que se passou aqui e vai tomar a decisão correta!  Daremos todo o apoio que Anahi precisar e fique certo que não a deixaremos sem os cuidados necessários.  Agora, além de Emma e sua família, nós também somos a família de Anahi!


 


Dulce não conseguindo mais conter as emoções que represava há dias, deixou cair um pranto cheio de sentimentos turbulentos: angústia, frustração, culpa, medo!  Deixou rolar as lágrimas reprimidas durante uma vida!


 


Sentiu uma mão grande envolver a sua...


 


- Sei que em seu estado todas as emoções ficam à flor da pele, tudo é sentido com mais intensidade!  Não se culpe tanto assim, compreenda que cada um tem um jeito de extravasar suas dores e a de Anahi é essa!  Ela não expõe, ela engole e acaba devorando, consumindo desastrosamente o próprio corpo e mente!  Se quiser ajudar, quanto mais cuidado e afeto ela tiver, mas rápido e eficiente pode responder ao tratamento e ir se livrando dessas sequelas!


 


E pegando na mão de Emma a pôs sobre a de Dulce e finalizou...


 


- Ela precisa de vocês duas!  Emma é como uma mãe para Anahi, sei o quanto a ama e cuida dela com a mesma devoção que dedica aos seus filhos.  Já você é alguém novo na vida dela, que traz a esperança de continuidade da família, do legado e de tudo que foi construído.  Você tem aí dentro a semente dessa esperança...pense nisso!


 


Emma abraçou Dulce e choraram juntas.  Chris se aproximou e levou a amiga pra repousar um pouco até que conseguisse recuperar o autocontrole.


 


Dr. Giani se despediu depois de medicar Dulce e ficou de ir à vinícola todos os dias até que Anahi estivesse livre da Catalepsia e Dulce aprendesse a se aplicar as injeções de ferro.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): foxxy96

Este autor(a) escreve mais 3 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

Quando chegaram ao quarto, Dulce ainda soluçava um pouco.  Não se lembrava de ter chorando tanto nem quando era criança.  Era como se as emoções de uma vida inteira tivessem sido expurgadas naquele pranto!    Ela recostou na cama e com o olhar aflito indagou o amigo...    - E agora, Chris?  O que fa&cc ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 75



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • lifeoflola Postado em 04/11/2015 - 01:19:58

    Omg. Eu amo muito essa fic <3

  • foxxy96 Postado em 09/09/2014 - 23:16:49

    Que bom que vocês gostaram *--*

  • lunaticas Postado em 09/09/2014 - 00:42:52

    Ameiiiiii a web muito linda ja favoritei a proxima tbmmm :)

  • angelr Postado em 06/09/2014 - 00:02:20

    Aiii que lindo ameii essa web e ja favoritei a outra irei ler tbm

  • foxxy96 Postado em 05/09/2014 - 09:41:16

    *----*

  • jessealter Postado em 04/09/2014 - 23:50:40

    Oun que lindo *-* Amei !!!!!!

  • jessealter Postado em 04/09/2014 - 13:55:59

    Oun coitada da Any! !!Viver isso duas vezes e a treva! !!! Ansiosa por mais !!!!!!!

  • jessealter Postado em 28/08/2014 - 23:01:43

    Mulher continua!!!!!

  • foxxy96 Postado em 27/08/2014 - 11:16:08

    As emoções finais estão por vir... '

  • mattbomer Postado em 27/08/2014 - 00:42:56

    http://fanfics.com.br/fanfic/35760/dominic-love-story-romance-book-livros Hey passa em DOMINIC, espero você por lá. Te espero lá amore


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais