Fanfics Brasil - Dona Any e Seus Dois Maridos - Adaptada

Fanfic: Dona Any e Seus Dois Maridos - Adaptada


Capítulo: 65? Capítulo

183 visualizações Denunciar


Podiam as comadres recordar os maus momentos, as ácidas disputas, as calhordagéns em matéria de dinheiro, as noites sem vir em casa, na bebedeira, quem sabe com mulheres, a loucura do jogo. Mas por que não abriam a boca de pragas para lembrar os dias exaltantes da estada de Sílvio Caldas na Bahia, quando dona Any não tivera um minuto de descanso, tampouco de tristeza? Uma semana perfeita, nem um pormenor destoante, dona Any guarda memória de cada detalhe, uma riqueza de alegria, uma festa. Por assim dizer, naquela semana ela foi uma espécie de rainha de todo o agitado bairro; do Cabeça ao Largo Dois de Julho, do Areal de Cima ao Areal de Baixo, do Sodré a Santa Tereza, da Preguiça ao Mirante dos Aflitos. Sua casa cheia, gente importante, mas importante de verdade, batendo-lhe à porta, pedindo licença para entrar, pois apesar de hóspede do Pálace Hotel foi em casa de Poncho que Silvio se expandiu, recebeu e conversou, como se aquêle fôsse seu


lar, dona Any sua irmã mais môça. Sem falar nos conhecidos, como o banqueiro Celestino, doutor Luis Henrique e o próprio dom Clemente Nigra, vieram à sua casa os maiores graúdos da Bahia, seja para o famoso almôço, seja em outros dias para cumprimentar o seresteiro, apertar sua mão. Visitas capazes de pôr dona Marichelo em êxtase, no cúmulo da excitação, se ela não estivesse, felizmente, em Nazareth das Farinhas infernando a vida da nora que, segundo carta de Heitor, esperava por fim o primeiro filho.


Desse almôço guarda dona Any não apenas a nítida recordação, como também recortes de notícias na imprensa. Dois jornalistas, conhecidos de Poncho, aquêle Giovanni Guimarães amigo de rir e de contar lorotas, e um tal de negro Batista, femeeiro de prestigiosa reputação nos castelos, ambos garfos de respeito, deram conta do fato em suas gazetas. Referiu-se Giovanni ao "incomparável ágape oferecido ao notável cantor pelo senhor Alfonso Herrera zeloso funcionário municipal, e por sua excelentíssima esposa, dona Anahi Puentes Herrera, cujos méritos culinários se aliam à extrema bondade e à perfeita educação". Enquanto o negro João Batista comovia-se com a quantidade de pratos: " ...finíssimo e fartíssimo repasto, de sabor inexcedível, nêle se exibiam todos os principais acepipes da cozinha baiana, além de doze qualidades de sobremesa, provando a grandeza de nossa culinária e a qualidade das mãos


de fada da senhora Any Herrera, esposa de nosso assinante Alfonso Herrera, funcionário da Prefeitura dos mais dedicados e eficientes".


Como se ve sentiram-se os dois glutões tão fartos e contentes a ponto de elogiarem não apenas a comida, o paladar de dona Anh, mas de promoverem Poncho a dedicado, eficiente e zeloso funcionário, exagêro um tanto forte.


Por que as comadres não recordam êsse domingo do almôço? De tão cheia a casa, ninguém podia se mover, as mesas repletas de comida. Doutor Coqueiro, do Tribunal, e músico nas horas vagas, a pronunciar discurso, gabando a arte de dona Any; o poeta Hélio Simões, prometendo um sonêto de louvação ao tempêro da "encantadora dona da casa, guardiã das grandes tradições, zeladora do dendê e da pimenta". No entanto as comadres estavam presentes, tôdas elas, num cochicheio, e a tudo assistiam; viram quando Sílvio tomou do violão e abriu o peito apaixonado e brasileiro. Juntara gente na porta da rua para ouvir; e, às  cinco da tarde, ainda muitos convidados e outros quantos penetras bebiam cerveja e cachaça, reclamando novas canções ao menestrel, e êle a todos atendia.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

O melhor de tudo, porém, superior aos elogios de corpo presente e em letra de forma nas fôlhas, aos discursos e versos; o que dona Any colocava mesmo acima do canto de Sílvio Caldas, enchendo de paz e harmonia o céu e o mar, foi o comportamento de Poncho. Não só arcara com todas as despesas do almoço (onde fôra arranjar t ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 6



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • bela Postado em 08/09/2009 - 11:57:21

    Postei em Dona Any e Seus Dois Maridos ....
    comentem por favor sim....
    bjinhoss

  • anacarolinaa Postado em 30/08/2009 - 20:53:01

    oii! será que você pode conferir minha mini web De Repente ?
    Ah! Adorei sua web!
    Obg!
    Bjooo

  • millarbd Postado em 26/08/2009 - 20:26:27

    ADOREIIIIIIIIIIIIII... POSTA MAIS...., PLIS....

  • marcos00 Postado em 26/08/2009 - 20:24:41

    2 leitorr

    kkk

  • bela Postado em 26/08/2009 - 19:54:13

    eba !!!! primera leitora... q bom q gostou ... espere q goste do resto...rsrsrs

  • millarbd Postado em 26/08/2009 - 17:00:25

    1 leitora... ja gostei.. posta logo!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais