Fanfic: Dona Any e Seus Dois Maridos - Adaptada
As luzes se acenderam, soaram aplausos, dona Any viu quando Mô deu a mão a Jô e juntas se retiraram para seu amor de maldição. O paulista voltou a dançar, Zequito Mirabeau reunira-se aos jogadores. Bem gostaria Mirandão de acompanhar Poncho e Mirabeau: mas o compadre o deixara ali, fazendo companhia às senhoras, não podia abandoná-las. E essa professôra com suas perguntas mais idiotas: como diabo ia êle saber se o jogo era ou não fator de importância sexual? Minha cara senhora, ouça: Mirandão nascera práticamente em mesa de jogo e tudo quanto podia garantir é que êle era homem e muito homem; nunca ouvira falar que jôgo afrouxasse ninguém.
Dona Any enxergava Poncho na outra sala, movendo-se ante a mesa da roleta, apostando, cercado de homens e mulheres. A mulatinha viera colocar-se-lhe ao lado e, em certo momento, descansou a mão em seu ombro e ali a manteve enquanto Poncho seguia, tenso, o rodopio da bola na hora solene e decisiva. Dona Any chegou a semi-levantar-se na cadeira, numa indignação, sentindo-se naquela noite capaz de tudo, de escândalo e violência, de agir, se necessário, como a mais reles e perdida mulher-dama de esquina. Mas logo sorriu porque Poncho, após o crupiê cantar o número fatal, deu-se conta do gesto insolente de Zilda Catunda, desviou o ombro e algo de ríspido lhe disse pois a atrevida sumiu num repelão de calundu.
Poncho, após olhar dona Any, veio vindo em sua direção, as mãos cheias de fichas. Na mesa, Mirandão, enroscado nas perguntas sócio-econômico-sexuais de dona Dulce, consolava-se de sua ignorância com restos de vermute doce, um asco! Poncho curvou-se num segrêdo, a bôca à altura do ouvido de dona Any:
- Ouça, meu bem, só mais duas ou três paradas e a gente vai embora. Não demora nada, já mandei recado para o Cigano esperar com o carro. Te prepara que hoje vou te dar uma surra de cama ... - e, acercando ainda mais a bôca, mordeu-lhe a orelha e a lambeu, brisa e labareda. Dona Any, o corpo em úmido arrepio, abriu-se num suspiro. .Ah! Poncho mais doido, e se alguém visse, que náo havia de dizer? Poncho mais tirano, Poncho mais sem jeito!
- Não demore ...
As mãos prendendo as fichas, êle reassume seu lugar em frente ao crupiê na mesa de roleta. Um pouco curvado, os cabelos negros, o atrevido bigode, a insolência do sorriso. Porreta. Dona Any o fitou longamente, ao seu Poncho. Depois foi juntando cada detalhe daquela noite e cada instante de sua vida com êle, do comêço ao fim, sem faltar nenhum: na dor e a alegria. Da roleta, Poncho fêz um sinal, era a última parada, o táxi do Cigano à espera, uns minutos apenas. "Não, meu querido, não mais irei contigo para a festa dessa noite quando a gota de fel rompeu-se em mel, mar imenso de dar e receber". Dona Any fitou Pncho para sempre ante a mesa de jôgo, a ficha lançada no 17. Reunindo então o seu carrêgo todo inteiro, ela o enterrou no coração. Virou de bruços no leito de ferro, cerrou os olhos, dormiu seu sono sossegado.
Autor(a): Bela
Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?
+ Fanfics do autor(a)Prévia do próximo capítulo
23 Ao completar-se um mês da morte de Poncho, após assistir a missa, dona Any dirigiu-se ao Mercadinho das Flôres, no Cabeça. Pela segunda vez saía de casa desde aquêle singular domingo, quando a morte golpeou, no Carnaval. A primeira, fôra para a missa de sétimo dia. Veio andando da Igreja por entre a curi ...
Capítulo Anterior | Próximo Capítulo
Comentários do Capítulo:
Comentários da Fanfic 6
Para comentar, você deve estar logado no site.
-
bela Postado em 08/09/2009 - 11:57:21
Postei em Dona Any e Seus Dois Maridos ....
comentem por favor sim....
bjinhoss -
anacarolinaa Postado em 30/08/2009 - 20:53:01
oii! será que você pode conferir minha mini web De Repente ?
Ah! Adorei sua web!
Obg!
Bjooo -
millarbd Postado em 26/08/2009 - 20:26:27
ADOREIIIIIIIIIIIIII... POSTA MAIS...., PLIS....
-
marcos00 Postado em 26/08/2009 - 20:24:41
2 leitorr
kkk -
bela Postado em 26/08/2009 - 19:54:13
eba !!!! primera leitora... q bom q gostou ... espere q goste do resto...rsrsrs
-
millarbd Postado em 26/08/2009 - 17:00:25
1 leitora... ja gostei.. posta logo!