Fanfic: Coração de Ágata | Tema: Segredos
Lá longe, no alto da estrada, apontava Zé Finório, carregando, aturdidamente, um maço de papéis. Vez por outra um deles voava para trás, e para pegá-lo, o homem derrubava todos os outros, num hilário descompasso.
Ele era alto e magro. Sempre saía vestido com um de seus seis ternos, todos de cores claras, e com um chapéu homburg combinando. O da vez era um verde-menta horrível. Com essa primeira descrição, todos podem pensar que o tipo se trata de uma figura cômica. Mas não é. Muito pelo contrário.
Finório era um dos "donos" de Tambirema. Mandava muito mais do que o próprio prefeito, que era apenas um capacho seu. Ostentava, aprumado no nariz, um óculos de lentes redondas e aro fino. De expressão sisuda, as sobrancelhas se dobravam num gesto de reprovação ao falar com alguém. E, quando o fazia, era curto e severo. A face, ele sempre trazia cinzenta e carrancuda.
Tinha um bigode grosso, de pontas enroladas, e barba indecisa. Uma hora a deixava cheia, outra hora só perdoava um mísero cavanhaque debruçado no queixo ou raspava tudo de uma vez. Os cabelos, antes de forte negrume, já começavam a agrisalhar.
Naquele momento estava se dirigindo á prefeitura. Os papéis, prendera debaixo do braço com firmeza. Ao chegar ao local, foi logo abrindo a porta do gabinete do prefeito e despejando tudo em sua mesa.
- Estão todos aí. - disse, enxugando, com as costas das mãos, o suor que escorria da testa. - Contados. Agora nunca mais faço isso!
Juca Pereira gaguejou. Sabia que o homem não estava num bom dia.
- M-m-mas, p-por que não? - falou, armando um sorrizinho amarelo.
- Está louco, homem? Essa montanha de documentos aí é problema seu! Eu só fui pegar no fax dos correios por que o daqui estava quebrado e quis lhe dar esse favor. Ah, se eu soubesse que seriam tantos assim. Se arrependimento matasse...
Já ia dando as costas e saindo, quando fez meia volta.
- Outra coisa. O meu ITR vai ter que atrasar mais um mês.
- O quê? - o outro levantou-se, num ímpeto de coragem.
Zé coçou a cabeça.
- É... A safra sai agora, e pelo visto não me tira do vermelho. Se eu pagar, afundo mais ainda. Mas na próxima eu vou usar um adubo novo que dizem que é tiro e queda. Se tudo der certo mesmo, eu quito todos os atrasados, até com juros, se for o caso.
- Mas isso é uma...
Juca não teve tempo de terminar a frase. Zé Finório tirou os óculos, revelando um olhar sombrio.
- ...Uma beleza! - contornou. - É a chance que eu estava pedindo a Deus para lhe cobir esse favor do fax. Pode ficar despreocupado.
- Tanto melhor. - disse ele, pondo um ponto final na conversa e se retirando.
O prefeito, do auto de seu cargo solene, só pode tremer-se nas pernas. Esperou o receado desaparecer porta afora para murmurar baixinho, ainda com medo de que ele escutasse.
- Paga mês que vem, pois sim! Essa mesma lorota eu ouvi mês passado!
Autor(a): jorge_terrano
Esta é a unica Fanfic escrita por este autor(a).
Prévia do próximo capítulo
Zé Finório saiu da prefeitura com cara de poucos amigos. Ao descer a larga escadinha de três degraus, tropeçou nos próprios pés e veio abaixo. Como se isso não bastasse, ainda levou junto, na queda, um menino desafortunado que passava por ali junto naquele instante, carregando um tabuleiro de cocadas que vendia. Fo ...
Capítulo Anterior | Próximo Capítulo