Fanfics Brasil - Capítulo I Fanfic Policarpo

Fanfic: Fanfic Policarpo | Tema: Crítico e historiador da literatura


Capítulo: Capítulo I

494 visualizações Denunciar


Olá pessoal, devo dizer que o primeiro capítulo, desta narrativa-decritiva de Lima Barreta, é um tanto pitoresca. Vida comun, cidadãos comuns, não fosse a estranha combinação entre não ser sociável e ser cortês; não pareces contraditório?


Todavia, sem muita estranheza pelo que víamos nos romances da época, nas primeiras páginas deste romance clássico de Lima Barreto, podemos perceber a descrição de uma sociedade preconceituosa e "fuxiqueira"; traços de muita formalidade no dizer e no modo de ser das personagens. Um mundo, desde muito, hipócrita, não acham!?



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): professoraautoastral

Esta é a unica Fanfic escrita por este autor(a).




Loading...

Autor(a) ainda não publicou o próximo capítulo



Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 51



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • professoraautoastral Postado em 29/11/2016 - 11:38:13

    Meus queridos alunos, a ideia era mesmo começar a compartilhar conhecimentos. Percebi que alguns já conseguiram construir resumos críticos, julgando a obra conforme o período histórico e literário; outros, se ativeram mesmo às informações físicas e psicológicas do protagonista - Policarpo. Não importa, para início de conversa gostei muito. Com o tempo, amadureceremos nossa capacidade em julgar a obra conforme aspectos não só linguísticos, como históricos e literários. Estamos no caminho! Muito obrigada àqueles que contribuíram e tornaram nossas aulas mais ricas a partir do pensamento compartilhado. Amo vocês!!!

  • professoraautoastral Postado em 29/11/2016 - 11:34:02

    Enfim, a obra de Lima Barreto retrata a história de brasileiros comuns, do início do século XX, descendentes de negros, que mesmo diante de cargos oficiais sofriam o preconceito de uma sociedade hipócrita e conservadora. Policarpo viveu por uma identidade social e cultural brasileira, lutou veementemente por isso, mas no fim, se entristece quando percebe que a luta foi em vão. Todavia, o destino lhe presenteia com a possibilidade de tornar-se herói. A obra é rica em contrastar ideais conservadores da época; retrata um nacionalismo ufanista, ou seja, exagerado; idealização da sociedade brasileira - utopia; pensamentos positivistas - relativas às ciências e propõe a utilização da língua Tupi-guarani como a oficial no Brasil... Características presentes em um personagem que acaba ridicularizado...

  • professoraautoastral Postado em 29/11/2016 - 11:22:11

    O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, narra a trajetória de Policarpo Quaresma, um patriota ímpar, que causa estranheza nas pessoas pelos seus ideais e coragem. O livro é dividido em três partes. A primeira começa descrevendo a rotina do Major Policarpo Quaresma. Na segunda parte do livro, seguindo o conselho de sua afilhada Olga, Policarpo compra um sítio e se muda para lá com sua irmã. Chama o sítio de "O Sossego". É lá que começa seus estudos sobre Botânica. Na terceira parte, Policarpo volta para a cidade assim que sabe que está ocorrendo uma revolta. O major faz um memorial acerca de suas experiências com a agricultura e entrega ao Marechal Floriano. No fim, ele é traído, e sua irmã prefere deixá-lo morrer pensando que fora herói.

  • vick13 Postado em 28/11/2016 - 13:21:11

    Capítulo 4 : Nesse capítulo fala muito sobre as consequências do requerimento de Quaresma,que queria desmontar a cultura e a força do povo brasileiro, escrevendo um requerimento querendo substituir a linguagem formal, para a língua Tupi Guarani.Muitos sabiam que isso ia dar problema para Policarpo ,tanto que alguns já o davam por louco mas, isso não o desmotivou, pelo contrário, ele estava cada vez mais decidido em restaurar as raízes da pátria.

  • vick13 Postado em 28/11/2016 - 13:02:28

    Capítulo īīī : Nesse capítulo o que relata é o casamento de Ismênia, e no mesmo dia ,espantando todos chega a notícia com Genelício que Quaresma estava na casa de saúde ,o motivo foi ter enviado um requerimento em Tupi ao ministro. E todos os homens argumentaram que era culpa dos livros de Quaresma .

  • slashsky Postado em 26/11/2016 - 23:09:12

    Cap 4 Basicamente retoma o cap 3, explica um pouco do porque o quaresma escreveu aquele requerimento, com o objetivo de abandonar a língua portuguesa, se desprender dos colonizadores e tornar permanente a língua tupi. Quaresma que durante o livro não é retratado como centro das atenções começa a ser nesse capitulo, sendo muito invejado e provocado mas também apoiado por alguns, como a olga.Infelismente o coronel ao saber que foi ele que escreveu o requerimento, já mandou ele ir embora oque abateu um pouco Quaresma.

  • slashsky Postado em 26/11/2016 - 23:07:13

    Cap 4 O foco em quaresma é jogado um pouco de lado e se dá mais atenção ao casamento de Ismênia que é retratado um estilo de casamento muito comum antigamente, onde a filha era '' doutrinada'' para se casar e até mesmo a família indicava a pessoa com quem se casar por ser rico etc. E ai, bem para o final, quaresma volta, porem as notícias não eram tão boas mas foi bem cômico visto que ele envia um requerimento em tupi ao ministro kkk e a questão que fica, quaresma tem problemas mentais ou é o jeito dele mesmo?

  • Postado em 26/11/2016 - 23:05:52

    Cap 3- O foco em quaresma é jogado um pouco de lado e se dá mais atenção ao casamento de Ismênia que é retratado um estilo de casamento muito comum antigamente, onde a filha era '' doutrinada'' para se casar e até mesmo a família indicava a pessoa com quem se casar por ser rico etc. E ai, bem para o final, quaresma volta, porem as notícias não eram tão boas mas foi bem cômico visto que ele envia um requerimento em tupi ao ministro kkk e a questão que fica, quaresma tem problemas mentais ou é o jeito dele mesmo?

    • slashsky Postado em 26/11/2016 - 23:07:35

      feito por slashsky

  • cerelau Postado em 25/11/2016 - 22:29:45

    Capítulo IV: Desastrosas consequências de um requerimento. Através de um flashback, contam o motivo de Quaresma ser taxado de louco na festa de Ismênia. E motivo fora que, há algumas semanas antes do pedido de casamento, todos riam na câmara de um requerimento de Quaresma, no qual ele sugeria que o congresso nacional decretasse o tupi-guarani como língua oficial do povo brasileiro. Enquanto a mídia zombava do requerimento, a repartição de seu local de trabalho se enfureceu com sua popularidade, já que sempre o julgaram pretensioso perante ao congresso. E toda essa popularidade chegou aos ouvidos de Coleoni, o compadre de Policarpo, que morava no palacete Real Grandeza. Coleoni lia jornais toda manhã e logo viu a notícia sobre o requerimento. Não entendendo ele chamou a filha e ela lhe explicou do que se tratava, e logo ele julgou Quaresma como louco. Por uma distração de Quaresma, um ofício em tupi foi parar no ministério, o que o fez ser rotulado como louco definitivamente.

  • Postado em 25/11/2016 - 22:28:13

    Capítulo III: A notícia do Genelício Este capítulo tem como foco a festa de noivado de Ismênia e Cavalcanti. Ressaltando que, o que impedia a cerimônia era o fato de que ele não havia terminado a faculdade paga pelo pai de Ismênia. Toda a festa Ismênia não transmitia nenhum entusiasmo com seu casamento, levando em conta que todas as pessoas presentes ali estavam alegres. Em um período da festa, algumas moças rodearam Ismênia e a fizeram perguntas, as quais ela não respondia diretamente. Já Cavalcanti era rodeado pelos rapazes enquanto tocava piano, os mesmos também o faziam perguntas e logo refletiram sobre como ele havia mudado de um homem simples para alguém superior.


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais