Fanfics Brasil - A força para ser feliz está dentro de nós A verdadeira Felicidade

Fanfic: A verdadeira Felicidade | Tema: reescrita do conto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector


Capítulo: A força para ser feliz está dentro de nós

190 visualizações Denunciar


A verdadeira felicidade


Era verão de 2019, a escola “Educar”, uma das mais conceituadas da região, abrira uma filial na pequena cidade onde moravam Paula e Flor de Liz. A escola tinha alto nível de ensinamento e materiais didáticos dos mais modernos, trabalhavam apenas com alta tecnologia. Lousa digital, imagens 3D para explicação de conteúdo, simuladores dos mais diversos tipos para tornar a experiência dos alunos a mais real possível.


Paula, de família tradicional e muito abastada, porém muito esnobe, nunca soube aproveitar as boas oportunidades que a vida lhe dera. Seu interesse em aprender era bem pequeno, para não dizer nulo. Ela sempre achava desnecessário o que estava estudando, não fazia as lições mesmo tendo em casa aparelhos tecnológicos sempre a sua disposição. Seu único interesse em usar a tecnologia que tinha disponível era para jogar jogos de violência ou assistir a conteúdos supérfluos e sem nenhuma carga cultural, apenas banalidades.


Já Flor de Liz, filha de família humilde, sonhava clandestinamente em estudar e ser uma pessoa bem-sucedida, porém não tinha condições de estudar em uma escola tão cara. Menina inteligente e esforçada só tirava notas altas na escola municipal onde estudava e era o orgulho dos pais e mestres que a educavam. Porém esse ano era o último de Flor na escola. Porque a escola em que a menina estudava lecionava apenas para ensino fundamental e como Flor de Liz já estava no último ano e a única escola para ensino médio na cidade era a sonhada Educar, sentia seus sonhos escorrer-lhe pelas mãos.


De repente, vem a notícia, haveria um concurso de bolsa de estudos integral para o Ensino Médio da escola Educar e o aluno que mais se destacasse ganharia além da bolsa o desejável ipad da apple 8º geração.


Todos estavam eufóricos, se não pela bolsa, pelo ipad que receberiam pelo mérito. Paula sempre com as melhores condições sairia na frente com certeza, ela já tinha computadores modernos, um ótimo smartphone e todo tempo disponível para estudar.


O que Flor não percebia era que Paula sempre aproveitava da ânsia dela por aprender e nos dias de trabalhos escolares fazia parceria com a menina para que seu esforço e inteligência fosse dividido com ela e o conceito de aproveitamento ser igual.


Mas desta vez era diferente, os alunos seriam avaliados individualmente. Paula que sabia do potencial de Flor e sentia uma inveja sem tamanho, logo começou seu plano maquiavélico. Disse a Flor que ficasse tranquila, emprestaria a ela seu laptop para que assim ela conseguisse baixar todo o conteúdo programático do concurso e estudasse em sua casa.


Meu Deus, o laptop de Paula era de última geração, o sonho de todos os alunos daquela escola, e ele estava lá guardado na gaveta à espera de Flor, que sonho. Flor de Liz fizera uma lista de todos os aplicativos que baixaria para auxilia-la nos estudos.


Terminada a aula naquele dia Flor de Liz foi correndo até a casa de Paula buscar o tão sonhado aparelho, mas Paula disse que ia terminar de assistir um tutorial sobre maquiagem nele e que emprestaria no dia seguinte. Flor saiu muito preocupada, nossa era um dia de estudos perdido.


Então foi até a biblioteca da cidade e pensou: começo por aqui pelos meus amados livros. E naquela tarde viajou no tempo e no espaço lendo a coletânea de contos de Machado de Assis: A Cartomante, A segunda Vida, A Chinela Turca, Conto de escola, O Caso da Vara, Missa do Galo, Pai contra Mãe, Noite de Almirante, uns Braços e Um homem Célebre foram contos Machadianos que fez com que a menina conhecesse mais sobre o estilo do autor, sua biografia e tivesse as impressões sobre a época de produção daquela literatura. Naquela noite sonhou com autores literários e até mesmo se viu como personagem participando dos contos.


No dia seguinte, conforme o combinado lá estava Flor na porta da casa de Paula esperando ansiosa pelo laptop, mas Paula estava jogando Fortnite e não podia parar até passar para próxima fase. Flor de Liz saiu desorientada de preocupação, mais uma vez foi buscar alento na biblioteca e naquele dia quem acalmou e inspirou a menina foi Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, além de se deliciar com a história a menina ainda aprendeu sobre os sertões Brasileiros onde se passava a trama, refletiu sobre a liberdade de gênero, aprendeu sobre a vida dos jagunços e pensou na dificuldade que aquele povo vivia, aquele dia foi mesmo incrível.


Cega pelo desejo de conseguir a bolsa para a Educar, Flor de Liz não percebia tamanha maldade que Paula fazia com ela. E Paula seguia seu plano em atrapalhar os estudos da menina divertindo-se com o desespero de Flor. E assim os dias seguiam, a cada dia sem ajuda de Paula, Flor de Liz se dedicava aos livros que lhe mostravam o mundo. Além da literatura exuberante ela ainda aprendia a cada dia uma novidade sobre história, geografia, matemática, biologia e depois de se deliciar com os autores ia para o laboratório de informática da escola pesquisar mais sobre o assunto que vira nos livros.


Até que chegou o esperado dia da prova, todos a postos com lápis e caneta na mão e o coração cheio de esperança. O conteúdo? Ah que surpresa... Todos os autores que Flor havia estabelecido um laço íntimo de admiração e amizade estavam lá. Era como se eles estivessem falando com ela naquele momento e através de suas lembranças, de seus sonhos e de sua viagem na literatura ela pode responder as questões dos mais diversos assuntos. E a redação? A redação foi excelente, afinal ela conversou com autores, textos e contextos que marcaram épocas e estava intimamente ligada a eles.


Dias depois na escola chega o resultado do concurso, a diretora entra na sala de aula das meninas e diz: É com grande satisfação e admiração que declaro que a aluna vencedora do concurso acertou a todas as questões e fez com louvor sua redação, e o nome da contemplada com bolsa de estudos integral para a Escola Educar e o ipad da apple 8º geração é Flor de Liz da Silva.


O sonho se realizou Flor seria num futuro próximo Dra. Flor de Liz e dedicaria sua carreira a ajudar crianças carentes a estudar para realizarem seus sonhos, seu ipad novinho, já estava recheado de aplicativos de literatura, e conectado com o conteúdo escolar do ano seguinte.


E quanto a Paula? Bem, essa acabou retida naquele ano pois não conseguiu aproveitamento suficiente para seguir para o ensino médio.


 


Juliana Maria Vidal


2019



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): julividal

Esta é a unica Fanfic escrita por este autor(a).




Loading...

Autor(a) ainda não publicou o próximo capítulo



Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 0



Para comentar, você deve estar logado no site.


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais