Fanfic: O incômodo que Maju causa | Tema: O incômodo que Maju causa
O incômodo que Maju causa.
O brasileiro branco tem uma imensa dificuldade em aceitar a diversidade, seja ela qual for, mas gostando ou não, ela está cada vez mais presente, ainda que de maneira tímida. O sucesso do outro incomoda e se esse outro é o diferente, decerto, incomoda ao quadrado.
A mulher negra foi e ainda é rotulada como feia e ignorante por racistas brancos, assim, era vista como um mero objeto a ser usado e descartado. A mulher negra ou o negro de forma geral não incomoda desde que esteja na condição de subalternidade, entrando e saindo pela porta dos fundos como lhe convém, ou seja, na condição de pedinte, doméstica, embora muita digna; bandido, segurança ou porteiro. Qualquer função sem visibilidade e que não exija nenhuma intelectualidade. Maria Julia Coutinho, Maju, foge desse estereótipo e isso é inadmissível aos olhos dos racistas brancos de Platão. A diversidade é o caminho e veio para ficar. Como dizia o abolicionista branco, Joaquim Nabuco: “ Há que se corrigir a obra da escravidão”. E após cento e trinta e um anos de emancipação dos escravizados, a herança maldita do escravismo permanece arraigada na sociedade brasileira.
Maju é uma mulher negra, de pele retinta, cabelo crespo e como Glória Maria, também jornalista, não dá para branquear como fizeram com Machado de Assis e outros negros. Logo, essa mulher bela e com uma formação superior, com visibilidade em rede nacional, irrita bastante. Muitos crêem piamente que ali não é o lugar dela, obviamente, estão piamente equivocados, porque Maju veio para ficar e representa a maioria do povo brasileiro, uma vez que, mais da metade da população brasileira é afro descendente. Por mais que isso aborreça aos brancos racistas, é fato. A visibilidade de Maju abomina tanto que as pessoas procuram defeitos onde não há e não havendo criam. Felizmente uma parcela considerável da população é a favor da diversidade, é a favor da representatividade e isso também veio para ficar.
Maju representa a visibilidade dos excluídos, a beleza da mulher negra empoderada e a maioria da população brasileira, quer queiram quer não, e também, uma minoria negra de classe média alta, que também aborrece ao quadrado. O racismo brasileiro não suporta a representatividade nem tampouco a ascensão dos excluídos, por essa razão que Maria Jùlia Coutinho, ou simplesmente Maju, irrita tanto. Um viva à diversidade!Um Salve à representatividade!
Autor(a): leo_bastos
Este autor(a) escreve mais 3 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?
+ Fanfics do autor(a)Loading...
Autor(a) ainda não publicou o próximo capítulo