Fanfics Brasil - CAPITULO XXIII - A mina de ouro de Salsigne — Encontro com o Presidente Massenau Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPITULO XXIII - A mina de ouro de Salsigne — Encontro com o Presidente Massenau



 


Durante a viagem de retorno, ocorreu um incidente insignifi­cante em aparência, mas que depois haveria de ter certa impor­tância na vida de Anahí e de seu marido.


A meio caminho de Toulouse, no segundo dia de viagem, o ca­valo baio que Anahí montava começou a mancar, ferido por um calhau da pedregosa estrada. Não havia cavalo de reserva, a menos que se tirasse um dos quatro que puxavam o coche. Mas Anahí não quis rebaixar-se a montar um grosseiro animal de tiro. Subiu, pois, para o coche, onde Bernalli, mau cavaleiro, se havia instalado. Vendo-o assim derreado por pequena excursão, Anahí o admirava ainda mais ao lembrar-se das longas viagens que ele empreendia para vir contemplar um aríete hidráulico ou discutir a gravidade dos corpos. Além disso, desterrado de vários países, o italiano era pobre e viajava sem criados, em cavalgaduras de aluguel. Apesar dos solavancos da viatura, estava encantado com o que chamava "notável conforto", e quando Anahí lhe pediu, sorrindo, um pequeno espaço, retirou confuso as pernas que es­tendera sobre o assento.


O conde e Bernardo d`Andijos caracolearam durante algum tem­po ao lado da carruagem, mas, levantando esta muita poeira e sen­do o caminho estreito, tiveram de acompanhá-la a distância. Dois lacaios a cavalo precediam o coche.


O caminho tornava-se cada vez mais angusto e ziguezagueante. Ao sair de uma curva, a carruagem parou com um chiado, e os seus ocupantes viram um grupo de cavaleiros que parecia barrar-lhes a passagem.



  • -Não se inquiete, signora - disse Bernalli, que havia olhado pela portinhola. - São lacaios de outro coche que vêm em senti­do contrário.

  • -Mas neste caminho estreito não poderemos cruzar-nos! - ex­clamou Anahí.


Os criados de ambas as partes insultavam-se a valer. Os do ou­tro lado, com muita insolência, pretendiam fazer recuar o coche do Sr. de Peyrac, e, para bem mostrar que acreditavam ter direito a passar primeiro, um deles começou a distribuir chicotadas que atingiram tanto os criados de Alfonso como as bestas do carro. Es­tas se empinaram, a viatura oscilou e a jovem teve a impressão de que iam precipitar-se no barranco. Apavorada, soltou um grito.


Alfonso de Peyrac chegava naquele momento. Fez uma cara ter­rível e, aproximando-se do lacaio que empunhava o rebenque, fustigou-o com o seu em pleno rosto. Nesse instante chegou a se­gunda carruagem. Dela saltou um homem gordo e apoplético, afo­gado num papo de rendas e em fitas, e tão coberto de pó-de-arroz como de poeira. Agitou uma bengala com castão de marfim, ador­nada com uma roseta de cetim, e gritou:


-    Ousa agredir os meus criados! Ignora acaso, estúpido cava­leiro, que está diante do presidente do Parlamento de Toulouse, Barão de Massenau, senhor de Pouillac e outros lugares?... Peço-lhe que se afaste e nos deixe passar.


O conde voltou-se e disse em tom enfático:



  • -Que imenso prazer! É parente dum Sieur Massenau, escre­vente de notário, do qual ouvi falar?

  • -Sr. de Peyrac! - exclamou o outro, um tanto desconcertado.


Mas sua cólera, exacerbada pelo ardor do sol a pino, não se acalmou ao reconhecer  Alfonso, e seu rosto tornou-se violeta.



  • -Embora muito recente, conde, fique sabendo que minha no­breza é tão legítima como a sua! Poderia mostrar-lhe os recibos da câmara do rei, que certificam a minha nobilitação.

  • -Creio no que diz, Messire Massenau. A sociedade ainda cho­ra por tê-lo elevado tanto.

  • -Quero que explique essa alusão. Que me reprova?

  • -Não acha que o lugar é impróprio para esta discussão? - per­guntou Alfonso de Peyrac, que tinha dificuldade em dominar seu cavalo, irritado pelo calor e por aquele homem gordo e vermelho gesticulando de bengala na mão. Mas o Barão de Massenau não se dava por vencido.

  • -Fica-lhe muito bem falar da coisa pública, senhor conde! O se­nhor que nem sequer se digna comparecer às sessões do Parlamento!

  • -Deixei de me interessar por um Parlamento sem autoridade. Nele só encontraria arrivistas e homens que enriqueceram de uma hora para outra não se sabe como, ansiosos por comprar seus tí­tulos de nobreza ao Sr. Fouquet ou ao Cardeal de Mazarino. E isso, destruindo as últimas liberdades locais do Languedoc.

  • -Senhor, eu represento um dos mais altos funcionários da jus­tiça do rei. O Languedoc é há muito tempo território do Estado, unido à coroa. Não é decente falar perante mim das liberdades locais.

  • -Não é decente, pelo próprio termo liberdade, pronunciá-lo perante o senhor. É incapaz de compreender-lhe o sentido. Só presta para viver dos subsídios do rei. Isso é o que chama servi-lo.

  • -É um modo como outro qualquer, enquanto o senhor...

  • -Eu nada lhe peço, mas envio-lhe sem nenhum atraso os impos­tos de minha gente, e os pago em bom ouro puro, saído de minhas terras ou ganho no comércio. Sabia, Sr. Massenau, que do milhão de libras que o Languedoc manda eu contribuo com a quarta parte? Aviso aos quatro mil e quinhentos nobres e onze mil burgueses da província.


O presidente do Parlamento só tinha retido uma coisa.



  • -Ganho no comércio! - exclamou escandalizado. - Então é verdade que comercia?

  • -Comercio e produzo. E muito me orgulho disso, pois não sinto prazer em estender a mão ao rei.

  • -Ah, Sr. de Peyrac, o senhor é muito desdenhoso! Mas lembre-se disto: a burguesia e os novos nobres é que representam o futu­ro e a pujança do reino.

  • -O que muito me encantará - ironizou o conde, recuperan­do seu tom escarninho. - Que a nova nobreza aprenda, pois, as boas maneiras da antiga e tenha a cortesia de arredar-se para dei­xar passar este coche, onde a Sra. de Peyrac se impacienta.


Mas o novo barão, obstinado, batia com os pés na poeira e no estéreo.



  • -Nenhuma razão existe para que eu me aparte. Repito-lhe que minha nobreza vale tanto quanto a sua.

  • -Mas eu sou mais rico que o senhor, grande fantoche - disse Peyrac aos gritos -, e, se para os burgueses o que importa é o dinheiro, afaste-se, Sr. Massenau, deixe passar a fortuna.


Lançou-se para a frente, dispersando os lacaios do magistrado. Este apenas teve tempo de se desviar para o lado, evitando a car­ruagem armoriada de Alfonso. O cocheiro, que só esperava um si­nal de seu amo, sentia-se feliz ao triunfar sobre a lacaiada do barão.


Ao passar, Anahí entreviu a figura vermelha do Sieur Masse­nau, que, brandindo sua bengala enfitada, rugia:


-    Farei um relatório... Farei dois relatórios... Monsenhor d`Orléans, governador do Languedoc, será avisado... e o Conselho do rei.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Certa manha, ao entrar com seu marido na biblioteca do palá­cio, Anahí viu Clemente Tonnel ocupado em inscrever em tabuinhas enceradas títulos de livros. Como da primeira vez que se deixara surpreender, ficou embaraçado e procurou ocultar suas tabuinhas e seu estilo. -Parece que muito lhe interessa o latim! - exclamou o con­de, que esta ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais