Fanfics Brasil - CAPITULO XXIV - Nascimento de Florimond — Luís XIV em Toulouse Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPITULO XXIV - Nascimento de Florimond — Luís XIV em Toulouse



Quando essa questão agitava até o magistrado da pequena aldeia bearnesa que dependia do castelo, chegou Bernardo d`Andijos. O Conde de Peyrac havia-o nomeado o primeiro gentil-homem de sua casa, e acabava de enviá-lo a Paris para que preparasse ali sua residência, em vista de uma viagem que tencionava fazer à capital.


De volta, Andijos havia ido diretamente a Toulouse para repre­sentar o conde nas festividades dos Jogos Florais.


Ninguém o esperava em Béarn, e ele parecia muito agitado. Jogando para um lacaio as rédeas de seu cavalo, subiu de quatro em quatro os degraus e irrompeu na câmara de Anahí. Estava ela estendida no leito, enquanto Alfonso de Peyrac, sentado na borda do peitoril, dedilhava a guitarra e cantarolava. Andijos não reparou naquele quadro familial.



  • -O rei está para chegar! - exclamou, ofegante.

  • -Aonde?

  • -Ao seu palácio, a Gaia Ciência, em Toulouse! Depois deixou-se cair numa poltrona e enxugou o rosto.


 



  • -Vamos com calma - disse Alfonso, depois de haver tocado um pouco para dar tempo a que Andijos recobrasse o fôlego -, não nos perturbemos. Disseram-me que o rei, sua mãe e a corte haviam partido para se reunirem ao cardeal em Saint-Jean-de-Luz. Por que passariam por Toulouse?

  • -É uma história comprida! Parece que Dom Luís de Haro e o Sr. de Mazarino consumiram tanto tempo em cortesias que não che­garam a tratar do casamento. Por outro lado, diz-se que as relações entre eles estão ficando tensas. Há dificuldades concernentes ao Sr. de Conde. A Espanha quer que ele seja acolhido de braços abertos e também que esqueçam não só suas traições durante a guerra civil, mas ainda o fato de que esse príncipe de sangue francês tenha sido durante vários anos um general espanhol. A pílula é amarga e difícil de engolir. A chegada do rei nessas condições seria grotesca. Maza­rino aconselhou que viajasse. Ele viaja. A corte vai a Aix, onde a pre­sença do rei aplacará sem dúvida a revolta que acaba de estalar. Mas toda essa gente importante passa por Toulouse. E você não está ali! E o arcebispo também não! Os magistrados municipais estão tontos!

  • -No entanto, não é a primeira vez que recebem uma grande personagem.

  • -É preciso que você esteja lá - suplicou Andijos. - Fiz ques­tão, eu mesmo, de vir buscá-lo. Parece que, ao saber que ia passar por Toulouse, o rei teria dito: "Enfim, vou conhecer esse Grande Coxo do Languedoc de quem tanto me falam!"

  • -Oh! Quero partir para Toulouse! - exclamou Anahí, sal­tando no leito.


Mas voltou a deitar-se, com cara de dor. Estava na verdade de­masiado ancilosada e enfraquecida para que pudesse empreender uma viagem pelos péssimos caminhos das montanhas e suportar as fadigas de uma recepção principesca. Os olhos encheram-se-lhe de lágrimas de decepção.



  • -Oh! O rei em Toulouse, o rei na Gaia Ciência, e eu não pos­so vê-lo!

  • -Não chore, querida - disse Alfonso. - Prometo-lhe ser tão solícito e amável que não poderão deixar de convidar-nos para as bodas. Verá o rei em Saint-Jean-de-Luz, e não como viajante empoeirado, mas em toda a sua glória.


Enquanto o conde saía para dar ordens relacionadas com a sua partida na madrugada seguinte, o bom Andijos procurou consolá-la.



  • -Seu esposo tem razão, cara amiga. A corte! O rei! Que re­presenta isso? Um simples banquete na Gaia Ciência vale muito mais que uma festa no Louvre. Creia-me, eu estive ali e senti tan­to frio na antecâmara do Conselho que o pingo do meu nariz se congelava. Dir-se-ia que o rei da França não tem bosques onde cor­tar lenha. Quanto aos oficiais da casa real, vi que usam calças com tantos furos que as damas da rainha, que nada têm de tímidas, são obrigadas a baixar os olhos.

  • -Dizem que o cardeal-preceptor não quis acostumar seu régio pupilo a um luxo que está fora de proporção com os recursos do país.

  • -Não sei quais terão sido as intenções do cardeal, que nunca se privou, por seu turno, de comprar diamantes brutos ou lapida­dos, quadros, livros, tapetes, estampas. Mas creio que o rei, sob sua aparência tímida, está impaciente por livrar-se da tutela. Está farto de sopa de favas e dos sermões de sua mãe, e cansado de ar­car com as desditas de uma França saqueada, o que é compreensí­vel em se tratando de um belo moço, e rei, além do mais. Não está longe o dia em que sacudirá sua juba de leão.

  • -Como é ele? Descreva-mo! - solicitou Anahí, impaciente.

  • -Não está mal! Não está mal! Tem garbo e majestade. Mas, de tanto correr de cidade em cidade no tempo da Fronda, ficou mais ig­norante que um lacaio e, se não fosse rei, eu lhe diria que me parece um tanto sonso. Além disso, teve bexigas e seu rosto é todo marcado.

  • -Oh! Você quer descorçoar-me! - exclamou Anahí -, e fala como esses diabos gascões, bearneses ou albigenses que ainda se perguntam por que motivo a Aquitânia não permaneceu um reino independente da coroa da França. Para você não há senão Toulouse e o seu sol. Mas eu morro por conhecer Paris e ver o rei.

  • -Vê-lo-á em suas núpcias. Talvez a cerimônia assinale a verda­deira maioridade de nosso soberano. Mas, se for a Paris, detenha-se em Vaux para saudar o Sr. Fouquet. É o verdadeiro rei no mo­mento. Que luxo, meus amigos! Que esplendor!

  • -Quer dizer que você também foi cortejar esse financista velhaco e sem educação? - indagou o Conde de Peyrac, que vinha chegando.

  • -Era indispensável, meu amigo. Não só era necessário, para que todos recebam você em Paris, pois os príncipes lhe são devo­tados, como ainda, confesso, me devorava a curiosidade de ver em sua moldura o grande superintendente das finanças, que é certa­mente agora a primeira figura do país depois de Mazarino.

  • -Atreva-se de todo e não tema dizer: acima de Mazarino... To­dos sabemos que o cardeal não tem nenhum crédito entre os prestamistas, mesmo quando se trata das necessidades do país, enquanto o tal Fouquet goza da confiança geral.

  • -Mas o flexível italiano não tem ciúmes. Fouquet faz entrar o dinheiro no Tesouro Real para sustentar as guerras; é tudo que se lhe pede... por enquanto. Ele não se preocupa em saber se esse di­nheiro se consegue dos usurários a vinte e cinco e até cinqüenta por cento de juros. A corte, o rei, o cardeal vivem dessas malversações. Não o deterão tão cedo! E continuará a ostentar seu emblema, o esquilo, a sua divisa: Quo non ascendam? - Até onde não subirei?



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

  Alfonso de Peyrac e Bernardo d`Andijos discutiram ainda um mo­mento sobre o fausto insólito de Fouquet, que havia começado como relator de petições e fora membro do Parlamento de Paris, mas não se tornara menos filho de um simples corsário bretão. Anahí conservava-se pensativa, pois, quando falavam de Fou&sh ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais