Fanfics Brasil - Capitulo VI - Chegada do primo nobre de Paris Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: Capitulo VI - Chegada do primo nobre de Paris

217 visualizações Denunciar


O marquês sentou-se e, brincando com seu bastão de ébano ador­nado com uma roseta de cetim, contou que chegava de Saint-Germain. Disse que os caminhos eram umas fossas e tornou a pe­dir desculpas por sua modesta vestimenta.


"Como seriam se estivessem vestidos com luxo?", pensou Anahí.


O avô, irritado com tantas escusas pela indumentária, tocou com a ponta de sua bengala os canhões das botas do visitante.



  • -A julgar pelas rendas de suas botas e por seus bacalhaus, acha-se bem esquecido o edito que o senhor cardeal baixou em 1633 para proibir todos os enfeites supérfluos.

  • -Oh! - suspirou o marquês -, não de todo! A regente é po­bre e austera. Alguns de nós nos arruinamos para manter um pouco de originalidade nessa corte devota. O Sr. de Mazarino tem o gos­to da ostentação, mas usa batina. Traz os dedos cheios de diaman­tes, mas atira seus dardos contra alguns pedacinhos de fitas que os príncipes prendem ao gibão. Nisso ele imita o seu antecessor, o Sr. de Richelieu. Os canos das botas... sim...


Cruzou os pés e examinou-os com a mesma atenção com que Armando examinava seus muares.


-   Creio que esta moda das rendas nas botas vai cessar um dia destes. Alguns jovens senhores chegam a usá-las tão largas como as arandelas das tochas, e são tão difíceis de conservar armadas que é preciso andar com as pernas abertas. Quando uma moda chega a ser terrível, desaparece por si mesma. Não é esse o seu parecer, querida prima? - perguntou, voltando-se para Hortênsia, que enrubesceu de satisfação.


Hortênsia respondeu com uma ousadia e uma espontaneidade que ninguém teria esperado daquela frágil libélula.



  • -Oh, meu primo, creio que a moda, enquanto não desapare­ce, sempre tem razão! Contudo, acerca deste detalhe não posso dar-lhe minha opinião, porque nunca vi botas como as suas... Cer­tamente, o senhor é o mais moderno dos nossos parentes.

  • -Felicito-me, senhorita, por ver que a distância a que se acha sua província não a impede de levar a palma em matéria de espíri­to e etiqueta; porque, se você me achar moderno, deve saber que nos meus tempos uma senhorita nunca teria sido a primeira a cum­primentar um cavalheiro... Mas assim são as coisas na nova gera­ção... e não é desagradável, muito ao contrário. Como se chama?

  • -Hortênsia.

  • -Hortênsia, você precisa ir a Paris e freqüentar as alcovas em que se reúnem nossas elegantes e nossas "preciosas". Filipe, meu filho, tome cuidado; talvez encontre uma forte oponente em nos­sas boas terras do Poitou.

  • -Pela espada do Bearnês! - exclamou o velho barão. - Creio que sei um pouco de inglês, arranho o alemão e estudei minha própria língua, o francês; mas devo reconhecer, marquês, que não compreendo absolutamente nada do que acabou de dizer a estas damas.

  • -Estas damas compreenderam, e isso é o principal quando se fala de rendas - disse alegremente o gentil-homem. - E meus sa­patos, que lhes parecem?

  • -Por que são tão grandes e têm o bico quadrado? - pergun­tou Madelon.

  • -Por quê? Ninguém é capaz de dizê-lo, priminha. Mas estão de acordo com a moda. E é uma moda útil! Noutro dia, o Sr. de Rochefort, aproveitando-se de que o Sr. de Conde falava ardoro­samente, fincou um prego no bico de cada um de seus sapatos. Quando o príncipe quis andar, ficou pregado no chão. Se os bicos fossem menores, os cravos ter-lhe-iam atravessado os pés.

  • -Não se inventou o calçado para que as pessoas se divirtam pregando os pés alheios - grunhiu o avô. - Tudo isso é ridículo.

  • -Vocês sabiam que o rei está em Saint-Germain? - pergun­tou o marquês.

  • -Não - disse Armando de Sancé. - Por que essa notícia lhe parece extraordinária?

  • -Ora, meu caro, por causa da Fronda.


O palavrório divertia as senhoras e as crianças, mas os dois ba­rões, acostumados à simplicidade camponesa, perguntavam-se se seu prolixo parente não estava troçando deles, como tinha por hábito.



  • -A Fronda? Que é isso?

  • -Então não sabe, meu primo? O que na corte chamamos de "Fronda" é simplesmente a rebelião do Parlamento de Paris con­tra o rei. Já ouviu alguma vez semelhante coisa? Há vários meses que estes senhores de barrete quadrado estão em luta contra a re­gente e seu cardeal italiano... Questões de impostos que nem se­quer afetaram seus privilégios. Mas arvoram-se em protetores do povo. E aí estão eles fazendo acusações e mais acusações. E sobe a mostarda ao nariz da regente. Pelo menos você ouviu falar das agitações que se produziram em abril passado...

  • - Vagamente.

  • - Aconteceu por causa da prisão do parlamentar Broussel. A regente mandou prendê-lo uma manhã em que ele tinha tomado um purgante. Amotinando-se a populaça aos gritos de uma cria­da, Comminges, o coronel dos guardas, não pôde esperar que Brous­sel se vestisse, e levou-o de roupão. Foi com dificuldade que conseguiu efetuar a prisão que lhe haviam ordenado. Contou-me depois que aquela cavalgada entre os amotinados o teria divertido muitíssimo se tratasse de uma linda moça e não de um velho desconsolado que não sabia o que se passava. O caso é que a ralé, decepcionada, entregou-se a levantar barricadas nas ruas. É uma brincadeira que o povo adora fazer para espairecer a cólera.

  • - E a rainha e o reizinho? - perguntou com ansiedade a tia Pulquéria, que era sentimental.

  • - Que lhes direi? A rainha recebeu com grande altivez esses senhores do Parlamento, mas cedeu prontamente. Depois se inimizaram e reconciliaram-se várias vezes. Todavia, acreditem-me, nesses últimos meses Paris me produzia a impressão de um caldeirão de bruxas, fervente de paixões. É uma cidade agradável, mas oculta em seus recônditos um número incalculável de mise­ráveis e de bandidos dos quais não seria possível alguém livrar-se senão queimando-os aos montes como sevandijas. E isso sem falar dos panfletistas e dos poetastros, cuja pena fere mais que o ferrão da abelha. Paris está inundada de papéis que repetem em verso e em prosa: "Abaixo Mazarino, abaixo Mazarino!" Tanto assim que já são denominados "mazarinadas". A rainha os acha até na cama, e nada é mais apropriado para tirar o sono do que esses papeizinhos que parecem tão inocentes. Começou, pois, o drama. Os senhores do Parlamento previam-no há muito tempo; recea­vam que a rainha retirasse de Paris o reizinho e acorriam três ve­zes por noite em grande número, para pedir que lhes deixassem contemplar o formoso menino adormecido; na realidade, era pa­ra verificarem se ainda se encontrava ali. Mas a espanhola e o ita­liano são astutos. No Dia de Reis bebemos e nos divertimos na corte com muita alegria, e comemos, sem segunda intenção, o bo­lo tradicional. Pela meia-noite, enquanto, com alguns amigos, pre­tendia percorrer as tabernas, deram-me ordem de reunir meus criados e carruagens e dirigir-me para uma das portas de Paris. Dali, para Saint-Germain. Lá encontrei a rainha com seus dois filhos, suas damas de honor e seus pajens, toda essa brilhante gente deita­da sobre palha, no velho castelo, exposto a correntes de ar. O Sr. de Mazarino também chegou. Desde então, Paris está sitiada pelo Príncipe de Conde, que se colocou à testa dos exércitos do rei. O Parlamento, na capital, continua agitando o estandarte da in­surreição, mas está muito enfastiado. O coadjutor de Paris, o Prín­cipe de Gondi, Cardeal de Retz, que desejava ocupar o posto de Mazarino, também está do lado dos rebeldes. Quanto a mim, se­gui o Sr. de Conde.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

-Muito me agrada o que diz - suspirou o velho barão. - Nun­ca, nos tempos de Henrique IV, se teria visto tamanha desordem. Parlamentares e príncipes em rebelião contra o rei da França! Eis, aí, mais uma vez, a influência das idéias do outro lado do canal. Não dizem que também o Parlamento inglês desfra ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais