Fanfics Brasil - Capitulo VI - Chegada do primo nobre de Paris Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: Capitulo VI - Chegada do primo nobre de Paris

221 visualizações Denunciar


João Couraça, que fazia as vezes de mordomo, trazia os pratos com o guardanapo sobre o ombro. O marquês soltou uma garga­lhada e disse que essa moda do guardanapo ao ombro não se usa­va senão a serviço do rei e dos príncipes de sangue, e que se sentia lisonjeado pela honra que queriam prestar-lhe, mas que se daria por satisfeito se fosse servido mais simplesmente, isto é, com o guardanapo enrolado no antebraço. Cheio de boa vontade, o car­roceiro enrodilhou o pano não muito limpo em seu braço peludo, mas sua falta de traquejo e seus suspiros não fizeram senão aumentar a hilaridade do marquês, a cujas risadas prontamente fi­zeram coro as do filho.


-   Eis aqui um homem que, parece-me, serviria mais para dra­gão que para criado - disse o marquês, olhando para João Couraça. - Não lhe parece, meu rapaz?


Bastante acanhado, o carroceiro respondeu com um grunhido de urso, que não fazia honra à loquacidade de sua mãe. A toalha, recém-tirada de um armário úmido, fumegava ao calor dos pratos de sopa. Um dos criados, por excesso de zelo, não parava de espevitar as velas, e apagou-as várias vezes.


Finalmente, por cúmulo do azar, o rapaz que tinham mandado buscar vinho na casa do cura voltou dizendo, enquanto cocava a cabeça, que o sacerdote havia ido a uma aldeia próxima exorcisar os ratos e que sua criada, a Maria Joana, não tinha querido dar nem um barrilzinho.


-   Não se preocupe com esse detalhe, minha prima - interveio galantemente o Marquês du Plessis -, beberemos aguapé de ma­çã, e, se o senhor meu filho não gostar, não beberá nada. Mas, em compensação, dêem-me algumas informações sobre o que aca­bo de ouvir. Entendo bastante a linguagem da região, que falei nos meus tempos de criança, mas não compreendo o que diz este pobre moço. O cura foi exorcisar os ratos!... Que história é essa?


-   Nada tem de estranho, meu primo. Há já algum tempo que as pessoas de uma aldeia vizinha se queixam de uma invasão de ratos que lhes comem os grãos nos celeiros. O cura teve de ir lá para levar água benta e rezar as preces costumeiras, a fim de que os espíritos malignos que moram nesses animais se afastem e ces­sem de ser prejudiciais.


O marquês olhou estupefato para Armando de Sancé e, recostando-se na cadeira, começou a rir.



  • -Nunca ouvi dizer coisa mais divertida. Preciso escrevê-lo à Sra. de Beaufort. De modo que, para destruir os ratos, borrifam-nos com água benta?

  • -Onde está a graça? Todo mal é obra dos espíritos malignos que penetram nos animais para prejudicar os seres humanos. No ano passado, as lagartas invadiram um dos meus campos, e eu mes­mo as fiz exorcisar.

  • -E elas foram embora?

  • -Foram, ao fim de dois ou três dias.

  • -Quando já não tinham nada para comer.


A Sra. de Sancé, que tinha por norma que uma mulher deve calar-se humildemente, não pôde deixar de tomar a palavra para defen­der sua fé, que suspeitou estar sendo atacada.



  • -Não vejo por que, meu primo, certas práticas sagradas não possam ter influência sobre os animais daninhos. O próprio Nos­so Senhor não fez entrar os demônios numa vara de porcos, se­gundo conta o Evangelho? Nosso cura põe muito empenho nessa espécie de orações.

  • -E quanto lhe pagam por exorcismo?


-   Muito pouco, e está sempre pronto a vir quando chamado.
Desta vez, Anahí surpreendeu o olhar de cumplicidade que o Marquês du Plessis trocava com seu filho. "Esta pobre gente", parecia dizer, "é de uma ingenuidade incrível."


-   Devo falar ao Sr. Vicente desses costumes campesinos - dis­se o marquês. - Vai considerá-los uma enfermidade, o pobre ho­mem, ele que fundou uma ordem especialmente encarregada de evangelizar o clero rural. Seus missionários têm por patrono São Lázaro, e são chamados lazaristas. Vão em grupos de três, pelos campos, fazer prédicas e ensinar aos curas de nossas aldeias que não devem começar a missa pelo Pater, nem dormir com a criada. É uma obra bastante inesperada, mas o Sr. Vicente é partidário da reforma da Igreja pela Igreja.



  • -Eis uma palavra de que não gosto! - exclamou o velho ba­rão. - Reforma, sempre reforma! Suas palavras têm uma resso­nância huguenote, meu primo. Receio que entre a reforma e a traição ao rei não haja senão um passo. E quanto a esse Sr. Vicen­te, por mais eclesiástico que seja, pelo que compreendi e pelo que tenho ouvido dizer dele, seus modos de agir têm algo de herético, e Roma faria bem em desconfiar.

  • -O que não impediu que Sua Majestade, o Rei Luís XIII, no mo­mento de morrer, quisesse pô-lo à testa do Conselho de Consciência.

  • -E que vem a ser isso?


Com dedo hábil, o marquês bojou as mangas da camisa.



  • -Como explicar-lhes? Ê uma coisa enorme. A consciência do reino! O Sr. Vicente de Paulo é a consciência do reino, isso é tu­do. Vê a rainha quase todos os dias e é recebido por todos os prín­cipes. Apesar disso, é um homem simples e sorridente. Acha que a miséria pode curar-se, e que os grandes deste mundo devem aju­dar a reduzi-la.

  • -Utopia! - interrompeu rudemente a tia Joana. - A miséria, como o senhor mesmo dizia há pouco a respeito da guerra, é um mal que Deus quis para castigar o pecado original. Levantar-se con­tra ela equivale a revoltar-se contra a disciplina divina!

  • -O Sr. Vicente lhe responderia minha cara, que "você" é res­ponsável pelos males que nos cercam. E a mandaria, sem mais ro­deios, levar remédios e alimentos aos mais pobres de seus camponeses, fazendo-a observar que, se os acha, segundo sua ex­pressão, "demasiado grosseiros e terrestres", não precisa senão olhar o reverso da medalha para ver o rosto sofredor de Cristo. Encon­trou, assim, esse homem um meio de recrutar para suas falanges caritativas quase todas as altas personalidades do reino. Este que aqui vêem - acrescentou o marquês com ar compungido -, quando estava em Paris, às vezes ia dois dias por semana ao Hôtel-Dieu servir a sopa aos doentes.

  • -Você me deixa cada vez mais assombrado! - exclamou o ve­lho barão, agitadíssimo. - Decididamente, os nobres de sua espécie não sabem mais o que inventar para desonrar seus brasões. Vejo que o mundo caminha às avessas: preparam-se sacerdotes para evangelizar os sacerdotes, e chegamos ao ponto de um desavergonha­do como você, quase um libertino, vir pregar moral a uma família honesta e sã como a nossa. Não posso tolerá-lo!



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Fora de si, o ancião ergueu-se, e, como a refeição havia termina­do, todos o imitaram. Anahí, que não tinha podido comer na­da, saiu da sala sem se fazer notar. Inexplicavelmente, sentia-se gelada e tinha calafrios. Tudo o que acabara de ouvir rodopiava em sua cabeça: o rei dormindo sobre palha, o Parlamento rebela­do, os ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais