Fanfics Brasil - CAPITULO VIII - O claustro dos monges dissolutos — Singular conclusão do negócio dos Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPITULO VIII - O claustro dos monges dissolutos — Singular conclusão do negócio dos

196 visualizações Denunciar


O sol poente dourava seus numerosos telhados cor-de-rosa, seus pináculos, suas paredes pálidas semeadas de trepadeiras, seus claustros, seus grandes pátios desertos. Soava um sino. Um monge car­regado de baldes dirigia-se para o poço.


Emudecidos pela emoção religiosa, os meninos aproximaram-se do pórtico principal. A porta de madeira estava entreaberta.


Entraram. Um velho monge, vestido de batina escura, estava sen­tado em um banco e havia adormecido. Os cabelos brancos formavam-lhe uma pequena coroa de neve cuidadosamente arru­mada sobre o crânio desnudo.


Nervosos pelas emoções diversas que acabavam de experimen­tar, os pequenos tunantes olharam-no e puseram-se a rir, o que atraiu um frade gordo e jovial à soleira de uma porta.



  • -Ei, meninos! - gritou-lhes em patoá. - São uns malcriados!

  • -Parece-me que é Frei Anselmo - cochichou Nicolau.


Frei Anselmo costumava percorrer a região com seu asno. Dis­tribuía terços e garrafas de licor medicinal, extraído das flores da angélica, em troca de trigo e pedaços de toucinho. As pessoas es­tranhavam isso porque a abadia não pertencia a uma ordem mendicante, e diziam que era muito rica em conseqüência das rendas que obtinha de suas terras.


Anahí dirigiu-se para ele, acompanhada de seu fiel grupinho. Não se atreveu a confiar-lhe o seu plano inicial de seguir para as Américas. Seguramente Frei Anselmo nunca teria ouvido falar das Américas. Contou-lhe somente que eram de Monteloup e que, tendo ido ao bosque apanhar morangos e framboesas, se haviam perdido.


-   Pobres franguinhos! - disse o frade, que era muito bom ho­mem. - Vejam o que acontece aos gulosos. Suas mães os buscarão chorando e prevejo que, ao seu regresso, vão esquentar-lhes as nádegas. Mas por enquanto nada podem fazer senão sentar-se aí. Vou dar-lhes uma escudela de leite e pão de rala. Dormirão no celeiro e amanhã atrelarei a carriola para levá-los a suas casas. Estava mesmo pensando em ir pedir esmolas no lugar.


O projeto era razoável. Anahí e seus companheiros tinham anda­do o dia inteiro. Sabiam que, mesmo de carriola, somente chegariam a Monteloup altas horas da noite. Nenhum caminho atravessava a flo­resta de um lado a outro, exceto as trilhas que haviam seguido as crian­ças. Deveriam tomar um caminho muito mais extenso, que passava pelas comunas de Naillé e Varrout, das quais estavam muito longe.


"A floresta é como o mar", pensou Anahí. "Quem nela pe­netra tem de guiar-se por um relógio, como explicava Josselino; de outra maneira, caminhará às cegas."


Foi tomada de súbito desalento. Via-se reiniciando mal a via­gem, conduzindo um relógio tão pesado como o que tinha visto em casa de Molines. Além disso, seus "homens" não estavam a ponto de abandoná-la? A menina ficou silenciosa, enquanto os demais comiam sentados junto à parede, na mornidão do crepúscu­lo que enchia os grandes pátios.


O sino continuava a soar. As andorinhas lançavam seus pios agu­dos no céu cor-de-rosa, e as galinhas cacarejavam sobre montões de palha e estéreo.


Frei Anselmo passou encapuzado.


-   Vou para as completas - disse. - Portem-se bem, se não querem que os cozinhe na panela.


Viam-se perfis escuros que passavam entre as arcadas do claustro. Perto do pórtico, o velho frade continuava dormindo. Sem dúvida, estava dispensado de assistir aos ofícios...


Anahí precisava refletir, e distanciou-se sozinha.


Em um dos pátios viu belíssimo coche brasonado, que descan­sava sobre seus varais. Uns cavalos de raça comiam seu feno na estrebaria. Este detalhe a intrigou sem que ela soubesse bem por quê. Caminhava devagarzinho, em silêncio, enfeitiçada pelo encanto daquela grande morada no meio das árvores. Quando a noite en­chesse a mata e os lobos vagassem nela, a abadia, protegida pelas grossas paredes, continuaria sua vida fechada, cujos segredos a me­nina não podia imaginar. Ao longe se elevavam os cânticos da igreja, lentos e doces. Anahí, orientada pela música, começou a subir uma escada de pedra. Nunca tinha ouvido harmonia tão suave, pois na igreja de Monteloup os cânticos berrados pelo cura e pelo mestre-escola em nada faziam lembrar os das falanges celestiais.


Subitamente ouviu um rumor de saias e, ao voltar-se, viu cami­nhar na penumbra do claustro uma formosa dama ricamente ves­tida. Isso foi, pelo menos, o que lhe pareceu. Anahí nunca vira sua mãe nem suas tias em traje de veludo negro com flores cin­zentas incrustadas. Como poderia suspeitar que era um vestido de extraordinária simplicidade, reservado para o retiro piedoso na tranqüilidade de um mosteiro? Sobre os cabelos castanhos a cria­tura trazia uma mantilha de renda negra e na mão um grosso missal. Passou perto de Anahí e lançou-lhe um olhar de surpresa.


-  Que faz aqui, menina? Não é hora de pedir esmola.
Anahí recuou, procurando assumir o ar pateta de uma cam­ponesa assustada.


Na sombra daquelas abóbadas, o busto da dama lhe parecia ex­tremamente branco e avantajado. Apenas uma fina renda cobria aquelas magníficas rotundidades que o plastrão bordado apresen­tava, como uma cornucópia oferece seus frutos.


"Eu gostaria de ser assim, quando crescer", pensou Anahí, que voltou a descer a escada em caracol.


Afagava seu busto ainda pouco desenvolvido e sentia certa in­quietação. O ruído de umas sandálias que subiam a escada fê-la ocultar-se nervosamente atrás de um pilar. O burel de um monge roçou-a ao passar. Não conseguiu ver mais que um belo rosto, cuidadosamente barbeado, e uns olhos azuis, brilhantes de inteligên­cia na sombra do capuz. Ele desapareceu. Depois se elevou sua voz varonil e suave.



  • -Só agora me preveniram de sua visita, senhora. Estava na bi­blioteca do mosteiro, inclinado sobre uns códices que tratam de filosofias gregas. Mas a sala está muito distante e meus frades não são muito lestos, principalmente em época de calor. Apesar de ser o abade, não me avisaram da sua chegada até a hora das completas.

  • -Não se desculpe, padre. Conheço o mosteiro, e me acomo­dei. Ah! Que bom ar se respira aqui! Cheguei ontem a minhas terras de Richeville, e estava impaciente por vir a Nieul. A atmos­fera da corte, desde que se transferiu para Saint-Germain, é insu­portável. Tudo está revolto, triste e pobre. A verdade é que não consigo viver senão em Paris... ou em Nieul. Além disso, o Sr. de Mazarino não gosta de mim. Dir-lhe-ei até que esse cardeal...


O resto da conversa se perdeu. Os dois interlocutores se afastavam.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Anahí encontrou seus companheiros na grande cozinha da abadia, onde Frei Anselmo, metido em um avental branco, azafamava-se ajudado por dois ou três adolescentes vestidos com hábitos excessivamente grandes para eles. Eram os noviços da abadia. -Ceia delicada esta noite - dizia o irmão cozinheiro. - A Condessa de Richeville encontra-se ent ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais