Fanfics Brasil - CAPITULO VIII - O claustro dos monges dissolutos — Singular conclusão do negócio dos Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPITULO VIII - O claustro dos monges dissolutos — Singular conclusão do negócio dos

273 visualizações Denunciar


Frei Anselmo, cordial mas pachorrento, só atrelou a carriola após a refeição do meio-dia.


-   Não se impacientem, meninos - dizia alegremente. - As­sim lhes retardo a hora da sova. Chegaremos de noite à sua aldeia e seus pais estarão com sono...


"A não ser que andem pelos campos em busca de seus pimpolhos", pensava  Anahí desanimada. Parecia-lhe que em algumas horas havia envelhecido.


"Não voltarei a fazer asneiras", dizia a si mesma, com resolu­ção mesclada de melancolia.


Frei Anselmo, em sinal de respeito à sua linhagem, fê-la sentar-se junto de si na boléia, enquanto os demais se amontoavam no interior do veículo.


-   Arre, arre, doce mula! - cantarolava o monge, sacudindo as rédeas.


Mas a besta não se apressava. Já caía a tarde e ainda se encontra­vam na estrada romana.


-   Vou seguir por um atalho - disse o frade. - O pior é ter de passar por Vaunou e Chaillé, que são aldeias protestantes. Queira Deus que já tenha anoitecido e que esses hereges não nos vejam. Meu burel não é muito estimado por lá.


Apeou-se para puxar a mula num aclive. Anahí, que sentia desejos de esticar as pernas, pôs-se a caminhar a seu lado. Olhava com assombro em redor, pois jamais havia ido para aquelas ban­das, que, todavia, não estavam nem a uma légua de Monteloup. O caminho flanqueava um montão de fragmentos de rocha que parecia uma pedreira abandonada.


Examinando o lugar com mais atenção, viu surgirem, com efei­to, algumas ruínas. Seus pés desnudos escorregavam sobre escórias enegrecidas.



  • -Diacho de pedra-pomes! - disse, abaixando-se para apanhar uma pedra grande e pesada que lhe ferira o pé.

  • -É uma velhíssima mina de chumbo dos romanos - explicou o frade. - Figura em nossos antigos escritos sob o nome de argentum, porque, ao que parece, tiravam dela também prata. Procura­ram reiniciar a exploração no século XIII, e os fornos abandonados são quase todos dessa época mais recente.


A menina escutava-o com interesse.


-   E o mineral de onde se extraía o chumbo é, sem dúvida, essalava solidificada, negra e pesada?


Frei Anselmo assumiu um ar doutorai.


-   Engana-se! O mineral é o terreno amarelo, em grandes blo­cos. Dizem que dele também se tira arsênico. Não apanhe isso! Em compensação, pode tocar nesses cubos brilhantes cor de pra­ta, mas frágeis, que vou ver se acho.


O frade procurou alguns instantes, e depois chamou Anahí para mostrar-lhe, em cima de um rochedo, uma espécie de baixos-relevos de rocha negra e de forma geométrica. Raspou alguns de­les, e apareceu uma superfície brilhante cor de prata.



  • -Mas isso é prata maciça! - observou Anahí com senso prá­tico. - Por que ninguém a apanha? Deve valer muito, e com ela poder-se-iam pagar pelo menos os impostos...

  • -Não é tão simples, nobre senhorita. Em primeiro lugar, nem tudo que brilha é prata, e o que está vendo é, na realidade, outro mineral de chumbo. Contém prata, é verdade, mas a extração é muito complicada. Somente os espanhóis e os saxões conhecem o processo. Parece que fazem misturas com carvão e resina e, em seguida, as fundem numa forja a fogo violento. Obtém-se, então, um lingote de chumbo. Antigamente utilizava-se derretido para lançá-lo sobre os inimigos pelos balestreiros de seu castelo. Mas extrair a prata do mineral é coisa de sábios alquimistas, e a tanto não vão os meus conhecimentos.

  • -O senhor falou, Frei Anselmo, de nosso castelo. Por que "nos­so castelo"?

  • -Céus! Pela simples razão de que este sítio abandonado faz parte de suas terras, embora delas esteja separado pelas terras do Plessis.


-   Meu pai nunca me falou disso.


_ Este terreno é pequeno e muito estreito e nele não dá resul­tado nenhuma plantação. Que quer que faça com ele seu pai? __ E esse chumbo e essa prata?...-Sem dúvida esgotaram-se. Além do mais, tudo o que eu lhe disse me foi contado por um frade saxão. Tinha a mania das pe­dras e dos velhos livros de magia. Creio que era meio doido...


A mula, puxando a carriola, seguia sozinha seu caminho e tinha chegado ao alto da ladeira. Anahí e Frei Anselmo a alcançaram, e retomaram seus lugares. Em breve a escuridão se tornou bastan­te densa.


-   Não acendo a lanterna - disse o frade - para não chamar atenção. Quando passo por estas aldeias, acredite-me, gostaria mais de ir inteiramente nu do que de levar este capelo às costas e o ter­ço na cintura. Olhe... não são fachos aquelas luzes lá longe? - perguntou subitamente, puxando as rédeas.


Via-se, com efeito, a certa distância, moverem-se muitos pontos luminosos, que aos poucos se multiplicavam. O vento da noite trazia o som de um canto estranho e triste.


-   Que a Virgem nos proteja! - exclamou Frei Anselmo des­cendo da carriola. - São os huguenotes de Vauloup que vão en­terrar seus mortos. O cortejo vem por ali. É melhor voltarmos.


Segurou o freio da mula e procurou fazê-la dar volta no cami­nho estreito. Mas o animal recusou-se a obedecer. O monge enfurecia-se, praguejava. Já não a chamava "doce mula", mas "besta maldita". Anahí e Nicolau juntaram-se a ele para procurar con­vencer o animal. O préstito se aproximava. O cântico soava cada vez mais alto: "O Senhor é nosso amparo em nossas tribulações..."


-   Ai de mim! - gemia o frade.


Os primeiros portadores de archotes surgiram na curva do cami­nho. A súbita claridade iluminou a carriola, meio atravessada nele.



  • -Que é aquilo?

  • -E um súdito do Diabo, um monge...

  • -E corta-nos o caminho.

  • -Não basta que sejamos obrigados a enterrar os nossos mor­tos de noite, como se fossem cães?...

  • -Quer profaná-los ainda com sua presença.

  • -Bandido! Libertino! Papista do inferno! Porco!


As primeiras pedras atingiram as tábuas da carriola. Os meni­nos começaram a chorar.


Anahí precipitou-se com os braços estendidos.


-   Detenham-se, detenham-se! São crianças!


Sua aparição, com os cabelos em desalinho, desencadeou as paixões.



  • -Uma transviada, naturalmente! Uma de suas concubinas!

  • -E, na carriola, seus bastardos aspergidos de água benta...

  • -Também foram concebidos sem pecado!

  • -E por obra do Espírito Santo!

  • -Vão roubar nossos filhos para os imolar diante de seus ídolos!

  • -Morte aos bastardos do Demônio!

  • -Protejamos os nossos filhos!


Rudes camponeses, vestidos de negro, cercavam a carriola. Os da procissão, que não sabiam de que se tratava, continuavam can­tando: "O Senhor é nosso amparo... O Eterno é nossa fortaleza!" Acorria gente de todos os lados.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
- Links Patrocinados -
Prévia do próximo capítulo

Fustigado, moído de pancadas, Frei Anselmo, com agilidade que ninguém teria esperado de corpo tão avantajado, conseguiu rom­per o cerco e fugir através do campo. Nicolau, também esbordoado a pau, procurava, mesmo assim, fazer que a mula retornasse. Mãos como garras caíam sobre Anahí. Retorcendo-se como uma cobra, es ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais