Fanfics Brasil - CASAMENTO EM TOULOUSE (1656-1660) - CAPITULO XI - Um conde toiosano pede a mão de Anahí Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CASAMENTO EM TOULOUSE (1656-1660) - CAPITULO XI - Um conde toiosano pede a mão de Anahí

16 visualizações Denunciar


O Barão de Sancé olhava sua filha com indisfarçável satisfação.



  • -Essas freiras fizeram de você uma jovem perfeita, minha selvagenzinha.

  • -Oh! Perfeita! Isto se verá na prática - retrucou Anahí, sa­cudindo, como outrora, seus cabelos anelados.


Os ares de Monteloup, com o cheiro característico de seus pân­tanos, faziam-na fruir de novo sua independência. Erguia-se co­mo uma flor estiolada sob uma deliciosa bátega.


Mas a vaidade paternal do Barão Armando não se deixava abater.


-   De qualquer maneira, está mais bonita do que eu esperava. Sua pele me parece mais escura do que seria necessário para harmonizar com seus olhos e seus cabelos. Mas o contraste não deixa de ter o seu encanto. Observei, aliás, que a maior parte de meus filhos tem a mesma cor. Receio que seja o último resquício de alguma gota de sangue árabe que os naturais do Poitou, de um modo geral, conservaram. Viu seu irmãozinho João Maria? Pare­ce um verdadeiro mouro.


E acrescentou abruptamente:



  • -O Conde de Peyrac de Morens pediu-a em casamento.

  • -A mim? - disse Anahí. - Mas se nem o conheço!

  • -Isso não tem importância. Molines o conhece, e é o princi­pal. Garante-me que eu não poderia ter sonhado com melhor alian­ça para qualquer das minhas filhas.


O Barão Armando estava radiante. Com a ponta da bengala cor­tava as primaveras do talude, à beira da funda trilha por onde pas­mava com sua filha naquela tépida manhã de abril.


Anahí tinha chegado a Monteloup na véspera, de noite, em companhia de Guilherme e de seu irmão Dionísio. Como se ad­mirasse de ver o colegial em férias, ele lhe disse que tinha obtido permissão para assistir ao seu casamento.


"Que história de casamento é essa?", pensou a moça.


Ainda não levava a sério o assunto, mas agora o tom de segu­rança do barão começava a inquietá-la.


Ele não havia mudado muito nos últimos anos. Apenas alguns fios cinzentos se viam em seus bigodes e na mosca que usava, à Luís XIII. Anahí, que esperava encontrá-lo abatido e indeciso após a morte de sua mulher, surpreendia-se de vê-lo muito bem-humorado e sorridente.


Ao chegarem a um prado em declive que dominava os pântanos esgotados, ela procurou desviar a conversa, que ameaçava gerar um conflito entre ambos quando mal acabavam de se reencontrar.



  • -O senhor me escreveu pai, que tinha sofrido grandes perdas de gado pelas requisições e pilhagens do exército, durante os anos dessa terrível Fronda?

  • -É verdade. Molines e eu perdemos pouco mais ou menos me­tade dos animais, e, se não fosse ele, eu estaria no cárcere por dívi­das, após a venda de todas as nossas terras.

  • -Será que lhe deve ainda muito? - perguntou, inquieta.

  • -Ai de mim! Das quarenta mil libras que me emprestou há tempos, em cinco anos de trabalho ininterrupto não pude devolver-lhe mais de cinco mil, e mesmo essas ele não queria receber, pre­textando que mas havia dado e que eram minha parte no negócio. Tive de zangar-me para conseguir que as aceitasse.


Anahí fez notar com simplicidade que, se o administrador acha­va que não era necessário reembolsá-lo, seu pai fazia mal em obstinar-se na sua generosidade



  • -Se o tal Molines lhe propôs esse negócio, é porque saía ga­nhando. Não é homem capaz de dar presentes. Mas tem certa re­tidão, e se lhe deixa essas quarenta mil libras, é porque acha que o trabalho a que o senhor se entregou e os serviços que lhe pres­tou valem bem essa quantia.

  • -A verdade - respondeu o barão - é que o nosso pequeno comércio de muares e de chumbo com a Espanha, isento de im­postos até o oceano, tem marchado sofrivelmente. Nos anos sem saques, vendendo o resto da produção ao Estado, cobrimos as despesas...


.Lançou a Anahí um olhar perplexo.


_ Mas com que prática você me fala, filha! Pergunto a mim mesmo se tal linguagem assenta bem a uma jovem que acaba de sair do convento.


Anahí pôs-se a rir.


__ Parece que em Paris são as mulheres que dirigem tudo: a po­lítica, a religião, as letras, até as ciências. Chamam-nas "as precio­sas". Reúnem-se todos os dias na residência de uma delas com os homens de gênio, com os sábios. A dona da casa fica estendida em seu leito; os convidados agrupam-se na alcova e ali discutem. Pergunto-me se, quando eu for a Paris, não criarei também uma sessão na qual se falará de comércio e de negócios.


_ Que horror! - exclamou o barão, escandalizado. - Anahí não foram as ursulinas de Poitiers que lhe inculcaram seme­lhantes idéias...



  • -Diziam que eu era excelente em cálculo e raciocínio. Até de­masiado... Em compensação, deploravam muito não haverem po­dido fazer de mim uma devota exemplar... e hipócrita, como minha irmã, Hortênsia, que lhes fez acalentar a esperança de que entra­ria para a sua ordem. Mas, decididamente, os atrativos do procu­rador foram mais fortes.

  • -Minha filha, não sinta inveja de sua irmã, pois esse Molines, que você julga tão severamente, encontrou-lhe um marido que é sem dúvida muito superior ao de Hortênsia.


A jovem bateu com o pé, impaciente.



  • -Acho que o tal Molines exagera! Quem quer que o ouvisse diria que sou filha dele e não sua, visto tomar tanto interesse pelo meu futuro.

  • -Faz muito mal em queixar-se, tolinha - disse seu pai, sor­rindo. - Escute-me um pouco. O Conde Alfonso de Peyrac é um descendente dos antigos condes de Toulouse, cujos quartéis de no­breza são anteriores aos de nosso rei Luís XIV. Além disso, é o homem mais rico e influente do Languedoc.

  • -É possível, pai; mas, em resumo, não me posso casar assim sem mais nem menos com um homem que eu não conheço e que o senhor mesmo nunca viu.

  • - Por quê? - surpreendeu-se o barão. - Todas as jovens de qualidade se casam desse modo. Não são elas nem o acaso que devem decidir sobre as alianças que convém às suas famílias, e nas quais empenham não só o seu porvir, mas também o seu nome.

  • -Ele é... ele é jovem? - perguntou Anahí, vacilante.

  • -Jovem? Jovem? - resmungou o barão, contrariado. - Eis uma pergunta ociosa para uma pessoa prática. E verdade que seu futuro esposo tem doze anos mais do que você. Mas trinta anos em um homem, é a idade da força e da sedução. O céu pode conceder-lhe numerosos filhos. Terá um palácio em Toulouse, castelos em Albi e em Béarn, carruagens, vestidos caros...


O Sr. de Sancé deteve-se, carecente de imaginação.


-   De minha parte - concluiu -, julgo que o pedido de casamento feito por um nobre que também nunca a viu é uma sorte  inesperada, extraordinária...


Deram alguns passos em silêncio.



  • -Precisamente - murmurou Anahí-, essa sorte me pare­ce excessivamente extraordinária. Por que motivo esse conde, que tem todo o necessário para escolher uma rica herdeira para espo­sa, vem buscar no fundo do Poitou uma moça sem dote?

  • -Sem dote? - repetiu Armando de Sancé, cujo rosto se ilumi­nou. - Venha comigo até casa, Anahí, e vista-se para sair. Iremos a cavalo. Quero mostrar-lhe algo.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

  No pátio do castelo, um criado, por ordem do barão, tirou da estrebaria dois cavalos e prestemente os arreou. Intrigada, a jovem já não fazia perguntas. Enquanto montava, dizia a si própria que, afinal de contas, estava destinada ao casamento e que a maior parte de suas companheiras se casavam assim, com candidatos esco­lhidos p ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais