Fanfics Brasil - CAPÍTULO XIII - Chegada a Toulouse — O marido de Anahí é o "Grande Coxo do Languedoc" Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPÍTULO XIII - Chegada a Toulouse — O marido de Anahí é o "Grande Coxo do Languedoc"

12 visualizações Denunciar


Com o cair da tarde, o intenso calor começava a ceder. Ia come­çar o baile e Anahí suspirou.


"Dançarei a noite inteira", pensava, "mas em nenhum momen­to consentirei em ficar sozinha com ele..."


Nervosamente olhou para seu marido. Cada vez que o fazia, o aspecto daquele rosto cicatrizado, em que brilhavam pupilas ne­gras como carvão, produzia-lhe mal-estar. A pálpebra esquerda, meio fechada pelo rebordo de uma cicatriz, dava ao Conde de Pey­rac uma expressão de ironia perversa.


Repimpado em sua poltrona estofada, acabava de levar à boca um pequeno rolo escuro. Um criado aproximou-se conduzindo numa pinça uma brasa, que aplicou à extremidade do rolete.



  • -Ah, conde, seu exemplo é deplorável! - exclamou o arcebis­po, franzindo as sobrancelhas. - O tabaco é a sobremesa do in­ferno. Que seja utilizado em pó para atuar sobre os humores do cérebro, e sempre por conselho médico, já o admito com dificul­dade, pois parece-me que os rapezistas experimentam nisso um gozo malsão e amiúde alegam a saúde como pretexto para sorver rape a cada instante. Mas os fumadores de cachimbo são a escória de nossas tabernas, onde se embrutecem durante horas inteiras com essa planta maldita. Até agora eu nunca tinha ouvido dizer que um gentil-homem consumisse tabaco desse modo grosseiro.

  • -Não tenho cachimbo e não sorvo tabaco. Fumo a folha en­rolada, tal como vi fazerem alguns nativos da América. Ninguém pode acusar-me de ser vulgar como um mosqueteiro ou amaneirado como um petimetre da corte...

  • -Quando há dois modos de fazer uma coisa, sempre é preciso que se encontre um terceiro - disse o arcebispo com acrimônia. - Também acabo de reparar em outra singularidade sua. Não põe em seu copo nem pedra-de-sapo nem pedaço de licorne. Todos sabem que são esses os melhores processos de evitar o veneno que uma mão ini­miga sempre é capaz de verter em seu vinho. Até sua jovem esposa adotou este prudente costume. A pedra-de-sapo, com efeito, e o chifre de licorne mudam de cor ao contato de bebidas perigosas. O senhor nunca os utiliza. Crê-se invulnerável ou... sem inimigos? - acrescen­tou o prelado com um brilho nos olhos que impressionou Anahí.

  • -Não, monsenhor - respondeu o Conde de Peyrac. - Penso unicamente que o melhor meio de alguém se preservar do veneno é não pôr nada no copo, mas no corpo inteiro.

  • -Que quer dizer?

  • -Apenas isto: absorva cada dia de sua vida uma dose ínfima de algum veneno temível.

  • -O senhor o faz? - exclamou o arcebispo, horrorizado.

  • -Desde a mais tenra idade, monsenhor. O senhor sabe que meu pai foi vítima de certa bebida florentina, e no entanto a pedra-de-sapo que punha em seu copo era do tamanho de um ovo de pomba. Mi­nha mãe, que era mulher sem preconceitos, procurou o verdadeiro meio de me resguardar a mim. De um mouro escravo trazido de Narbonne, aprendeu o método de defender-se do veneno com o veneno.

  • -Suas observações têm sempre algo de paradoxal que me alar­ma - replicou o arcebispo. - Dir-se-ia que deseja reformar tudo, e ninguém ignora quantas desordens produziu na Igreja e no rei­no a palavra "reforma". Pergunto-lhe uma vez mais: por que em­pregar um método de cuja eficiência não se tem certeza alguma, quando outros provaram ser bons? Evidentemente, é necessário possuir verdadeiras pedras e verdadeiros chifres de licorne. Inú­meros charlatães se fizeram comerciantes de tais objetos e vendem não sei o que em seu lugar. Mas, por exemplo, meu Monge Bécher, um recoleto de grande saber, que se entrega por minha con­ta a experiências de alquimia, poderia conseguir-lhe excelentes.


O Conde de Peyrac inclinou-se um pouco para olhar o arcebis­po e, no movimento, seus abundantes cachos roçaram a mão de Anahí, que recuou. Viu, então, que seu marido não usava peru­ca, mas que aquele velo negro era natural.


-   O que me intriga - declarou o conde - é saber como ele os arranja. Quando menino, matei por curiosidade muitíssimos sapos. Jamais encontrei em seu cérebro a famosa pedra protetora que, ao que parece, deve encontrar-se nele. Quanto ao chifre de licorne, dir-lhe-ei que percorri o mundo e formei minha própria convicção. O licorne é um animal mitológico, imaginário; enfim, um animal que não existe.



  • -Essas coisas não se afirmam, senhor. É necessário deixar sua parte aos mistérios e não pretender saber tudo.

  • -O que é um mistério para mim - disse lentamente o conde - é que um homem de sua inteligência possa acreditar seriamente em tais... fantasias...


"Meu Deus!", pensou Anahí. "Nunca ouvi falar a um dignitário da Igreja com tamanha insolência."


Olhava alternadamente as duas personagens, cujas pupilas se en­frentavam. Seu marido, o primeiro que pareceu perceber a emo­ção que ela experimentava, dirigiu-lhe um sorriso que pregueou estranhamente seu rosto, mas descobriu seus dentes muito brancos.



  • -Perdoe-nos, senhora, o discutirmos assim em sua presença. Monsenhor e eu somos inimigos íntimos!

  • -Nenhum homem é meu inimigo! - exclamou o arcebispo, indignado. - Que é feito da caridade que deve habitar o coração de um servo de Deus? Se o senhor me odeia, eu não o odeio. Mas sinto em sua presença a inquietação do pastor pela ovelha que se extravia, e, se não fizer caso das minhas palavras, saberei separar o joio do trigo.

  • -Ah! - exclamou o conde com um riso espantoso. - Bem sei que o senhor é o herdeiro daquele Foulques de Neuilly, bispo e braço direito do terrível Simão de Montfort, que ergueu as fo­gueiras para os albigenses e reduziu a cinzas a primorosa civiliza­ção da Aquitânia! O Languedoc, depois de quatro séculos, continua chorando seus esplendores destruídos e treme ao relato desses hor­ríveis crimes. Eu, que sou da mais antiga cepa tolosana, que tenho sangue lígure e visigodo nas veias, estremeço quando meu olhar encontra seus olhos azuis de homem do norte. Herdeiro de Foul­ques, herdeiro dos bárbaros que implantaram entre nós o secta­rismo e a intolerância, isso é o que leio em seus olhos!

  • -Minha família é uma das mais antigas do Languedoc - retorquiu o arcebispo, erguendo-se um pouco. Naquele instante sua pronúncia meridional se tornava quase ininteligível para Anahí. - Sabe muito bem, monstro insolente, que metade de Toulouse me pertence por herança. Há séculos que nossos feudos são tolosanos.

  • -Quatro séculos! Apenas quatro séculos, monsenhor! - gritou Alfonso de Peyrac, que também se tinha levantado. - O se­nhor veio nos carros de Simão de Montfort, com os abomináveis cruzados... É um invasor! Homem do norte, que faz à minha mesa?


Anahí, horrorizada, começava a se perguntar se não ia declarar-se a luta, quando uma gargalhada dos convivas sublinhou as últi­mas palavras do conde tolosano. O sorriso do arcebispo foi me­nos sincero. No entanto, quando o grande corpo de Alfonso de Peyrac bamboleou para ir inclinar-se diante do prelado, em sinal de desculpa, estendeu-lhe com amabilidade o anel pastoral, para que o beijasse.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Anahí estava demasiado desconcertada para que participasse francamente de tal exuberância. As frases que aqueles dois homens acabavam de trocar não eram fúteis, mas é certo que para as pes­soas do sul o riso é, muitas vezes, o brilhante prelúdio das mais negras tragédias. Subitamente Anahí reencontrou a exalta ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais