Fanfics Brasil - CAPÍTULO XVIII - A visita do Arcebispo de Toulouse Os Amores de Anahí *AyA (terminada)

Fanfic: Os Amores de Anahí *AyA (terminada)


Capítulo: CAPÍTULO XVIII - A visita do Arcebispo de Toulouse

183 visualizações Denunciar



  • -Sr. de Peyrac - disse ele -, o senhor fala de poder: poder sobre os homens, poder sobre as coisas. Nunca pensou que sua extraordinária prosperidade poderia parecer suspeita a muitos, e sobretudo despertar a atenção vigilante da Igreja? Sua riqueza, que aumenta dia a dia, seus trabalhos científicos, que atraem a sua ca­sa sábios encanecidos no estudo... No ano atrasado conversei com um deles, o matemático alemão Leibniz. Espantava-se de haver o senhor conseguido resolver brincando problemas sobre os quais se debruçaram em vão os maiores cérebros destes tempos. Fala doze línguas...

  • -Pico delia Mirandola, no século passado, falava dezoito.

  • -Possui uma voz que fez empalidecer de inveja o grande can­tor italiano Maroni, verseja maravilhosamente e leva ao ponto mais alto... perdoe-me, minha senhora... a arte de seduzir as mulheres...

  • -E que diz disto?


Anahí percebeu, com um aperto no coração, que Alfonso le­vara a mão à face marcada de gilvazes.


A confusão do arcebispo terminou por uma expressão de impa­ciência.



  • -Ora essa! Arranjou-se não sei como para fazê-lo esquecer. O senhor tem demasiados dotes, creia-me.

  • -Seu requisitório me surpreende e perturba - disse lentamente o conde. - Ainda não tinha percebido que despertava tanta inve­ja. Ao contrário, sempre me pareceu que levava comigo uma cruel desvantagem.


Inclinou a cabeça e nesse momento seus olhos se iluminaram, como se lhe ocorresse fazer uma boa pilhéria.



  • -Sabe, monsenhor, que eu sou, de certo modo, um mártir huguenote?

  • -O senhor, huguenote? - exclamou o arcebispo espantado.

  • -Eu disse "de certo modo". Vou contar-lhe a história. Quan­do eu nasci, minha mãe me confiou a uma ama-de-leite, que ela escolheu não por causa de sua religião mas pelo tamanho de seus peitos. Acontece que a ama era huguenote. Levou-me para sua al­deia das Cevenas, domínio de um pequeno senhor partidário da Reforma. Não distante dali havia, como é natural, outro pequeno senhor e algumas aldeias católicas. Não sei como a coisa come­çou. Eu tinha três anos quando católicos e huguenotes se bateram. Minha ama e as outras mulheres da aldeia refugiaram-se no caste­lo do gentil-homem protestante. Por volta da meia-noite os cató­licos o tomaram de assalto. Todos foram degolados e o castelo, incendiado. Quanto a mim, depois de me haverem lanhado o ros­to com três golpes de sabre, jogaram-me por uma janela, e eu caí do segundo andar em um pátio coberto de neve. A neve me sal­vou das fagulhas que choviam em redor. Pela manhã, um dos ca­tólicos que voltava para saquear o castelo, e que me conhecia como filho de nobres tolosanos, apanhou-me e colocou-me em sua ces­ta, junto com minha irmã caçula Margarida, que era a única que havia escapado à carnificina. O homem enfrentou várias nevascas antes de alcançar a planície. Quando chegou a Toulouse, eu esta­va vivo. Minha mãe me levou para um terraço ensolarado, despiu-me e proibiu aos médicos que se aproximassem, porque, segundo dizia, acabariam comigo. Assim passei vários anos estendido ao sol. Somente aos doze pude começar a andar. Aos dezesseis em­barquei para o exterior. Já viu como tive tempo para estudar tan­to. Primeiro, graças à enfermidade e à imobilidade; depois, às minhas viagens. Não há nisso nada de suspeito.


Depois de um instante de silêncio, o arcebispo disse com ar me­ditativo:



  • -Seu relato esclarece muitas coisas. Já não estranho sua sim­patia aos protestantes.

  • -Não tenho simpatia aos protestantes.

  • -Digamos então sua antipatia aos católicos.

  • -Não tenho antipatia aos católicos. Sou um homem do passa­do, senhor, e não sei viver nesta época de intolerância. Deveria ter nascido um ou dois séculos antes, nos tempos da Renascença, nome mais doce que Reforma, quando os barões franceses desco­briram a Itália e, depois dela, a herança luminosa da Antigüidade: Roma, a Grécia, o Egito, as terras bíblicas...


Monsenhor de Fontenac teve um leve estremecimento, que não escapou a Anahí. "Trouxe-o", pensou, "aonde queria trazê-lo."


-    Falemos das terras bíblicas - disse suavemente o arcebispo.
-- Não reza a Escritura que Salomão foi um dos primeiros magos, e que enviou navios a Ofir, onde, a salvo de olhares indiscretos, fez transformar pela transmutação metais vis em metais Preciosos? A história diz que ele trouxe seus navios carregados de ouro.



  • -A história também diz que, depois de seu regresso, Salomão dobrou os impostos, o que prova que ele não trouxe muito ouro, e sobretudo que não sabia bem quando poderia renovar a provi­são. Se realmente houvesse descoberto a fabricação do ouro, não teria majorado os tributos nem tido o trabalho de enviar seus na­vios a Ofir.

  • -Talvez, em sua prudência, não haja querido inteirar seus sú­ditos de segredos de que poderiam abusar.

  • -Digo mais: Salomão não podia conhecer a transmutação dos metais em ouro, porque a transmutação é um fenômeno impossí­vel. A alquimia é uma arte que não existe, uma sinistra farsa que vem de séculos perdidos em trevas e que, aliás, cairá no ridículo, pois ninguém poderá jamais operar a transmutação.

  • -Pois eu lhe digo - exclamou o arcebispo empalidecendo - que vi com meus próprios olhos Bécher mergulhar uma colher de estanho em um líquido preparado por ele e retirá-la transfor­mada em ouro.

  • -Não estava transformada em ouro; estava recoberta de ouro. Se o bom homem houvesse tido o pequeno trabalho de arranhar com uma punção aquela película dourada, encontraria imediata­mente debaixo dela o estanho.

  • -E exato, mas Bécher afirma que era um começo de transmu­tação, o princípio do próprio fenômeno.


Houve uma pausa. A mão de  Alfonso de Peyrac deslizou sobre o braço da poltrona de Anahí e roçou o pulso da jovem. Disse o conde displicentemente:


-    Se estava persuadido de que seu monge encontrou a fórmula mágica, que veio pedir-me esta manhã?


O arcebispo não pestanejou.


-    Bécher acredita que o senhor conhece o supremo segredo que permite consumar a transmutação.


O Conde de Peyrac deu uma sonora gargalhada.


-    Nunca ouvi uma afirmação tão cômica. Eu, lançar-me a es­sas pesquisas pueris? Pobre Bécher! Deixo-lhe de bom grado to­das as emoções e todas as esperanças da falsa ciência que pratica e...


Um estrondo terrível, semelhante a um trovão ou a um canhonaço, o interrompeu. Alfonso se levantou e empalideceu.


-    É... é no laboratório. Meu Deus, contanto que Kuassi-Ba nãotenha morrido!


E dirigiu-se apressadamente para a porta.


O arcebispo tinha-se erguido como um juiz. Silencioso, encara­va Anahí.


- Eu me vou, minha senhora - disse finalmente. - Parece-me que nesta casa Satanás já começa a manifestar o seu furor só pelo fato da minha presença. Permita que me retire.


Distanciou-se a passos largos. Ouviu-se o estalo dos chicotes e os gritos do cocheiro, enquanto o coche episcopal atravessava o grande pórtico.


Ficando só, Anahí, atordoada, passou o pequeno lenço pela fronte orvalhada de suor. Aquela conversa, que ela havia escuta­do atentamente, deixava-a desconcertada. Dizia consigo mesma que estava mais do que farta dessas histórias de Deus, de Salomão, de heresia e de magia. Depois, percebendo a irreverência de seus pen­samentos, fez um ato de contrição. Por fim deduziu que os ho­mens eram insuportáveis com suas sutilezas e que, no fundo, o próprio Deus devia estar cansado de aturá-los.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Indecisa, Anahí  não sabia o que fazer. Morria de desejo de ir à ala do palácio de onde viera aquele estampido. Alfonso parece­ra seriamente alarmado. Haveria feridos?... Não obstante, ela não se mexia. O mistério de que o conde cercava seus trabalhos tinha-lhe feito compreender que aquele era o único dom&iacut ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 109



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:35

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:31

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:27

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:23

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:19

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • luccaitalo Postado em 25/09/2010 - 13:34:16

    CORRE ENTRA AE PLIS , VENHA SER UM AUTOR.

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blogs pot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.blo gspot.com/

    http://itsnovelas.blogspot.com/

    http://itsnovelas.b logspot.com/

    SO CLICA NO LINK AE EM CIMA

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:41

    ops doca nao, dica!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • carolvondy Postado em 07/09/2010 - 17:44:23

    doca: coloca quem está falando na frente das falas.
    ex.
    anahi: ----------
    ok?
    fica mais fácil de entender quem está falando cada fala!

  • unposed Postado em 16/08/2010 - 17:16:23

    Ai ela ta começando a ficar com ciume dele, que fofo!

    Posta maisss!


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais