Fanfics Brasil - O Grande Encontro Quimera

Fanfic: Quimera


Capítulo: O Grande Encontro

244 visualizações Denunciar


CENA 01. SERRA DOS CAVALOS. AMANHECER. EXTERIOR. DIA.


Um belo STOCK-SHOT do amanhecer.


CENA 02. ESTRADA DE FERRO. TREM. EXTERIOR. DIA.


Um trem corre pela estrada de ferro que corta a região serrana. Ênfase para o barulho nos trilhos e o apito característico das locomotivas do século XIX.


CENA 03. TREM. VAGÃO DE PASSAGEIROS. INTERIOR. DIA.


Assírio, da janela, aprecia a bela paisagem serrana, perdido em seus pensamentos. Depois volta sua atenção para o jornal que traz nas mãos.


        ATENÇÃO: Ênfase no nome e na manchete do jornal.


                              NOME DO JORNAL: GAZETA DE NOTÍCIAS.


                              MANCHETE: "ACABA A GUERRA DO PARAGUAI".


CENA 04. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


Um STOCK-SHOT da Igreja durante o dia.


CENA 05. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. INTERIOR. DIA.


Um coral de crianças entoa um cântico em latim acompanhado por um piano tocado por Alcmena, enquanto Padre Ovídio dá a comunhão aos fiéis.


CENA 06. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


O sino da Igreja badala enquanto os fiéis, pouco a pouco, vão saindo da igreja. Muitos se cumprimentam e formam grupos de conversação, enquanto outros rumam para seus afazeres.


CENA 07. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


Álvaro, Tobias, Manoel e Tenório conversam na porta da Igreja.


ÁLVARO: Enfim, deu-se com os burros n'água o grande sonho do ditador paraguaio  Francisco  Solano  López  de  refazer o Vice-Reinado do Rio da Prata.


MANOEL: Sempre soube que as corvetas e  paquetes  do  Paraguai não seriam páreo para o Corpo Expedicionário Brasileiro.


TOBIAS: Além do mais, a Argentina e o Uruguai praticamente não possuem marinha de guerra. Nunca tive dúvidas acerca da derrota do exército de López, principalmente após as


vitórias de Itororó, Avaí, Villeta, Lomas Valentinas e  nossa entrada triunfal em Assunção ano passado.


Lorena passa por eles, cumprimentando-os discretamente. Os rapazes retribuem o cumprimento.


TENÓRIO: Mesmo sendo o fim da guerra o assunto do dia, sinto informar-lhes que neste instante inicia-se uma nova guerra... dentro de mim.


MANOEL: Lorena de Castro, a musa dos poetas. Como resistir a este ídolo de todos os noivos em disponibilidade  de   Serra dos Cavalos?


Risos.


CENA 08. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


Lorena aproxima-se de Felipe, Ercília,Guilherme e Fabíola.


GUILHERME: Contam que, reconhecido  e  perseguido, o Marechal Solano López negou-se a render as armas e foi cair já sem forças      numa das margens do Arroio Aquidabanigüi atingido por um lançaço mortal.


FABÍOLA: Pobre homem...


FELIPE: Não diga tolices. Se nossas forças imperiais não tivessem destruído os focos de rebeldia que ameaçavam a unidade nacional, esse "pobre homem" teria se apoderado do Sul do Mato Grosso e quiçá parte do Rio Grande do Sul.


LORENA: A guerra é, de fato, uma temeridade.


FELIPE: Uma temeridade necessária. A Marinha foi o elo que manteve o Brasil unido, foi ela a sua armadura defensiva e a plataforma de onde o Império pôde desferir seus ataques de represália.


ERCÍLIA: Impressionou-me o sermão de Padre Ovídio. Ele soube expressar em suas belas palavras o sentimento de cada um de nós, brasileiros, diante desta magnífica vitória contra o inimigo.


Eugênio, Mônina e Didá passam por eles, cumprimentando-os. Somente Ercília, Guilherme, Fabíola e Lorena respondem ao cumprimento.


FELIPE: Não sei o que pretende Padre Ovídio permitindo a entrada dessa gente em nossa igreja.


LORENA: São negros livres, meu pai.


FELIPE: Livres ou cativos, são negros.


CENA 09. IGREJA DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


Padre Ovídio conversa com Dr. Heitor e Adelaide.


ADELAIDE: Não poderíamos deixar de dar-lhe nossas congratulações pela missa, padre. Foi como um bálsamo em nossos corações depois de tantas horas de apreensão desde o início daquela maldita guerra.


OVÍDIO: Não fiz mais do que minha obrigação como sacerdote que sou, minha filha. Agora precisamos rezar. Rezar muito pelas almas que perdemos em combate e por todos que ainda padecem vitimados pelos horrores desta guerra.


HEITOR: Os jornais dizem que o Brasil sofreu mais de 30 mil baixas, entre mortos e feridos.


ADELAIDE: Santo Deus!


OVÍDIO: E que país escapa ileso de uma guerra? Mas deixemos de lado as tristezas, pois este dia, primeiro de março de 1870, ficará marcado para sempre em nossa história. E viva o Brasil!


CENA 10. ESTAÇÃO DE TREM DE SERRA DOS CAVALOS. INTERIOR. DIA.


O trem chega na estação. Entre os passageiros que descem está Assírio. Ele fica algum tempo observando o local, buscando lembranças. Assírio vê Eugênio ao longe e caminha até ele, ficando frente a frente com o amigo, que se assusta ao reconhecê-lo.


ASSÍRIO: Será que mudei tanto em dez anos?


EUGÊNIO: Assírio!


ASSÍRIO: Não vais me dar um abraço?


Eugênio e Assírio se abraçam emocionados demoradamente.


EUGÊNIO: Estás um homem feito.


ASSÍRIO: E tu não mudaste em nada.


EUGÊNIO: Nada posso fazer se o tempo é mais brando com os de minha raça.


ASSÍRIO: Com os de nossa raça.


EUGÊNIO: E então, fizeste uma boa viagem?


ASSÍRIO: Cansativa, mas uma boa viagem. Agora só  penso em chegar em casa e rever a todos, principalmente meu pai.


CENA 11. RUAS DE SERRA DOS CAVALOS. EXTERIOR. DIA.


Um côche guiado pelo cocheiro Libâneo atravessa as ruas de Serra dos Cavalos levando Assírio e Eugênio.


CENA 12. CÔCHE. INTERIOR. DIA.


Assírio e Eugênio conversam.


ASSÍRIO: Estar muito tempo longe de casa é estranho. Percebo que pouco mudou em Serra dos Cavalos. Mas tudo me parece tão diferente.


EUGÊNIO: Os teus olhos é que são outros.  Mesmo que não te apercebas esses dez anos na Europa te modificaram muito.


CENA 13. PALACETE STRAUSS. EXTERIOR. DIA.


O côche pára diante do palacete. Libâneo abre a porta do côche para que Eugênio e Assírio desçam. Assírio fica um bom tempo admirando a imponente fachada do palacete a procura de lembranças.


         LIBÂNEO: Seja bem vindo ao palacete, sinhozinho.


ASSÍRIO: Obrigado, Libâneo.


EUGÊNIO: Cuide da bagagem do Sr. Assírio, Libâneo.


LIBÂNEO: Sim senhor.


Eugênio abre o portão e Assírio entra no jardim que cerca o palacete. Eugênio o segue enquanto Libâneo começa a retirar a bagagem do côche.


CENA 14. PALACETE STRAUSS. SALA DE VISITAS. INTERIOR. DIA.


Assírio diante de Firmina, Teodósio, Olegária e Calisto. Eugênio assiste ao reencontro.


ASSÍRIO: Firmina! (BEIJANDO-LHE AS MÃOS) Continuas elegante e imponente.


OLEGÁRIA: (BAIXO) Continua é bêsta.


FIRMINA: Pelo que vejo, os ares austríacos fizeram-lhe muito bem.


TEODÓSIO: Tornou-se, de fato, um "gentleman".


Olegária faz pouco imitando a afetação de Teodósio, que abraça Assírio.


ASSÍRIO: Os europeus precisariam de umas aulas com o mordomo mais refinado deste Império.


Teodósio ri, cheio de si. Assírio abre os braços para Olegária.


OLEGÁRIA: Meu menino! Meu menino!


ASSÍRIO: (ABRAÇANDO-A) Olegária...  Olegária... Quantas saudades dos seus quitutes.


OLEGÁRIA: (CHORANDO) Deixe de invenção.  Aposto que já se esqueceu das comida dessa nega véia e anda lambendo os beiço com aqueles caldinho sem sustança que o povo come lá nas Oropa.


TEODÓSIO: Mas que linguajar, meu Deus!


OLEGÁRIA: Tá magro que é só pele e osso. Mas a nega aqui vai dá um jeito nisso. Uma semana comendo do meu cozido, do meu pirão de carne seca e do meu mingau de mandioca, e vamo vê se o menino num fica rolicinho.


ASSÍRIO: Não me atente, Olegária. Sabe que não resisto ao teu tempêro.


Assírio futuca Olegária, que solta uma gargalhada estridente.


FIRMINA: Não sei para que tanto escândalo.


TEODÓSIA: Concordo perfeitamente.


OLEGÁRIA: É que eu num sô fresca que nem ocês.


EUGÊNIO: Tenham calma. Assírio se ausenta desta casa por dez anos e é desta forma que o recepcionam?


ASSÍRIO: Pelo que vejo, os três continuam vivendo entre rusgas.


Olegária faz uma careta para Firmina e Teodósio, que se horrorizam com aquilo.


ASSÍRIO: E tu, Calisto, continuas zelando como nenhum outro dos jardins do palacete?


CALISTO: Com muito gosto. E já contei pra todas as flores e pra todas as plantinhas que o sinhozinho já vortou pra casa.


ASSÍRIO: Ah, meu bom velhinho...


Assírio abraça Calisto, emocionado.


CENA 15. PALACETE STRAUSS. GABINETE DE SEBASTIÃO. INTERIOR. DIA.


Assírio entra no gabinete e, muito emocionado, observa Sebastião que, sem dar-se conta da presença do filho e sentado numa poltrona, lê atenciosamente um livro.


ASSÍRIO: Pai...


Sebastião levanta os olhos e vê o filho. Ficam algum tempo um sorrindo para o outro, extasiados com a emoção do reencontro. Sebastião abre os braços na direção do filho, que corre para o colo do pai como um menino. Sebastião, chorando, beija o rosto do filho. Assírio, com os olhos cheios de lágrimas, beija as mãos do pai.


ASSÍRIO: A bênção, meu pai.


SEBASTIÃO: Deus te abençoe, meu filho.


E ficam ali, abraçados, numa felicidade que parece não ter medida ou fim.


CENA 16. PALACETE STRAUSS. COZINHA. INTERIOR. DIA.


Olegária prepara algo no fogão. Francisca e Lindaura limpam a prataria sentadas a mesa.


OLEGÁRIA: O meu menino vortou uma beleza de home, num é?


FRANCISCA: É um príncipe. Eu e Lindaura  vimo ele  chegando do alto da escadaria.


LINDAURA: Com um home assim, eu me casava inté de zoio fechado.


OLEGÁRIA: Te assunta, nigrinha sem graça. Sinhozinho Assírio não é pra corqué uma não.


FRANCISCA: Não sei por que. Ele é filho de um nego que nem nóis.


LINDAURA: Num parece, mais é.


OLEGÁRIA: É fio de nego, mais de nego rico. E a mãe era mais branca que nuvem em dia de sol. Aquele ali foi criado a pão de ló, estudou nas Oropa e um dia vai sê o dono de tudo o que o véio Sebastião tem. Assírio num nasceu pra sê home de umas nigrinha feito ocês não. O destino dele é se casar com uma rainha.


Francisca e Lindaura fazem caretas.


CENA 17. PALACETE STRAUSS. GABINETE DE SEBASTIÃO. INTERIOR. DIA.


Sebastião acende um charuto, enquanto Assírio mexe em alguns livros.


SEBASTIÃO: Voltaste da Áustria exatamente como sempre desejei. Letrado, esclarecido e maduro.


ASSÍRIO: Além de exímio pianista e conhecedor de alguns idiomas.


Assírio olha demoradamente para o retrato de Paulina sobre a lareira.


SEBASTIÃO: Se tua mãe estivesse viva para ver isso. (...) Prometi a Paulina, em seu leito de morte, que serias um príncipe. (...) Diz-me a verdade. Sentiu saudades do teu velho pai?


ASSÍRIO: Claro que sim! Muitas! Saudades de ti, da criadagem, de todos! Mas...


SEBASTIÃO: Mas...  Ah, já entendo.  Já tens saudades da corte européia. Os bailes, os cafés, as mulheres...


ASSÍRIO: Não, não é isso. Tinha saudades do Brasil, mas as notícias que lá chegavam de nosso país me colocavam frente a frente com uma realidade que no fundo eu desejava esquecer.


SEBASTIÃO: É, a guerra contra o Paraguai não foi nada fácil. Vencemos e o país comemora. Mas quantas vidas foram sacrificadas naquela carnificina. E muitos de nossa raça padeceram nos campos de batalha. Escravos que se embrenharam pelas trincheiras de guerra em busca de alforria pelos serviços prestados ao Império e encontraram a morte. De fato, a morte continua sendo a única forma de alforria para um negro neste país.     .


ASSÍRIO: É inadmissível que o Brasil seja o único país do mundo em que o regime escravocrata ainda persiste! Por que todos os cidadãos desta nação não seguem o exemplo do senhor meu pai, alforriando todos os seus escravos e contratando-os como empregados devidamente pagos pelos serviços prestados?


SEBASTIÃO: Fiz isso porque sou negro, meu filho. Sofri na pele todas as agruras da escravidão até conseguir tudo o que tenho. Mas tu não precisas temer nada disso. Tens tudo.  Riqueza, nome, prestígio. És um príncipe e nasceste para reinar. Ninguém, no mundo, mesmo que queira, jamais poderá fazer nenhum mal contra ti.  (...) Sinto que estás pronto. Pronto para me substituir. (...).


ASSÍRIO: Não te entendo, meu pai. Por que te cobrem essas nuvens?


SEBASTIÃO: Estou velho, meu filho. Não tarda o dia em que meu espírito retornará as terras da Guiné.


ASSÍRIO: Falas em morte!


SEBASTIÃO: Tudo o que vive há de morrer passando a eternidade. Sabes como é fatal. Mas não falemos mais nisto.    


Assírio sorri para o pai, mas está impressionado com as palavras dele.


CENA 18. PALACETE STRAUSS. SALA DE VISITAS. INTERIOR. DIA.


Firmina e Teodósio apresentam Assírio a Cipriano.


FIRMINA: Chama-se Cipriano.


ASSÍRIO: Sim. Chama-se Cipriano. Mas ainda não entendi do que se trata, Firmina.


FIRMINA: Seu pai o contratou para servir-lhe como criado pessoal.


TEODÓSIO: Não entende o francês, mas é educadinho.                                                            


ASSÍRIO: Confesso que nunca pensei em ter um criado pessoal e quanto ao francês, Teodósio, presumo que não seria de grande utilidade aqui em Serra dos Cavalos. (...) Mas já que meu pai inventou mais esta, não irei decepcioná-lo. Bem, meu caro Cipriano, estás disposto a iniciar já sua função de meu criado pessoal?


CIPRIANO: Sim senhor.


ASSÍRIO: Pois bem. Levarás uma mensagem a um velho amigo de infância.


Firmina e Teodósio sorriem satisfeitos.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): marcosrogerio

Esta é a unica Fanfic escrita por este autor(a).

Prévia do próximo capítulo

CENA 01. RAIZ DA SERRA. EXTERIOR. DIA. Continuação imediata do capítulo anterior. Assírio observa Lorena, que continua desacordada. Ele se levanta da relva com Lorena nos braços e se embrenha na mata. CENA 02. CASCATA DO ALTO DA GARGANTA. EXTERIOR. DIA. Assírio, com Lorena nos braços, se aproxima da cascata. Ele se ajoelha ...



Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 0



Para comentar, você deve estar logado no site.


ATENÇÃO

O ERRO DE NÃO ENVIAR EMAIL NA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO FOI SOLUCIONADO. QUEM NÃO RECEBEU O EMAIL, BASTA SOLICITAR NOVA SENHA NA ÁREA DE LOGIN.


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais