Fanfics Brasil - CAPITULO I - Recepção do rei em Saint-Jean-de-Luz O Suplício de Anahí *AyA (cancelada)

Fanfic: O Suplício de Anahí *AyA (cancelada)


Capítulo: CAPITULO I - Recepção do rei em Saint-Jean-de-Luz

1 visualizações Denunciar


Anahí lançou um olhar e viu a família real reunida em torno de uma mesa, em companhia do cardeal, dos arcebispos de Bayonne e de Toulouse, do Marechal de Gramont e do Sr. de Lionne. Os oficiais que serviam os príncipes entravam e saíam por outra porta.


O rei, em várias ocasiões, atirou para trás sua cabeleira e abanou-se com o guardanapo.



  • - O calor deste lugar estraga as melhores festas. __ A ilha dos Faisões é mais agradável. Sopra ali uma brisa marinha _ disse o Sr. de Lionne.

  • -Aproveitarei muito pouco, porque, de acordo com a etique­ta espanhola, não devo ver minha noiva até o dia do casamento.

  • -Mas irá para a ilha dos Faisões a fim de encontrar-se com o rei da Espanha, seu tio, que vai ser seu sogro - disse-lhe a rainha. - Então firmar-se-á a paz.


Voltou-se para a Sra. de Motteville, sua dama de honor.


-   Estou muito emocionada. Queria muitíssimo a meu irmão e freqüentemente troquei correspondência com ele! Mas pense que eu tinha doze anos quando me separei dele, nesta mesma margem, e que desde então não tornei a vê-lo.


Ouviram-se exclamações de enternecimento. Ninguém parecia re­cordar que esse mesmo irmão, Filipe IV, havia sido o maior inimi­go da França, e que sua correspondência com Ana d`Áustria havia feito o Cardeal de Richelieu suspeitar dela por conluio e traição. Aqueles acontecimentos estavam distantes. Agora todos renovavam a esperança que, cinqüenta anos antes, enchera os corações, quan­do às margens daquele mesmo rio, o Bidassoa, se trocaram, entre os dois países, duas princesinhas de faces redondas, afogadas em suas amplas golas enrocadas: Ana d`Áustria casava-se com o jovem Luís XIII, e Isabel da França com o pequeno Filipe IV. A infanta Maria Teresa, que hoje esperavam, era filha daquela Isabel.


Anahí olhava com apaixonada curiosidade aqueles grandes do mundo em sua intimidade. O rei comia com apetite, mas com dig­nidade; bebia pouco e várias vezes pediu que lhe pusessem água no vinho.



  • -Palavra! - exclamou de súbito. - O mais extraordinário que vi esta manhã foi o estranho casal vestido de negro e ouro de Toulouse. Que mulher, meus amigos! Uma maravilha! Já me haviam dito, mas não podia acreditar. E parece sinceramente enamorada dele. Na verdade, esse coxo me confunde.

  • -Confunde a todos os que se aproximam dele - disse o Arce­bispo de Toulouse com acrimônia. - Eu, que o conheço há vários anos, renuncio a compreendê-lo. Debaixo disso existe algo diabólico.


"Ja volta a delirar", pensou Anahí, desanimada. Seu coração tinha pulsado agradavelmente às palavras do rei, mas a intervenção do arcebispo revivia suas preocupações. O prelado não depunha as armas.


Um dos gentis-homens do séquito do monarca disse com um risinho:



  • -Estar apaixonada pelo marido! Eis uma coisa bem ridícula. Seria bom que essa jovem freqüentasse um pouco a corte. Fá-la-íamos perder esse tolo preconceito.

  • -Parece acreditar, senhor, que a corte é um lugar onde não existe outra lei senão o adultério - protestou severamente Ana d`Àustria. - No entanto, é bom e natural que os esposos se amem. A coisa não tem nada de ridículo.

  • -Mas isso é tão raro! - suspirou a Sra. de Motteville.

  • -Porque é raro casar-se alguém sob o signo do amor! - disse o rei em tom desiludido.


Houve um silêncio um tanto constrangido. A rainha-mãe tro­cou com o cardeal um olhar desolado. Monsenhor de Fontenac ergueu uma das mãos com unção.


-   Sire, não se entristeça. Se os caminhos da Providência são insondáveis, os do deusinho Eros não o são menos. E, já que invoca um exemplo que parece tê-lo comovido, posso afirmar-lhe que esse nobre e sua mulher nunca se tinham visto antes do dia do seu casamento, abençoado por mim na catedral de Toulouse. Entretanto, depois de vários anos de união, coroados pelo nascimento de um filho, seu recíproco amor fulgura diante dos olhos menos atentos.


Ana d`Áustria teve uma expressão agradecida, e o monsenhor ergueu altivamente o queixo. "Hipócrita ou sincero?", pensava Anahí. A voz um tanto receosa do cardeal elevou-se de novo:



  • -Esta manhã pareceu-me estar em um teatro. Esse homem é feio, desfigurado, aleijado e, no entanto, quando apareceu ao lado de sua esplêndida mulher, seguido por esse grande mouro de ce­tim branco, eu pensei: "Como são belos!"

  • -Isso nos distrai de tantos rostos aborrecíveis - disse o rei.


-   É verdade que ele tem uma voz magnífica?


-   É o que dizem e repetem.


O gentil-homem que havia falado tornou a chacotear:



  • -Sem dúvida, é uma história extraordinariamente comovedora, quase um conto de fadas. E preciso vir ao Midi para ouvir se­melhantes coisas.

  • -Oh! Está insuportável com essa mania de zombar de tudo!


-   protestou mais uma vez a rainha-mãe. - Seu cinismo me desagrada, meu senhor.


O cortesão inclinou a cabeça e fingiu interessar-se pelo cão que roía um osso junto à porta. Vendo-o dirigir-se para o lugar de seu retiro, Anahí levantou-se precipitadamente para afastar-se.



Compartilhe este capítulo:

Autor(a): Bela

Este autor(a) escreve mais 37 Fanfics, você gostaria de conhecê-las?

+ Fanfics do autor(a)
Prévia do próximo capítulo

Deu alguns passos na antecâmara, mas o manto pesava-lhe mui­to e enganchou-se num dos puxadores de um consolo. Enquanto ela se inclinava para desembaraçar-se, o homem re­chaçou o cão com o pé, saiu e fechou a pequena porta disfarçada pela tapeçaria. Tendo desgostado a rainha-mãe, considerou pru­dente sair so ...


  |  

Comentários do Capítulo:

Comentários da Fanfic 2



Para comentar, você deve estar logado no site.

  • misterdumpet Postado em 06/02/2011 - 11:10:05

    Já está no ar o segundo capítulo de: Samira em tempos de guerra
    Ela escolheu a honra, o que acontecerá com a vida então?
    http://www.e-novelas.com.br/?q=webnovela&id=9859

  • pedrojunior Postado em 23/10/2010 - 22:39:11

    posta mais

    que participar da minha web Mutantes 2ª Fase?

    http://www.e-novelas.com.br/?q=webnovela&id=7782


- Links Patrocinados -

Nossas redes sociais