7º Capítulo
Selina : Irmãozinho, irmãozinho, vai virar anjinho. (SELINA USA UM PANO PARA PEGAR A CRIANÇA, ENTÃO O VIRA DE BRUÇO E O SUFOCA CONTRA O TRAVESSEIRINHO, SEM APERTAR MUITO PARA NÃO DAR A IMPRESSÃO DE QUE FOI ALGUÉM QUE O VIROU )
Selina : Ops! Coitadinho, tão novinho! Não vai receber a herança do papai, vai deixar para a irmãzinha! (ENTÃO PERCEBE QUE O BEBÊ NÃO RESPIRA MAIS, SORRI E DEVAGAR VOLTA PARA O SEU QUARTO )
Adelaide : (SE LEMBRA )Nossa! Fiquei de trocar ás baterias da babá eletrônica! Naia por favor, vai ver o bebê, se ele estiver dormindo traga, assim mesmo, eu vou dar de mamar!
Emílio : Querida estou indo!
Adelaide : Oras espere seu filhinho para dar tchau!
Emílio : Claro!
Então de repente todos ouvem o grito de Naia, Adelaide sai correndo junto com Emílio e Dara.
Adelaide : O que foi Naia? (ASSUSTADA )
Fabrício ouve o grito do lado de fora e se assusta, mais não sabe o que está acontecendo.
Naia : O bebê!
Adelaide chega ao bebê e o pega no colo, então percebe que ele está roxo e que não respira.
Adelaide : Não! Não! Emílio ele não respira. (COMEÇA A CHORAR DESPERADA )
Emílio : (ASSUSTADO ) Não pode ser! (VAI PERTO DO BEBÊ E COLOCA O OUVIDO EM SEU PEITO ) Não! Meu Deus não faça isso comigo! (PEGA O BEBÊ )
Adelaide então cai sentada no chão em prantos.
Adelaide : Meu bebê, meu bebê! (CHORA, DESESPERADA )
Dara : (CHORANDO ) Vou chamar ajuda!
Selina então entra no quarto.
Selina : ( FAZENDO-SE DE DESENTEDIDA ) O que foi, o que aconteceu?
Adelaide : O meu bebê o meu bebê!
Selina olha para o colo do pai e vê o bebê morto, faz uma cara de espanto e começa a chorar.
Selina : Ajude ele papai! Ajude ele! (VAI ATÉ A MÃE DESOLADA NO CHÃO E A ABRAÇA )
Emílio : (SAI CORRENDO COM O BEBÊ NO COLO ) Vou levá-lo ao médico meu filho não pode estar morto! (SAI COM O FILHO NOS BRAÇOS, VAI ATÉ UM DE SEUS CARROS )
Adamastor o motorista vem correndo.
Adamastor : Senhor aonde vai?
Emílio : Me leve Adamastor me leve pro hospital, agora!
Adamastor entra no carro e os dois saem, Fabrício olha aquilo muito assustado, e todos na casa ficam desolados com o acontecimento, acreditando que o bebê se virou sozinho no berço e acabou se sufocando.
Todos seguem no enterro, Adelaide é amparada pelo marido, muitos amigos da família, Dara está com Naia e Selina, fingindo a dor, é amparada pelo amigo Alê.
Na hora do enterro, Selina pega uma rosa.
Selina : (CHORANDO ) Eu queria dizer, que mesmo por pouco tempo meu irmãozinho, você nos fez muito feliz! Sei que você está bem agora, com os anjos do céu que vão te ensinar a voar, pois um anjo você já era! (JOGA A ROSA SOBRE O CAIXÃO SENDO SEPULTADO )
Todos se emocionam e Adelaide abraça a filha junto com Emílio.
De volta a mansão Adelaide está em choque, é levada pelo marido até o quarto do casal. Selina vai até o seu quarto junto com Alê.
Selina : (OLHA PARA ALÊ E SORRI )
Alê : Selina que sorriso é esse?
Selina : (COLOCA A MÃO SOBRE A BOCA E COMEÇA A RIR ) Você gostou da minha interpretação? O pivetinho morreu, aí que dózinha!
Alê : E você está sorrindo?
Selina : Voltei a ser a única herdeira! Deus é maravilhoso, escreve certo por linhas tortas!
Alê : Você é crazy girl! Oh my god me sacuda!
Selina : (DÁ UM PULO EM SUA CAMA E SORRI COM A MALDADE )
Fabrício está na casa, vai até Naia.
Fabrício : Senhora! Eu já terminei ás minhas coisas, vou embora!
Naia : Claro rapaz vou pegar seu dinheiro de hoje e de ontem!
Fabrício : Eu sinto muito pelo o que aconteceu!
Naia : Triste não? Coitada da Dona Adelaide, vai precisar de muita ajuda.
Fabrício : Os orixás vão ajudá-la a superar! Tenho muita fé neles, eles juntamente de Deus nos dão força e coragem para viver nesse mundo, cuidam da gente.
Fabrício vai saindo, Selina pega seu carro e vai saindo também junto com Alê até que avista o rapaz saindo.
Selina : (PARA O CARRO ) Nossa que gato você!
Fabrício : (OLHA PARA SELINA E ALÊ DESCONFIADO )
Selina : Deve ser o novo empregado da casa? É bem melhor que o outro que era um horror!
Alê : Vamos Selina!
Fabrício : Sou Fabrício! E você deve ser Selina a filha do Senhor Emilio e da Senhora Adelaide.
Selina : Sou eu mesmo gatão!
Fabrício : Eu sinto muito pelo seu irmãozinho!
Selina : (MUDA SUA FEIÇÃO ) Obrigada eu estou desolada com isso!
Fabrício : (DESCONFIA )
Selina : Quer uma carona? Pra onde você vai?
Fabrício : Não obrigado, vou passar em outro lugar antes de ir para casa.
Selina : Bom! Então ta! (ACELERA O CARRO E SAI )
Alê : Selina, as vezes não te entendo, tão culta e se interessa por um quebra- galhos?
Selina : O cara é bonito! Tinha potencial! Jamais casaria com ele, mais ir pra cama, quem sabe?
Alê : Agora me conta Selina, o que você fez?
Selina : Se eu te contar teria que te matar também!
Alê : (NA HORA PERCEBE A JOGADA E FICA ABISMADO )
Selina : Vamos deixar está história morrer Alê
Mariana e Dara conversam na beira da praia.
Mariana : Você tem que ser forte amiga!
Dara : Fico com muita pena do meu pai, minha vontade era de abraçar ele, dizer que eu o amo, que estou com ele nessa, mais não posso!
Mariana : Quem sabe agora ele não revele tudo?
Dara : Acho difícil! Mais tenho esperança.
Até que andando na praia surge Fabrício, ele anda triste e pensativo por ainda não saber nada sobre Dara.
Dara então se levanta para ir de encontro ao mar, Fabrício vem vindo e os dois se olham do nada.
Fabrício : (OLHA PARA DARA,TENTANDO LEMBRAR AONDE JÁ TINHA VISTO AQUELE ROSTO )
Dara : (OLHA PARA FABRÍCIO COM LAGRÍMAS NOS OLHOS E SENTE ALGO QUE NUNCA SENTIU ANTES )
Então uma chuva começa a cair de repente em meio ao Sol ainda posto e um arco-íris surge no céu entre o mar e o sol.
Mariana, então chama a amiga.
Mariana : Dara! Dara!
Fabrício olha para Mariana chamando Dara e olha para Dara e tem quase certeza que ela é a menina quem ele procura então se lembra.
Fabrício : (RECORDA )
Fabrício : Dara, tu volta um dia?
Dara : Não sei Fabrício! Mais me promete que um dia vai me buscar?
Fabrício : Prometo sim! Onde você estiver (ABRAÇA A MEN INA )
Fabrício : É ela! Dara!
8º Capítulo
Dara : (SE ASSUSTA ) Você sabe meu nome?
Mariana : Dara, vamos embora? Está chovendo...
Fabrício : É você Dara? (SORRI )
Dara : Me conhece da onde?
Fabrício : Sou eu Fabrício!
Dara : Me desculpa, mais não me lembro de você!
Fabrício : De Coqueiral dos Punhais, terreiro de mãe Babá!
Mariana : Você o conhece Dara?
Dara : Não consigo me lembrar.
Fabrício : Você saiu de lá muito pequena, com seu pai, veio para Salvador e agora eu te encontrei, finalmente eu te encontrei!
Dara : Como você sabe de tudo isso?
Fabrício : Fomos amigos de infância! Sei que é difícil lembrar!
No Quiosque perto da praia, depois de Fabrício explicar toda á história...
Dara : É difícil de acreditar, que eu vim desse lugar! Mais você falando, até consigo me lembrar dessa senhora.
Fabrício : Boa parte de nossa infância nós perdemos quando crescemos, ás lembranças se vão com o avançar dos anos.
Dara : Verdade, não me lembro de muita coisa, de quase nada na verdade! Mais o porque você veio atrás de mim?
Fabrício : Ela precisa te ver Dara!
Dara : Ela? À senhora?
Fabrício : Sim, mãe Babá precisa ver você!
Dara : Mais eu não posso deixar tudo aqui, tenho minha casa, minha faculdade, (TRISTE ) o meu pai! Manda um beijo pra senhorinha, diz a ela que sou grata dela ter cuidado de mim na minha infância, mais que não posso mais voltar lá.
Fabrício : Mais Dara!
Dara : (SE LEVANTA PEGA A AMIGA PELO BRAÇO E VAI SAINDO ) Agora preciso ir, sinto muito, tchau!
Mariana : Você vai deixar ele falando sozinho?
Dara : Vamos logo Mariana! (APRESSA OS PASSOS )
Fabrício fica sem reação e muito triste.
Mariana : Porque saiu desse jeito Dara?
Dara : Mariana, já pensou eu voltar para um lugar que eu nem me lembro onde é?
Mariana : Ele pareceu ser tão sincero!
Dara : Mais prefiro evitar Mariana, minha vida já é confusa demais!
Fabrício chega na casa de Dona Veta desolado, e começa a contar o que aconteceu.
Fabrício : Ela não ligou muito, só mandou eu agradecer mãe Babá por ter cuidado dela, ela não quis saber mais nada! É rica Dona Veta, pra que vai querer voltar lá no terreiro onde a base de tudo é a humildade!
Dona Veta : E você já desistiu? Como ela é?
Fabrício : Ela é linda como o céu e o mar juntos!
Dona Veta : Acho que não deve desistir Fabrício, acho que tem que lutar e levar essa menina para mãe Babá
Fabrício : Nem sei mais onde ela está, saiu correndo, não sei onde mora! Ela é rica e deve estar bem aqui.
Anoitece, Dara finalmente consegue adormecer, depois de muito pensar em Fabrício.
Dara : (ACORDA ASSUSTADA E QUANDO ABRE OS OLHOS SE DEPARA COM SARA SUA MÃE OLHANDO PARA ELA, DARA NÃO SABE QUEM É, SARA ESTÁ DE AZUL, COLARES E UMA LUZ FAZ ELA BRILHAR )
Sara : Não sinta medo filha, é preciso começar a missão, muito cuidado, coisas terríveis estão por vir! (VAI SUMINDO ) Cuidado filha de Oxum! Ela é perigosa, volte, volte....
Dara : (DARA NOVAMENTE, ACORDA , A PRÍNCIPIO TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO, IMAGINA )
No outro dia. Fabrício chega na mansão com a notícia que está indo embora, mais quando entra na cozinha não encontra Naia, então entrando pelos corredores vê a porta de um quarto aberta, e uma janela com uma vista incrível para o mar, se encanta e nem percebe que está num lugar que não poderia estar. Dara entra e os dois se assustam ao se olharem.
Dara : O que está fazendo aqui?
Fabrício : Dara!
Dara : O que você está fazendo aqui? Como sabe onde eu moro? Está me perseguindo?
Fabrício : Calma Dara! Eu trabalho aqui!
Dara : Mentira! Nunca vi você aqui.Vá embora Fabrício, vá embora!
Fabrício : Me desculpa, eu não quis...
Dara : Não quero mais saber, você está no meu quarto sem a minha permissão!
Fabrício : Seu quarto? (ESTRANHA ) Não é muito pequeno para ser o seu quarto?
Naia entra no quarto da menina.
Naia : Fabrício? O que ta fazendo aqui?
Fabrício : Estava procurando por você Naia! Eu vim avisar que estava indo embora...Mais os Orixás sabem o que fazem, estava trabalhando aqui, sem saber que a pessoa que estava procurando estava tão perto de mim, tenho a missão de levar você até mãe Babá e vou levar Dara com a força dos Orixás.
Naia : (FECHA A PORTA ) Não estou entendendo! O que você está falando?
Dara : Ele está dizendo que faz parte do meu passado Naia, que ele veio da onde o meu pai me trouxe!
Naia : (SENTA ) Meu Deus, a baiana Veta disse mesmo que você estava a procura de alguém, por isso estava em Salvador. Rapaz você tem que ir embora, não pode ficar aqui, é muito perigoso, se alguém descobre.
Fabrício : Agora quem não está entendendo sou eu! Dara, porque você dorme neste quarto pequeno de empregada, se você é a filha do dono desta mansão?
Dara : (TRISTE E ENFURECIDA ) Porque sou um segredo aqui Fabrício! Mais isso não é da sua conta!
Naia : Acontece que os familiares do senhor Emílio não sabem que Dara é filha dele. E não podem saber, até que ele resolva contar.
Dara : Eu entendo os motivos do meu pai, por favor, não quero mais saber do meu passado! Não me lembro da minha infância, e agora preciso resolver o meu futuro, vou ser professora e ter minha própria vida, eu não quero saber se o meu pai vai falar para a família quem eu sou de verdade e não quero saber de voltar com você, não acredito nos seus orixás e nas suas crenças, quero somente que vá embora.
Fabrício : (FALA EM TOM ALTO ) Você não precisa crer nos orixás para eles existirem ou te protegerem, eles simplesmente existem e te protegem, os orixás estão além do nosso destino, além do que cremos e acreditamos, quando nos é dado uma missão só depende de nós cumprirmos, você acreditando ou não é uma filha de oxum, é uma filha de santo, está no seu sangue, e não tem como mudar, só como ocultar. Me desculpe se incomodei, estou indo embora para Coqueiral dos Punhais, continue com sua vida “feliz” Dara! (SAI DO QUARTO )
Naia : Dara!
Dara : (SEM REAÇÃO ) Sim?
Naia : Vá atrás dele! Ouça o que ele tem a dizer, acho que chegou a hora.
Dara : (SAI CORRENDO ATRÁS DE FABRÍCIO, O PEGA JÁ NO PORTÃO DE SAÍDA DA MANSÃO) Fabrício!
9º Capítulo
Fabrício : (OLHA PARA DARA COM DESPRESO ) Você já disse o que tinha que dizer, vou ficar longe!
Dara : Não é nada disso! Posso te levar num lugar?
Fabrício : (ESTRANHA ) Um lugar?
Dara : Sim, vem comigo! (PEGA FABRÍCIO PELAS MÃOS E SAI )
Adelaide já está acordada, mais continua deitada olhando para o teto de seu quarto fixamente.
Emílio : Meu amor vou tirar férias do trabalho, então vamos viajar o que acha? Vamos para a casa de Paris, passamos um tempo lá e voltamos quando estivermos bem!
Adelaide : Tudo bem! Acho que será melhor.
Emílio : Vamos o mais rápido possível! Só preciso ajeitar algumas coisas na empresa!
Dara leva Fabrício até a cachoeira.
Dara : É aqui que venho quando estou me sentindo triste, ou quando quero me sentir próxima de algo que não sei bem ainda o que é!
Fabrício : É linda essa cachoeira, não tão linda quanto a que nós temos próxima ao terreiro.
Dara : Fabrício me conte mais sobre isso.
Fabrício : Contarei o que sei! Mãe Babá disse que sua mãe era filha de Iemanjá, á Rainha do Mar, Oxum é a extensão de Iemanjá, sua mãe Sara era dedicada aos trabalhos do terreiro, mesmo trabalhando fora, quando ficou grávida de você parou de trabalhar, pois não tinha sido aceita pela família, no seu nascimento a própria mãe Oxum tirou você do ventre de sua mãe, claro manifestada no corpo de mãe Babá que é de Oxum a Deusa das Cachoeiras e águas doces, possuidora de uma beleza e uma vaidade exuberante, com seu espelho na mão, encantadora de corações, meu orixá é meu pai Oxossi o Deus das Matas e dos animais se apaixonou por Oxum que se apaixonou por Oxossi.
Dara : É tudo muito lindo, mais não sei se acredito, será que essa força realmente existe?
Fabrício : Você não sente a força dos orixás Dara, o destino que nos uniu até aqui? Dara, vem comigo!
Dara : Não posso Fabrício! Mais prometo pensar, por enquanto é tudo tão confuso em minha cabeça.Não entende Fabrício, não posso passar pelo meu pai, é ele quem me dá tudo, não quero ser rica que nem a Selina, só quero o amor dele como pai.
Fabrício : (OLHA PARA OS OLHOS DE DARA, E PASSA A MÃO EM SEU ROSTO ) Você é linda como Oxum!
Dara : (OLHA PARA FABRÍCIO E SENTI UMA LINDA ATRAÇÃO )
Os Dois se aproximam para um lindo beijo, os lábios se encostam.
Dara : Não Fabrício! (AFASTA FABRÍCIO ) Desculpa Fabrício! (SAI CORRENDO )
No terreiro mãe Babá coloca a mão no coração, parecendo sentir alguma dor.
Selina chega de taxi num barzinho bem ralé, que fica na parte baixa da cidade de Salvador, óculos escuros, como se quisesse não ser vista.
Selina : (SENTA ) Uma água, por favor! (PENSA ) Ele sempre atrasado, cara incompetente.
Então alguém entra no barzinho, e Selina o olha.
Selina : Até que enfim você chegou! ( É SAMUEL NETO DE DONA VETA ) Como andam nossos planos? Precisamos ser rápidos!
Samuel : O Paulistinha já está vindo para Salvador!
Selina : Ótimo! Nada pode dar errado Samuel.
Samuel : Só quero minhas partes do nossa combinado depois, espero que tudo de certo!
Selina : E terá! Aos poucos vou tornar você um grande gerente da Cordel’s, basta nada sair dos controles.Depois vamos ver o que fazer com esse tal Paulistinha.
Dias depois...Dara e Fabrício estão bem mais próximos, os dois andam pela praia de noite.
Dara : Fabrício, eu andei conversando com o meu pai, e me parece que ele não pretende contar tão já que sou sua filha para Adelaide.
Fabrício : Tudo tem seu tempo Dara, preciso falar, mãe Babá não está nada bem!
Dara : O que aconteceu?
Fabrício : Não sei, mais sinto falta de casa e do terreiro, queria muito voltar, mais fiz uma promessa que só sairia de Salvador com você.
Dara : (RESPIRA FUNDO ) Ainda não sei, mais prometo dar uma resposta amanhã!
Fabrício : (SE APROXÍMA DE DARA, E LHE DÁ UM FORTE BEIJO DE AMOR )
No dia seguinte Selina que está tomando banho de sol na beira da piscina, percebe Fabrício trabalhando.
Selina : (SIMPATÍCA ) Oi!
Fabrício : (ESTRANHA ) Oi!
Selina : A gente já se falou uma vez né!
Fabrício : Sim!
Selina : Fabrício?
Fabrício : (EMCABULADO ) Sim!
Selina : Oras não precisa ficar vermelho rapaz! Quer tomar um suco, não tem ninguém em casa, todo mundo hoje resolveu sair e me deixar sozinha. Ai você não fala nada não?
Fabrício : Não obrigado! Estou terminando aqui, e preciso tirar algumas madeiras lá de trás que Naia pediu.
Selina : (SE ENCOSTA MAIS EM FABRÍCIO ) Você é uma delicia sabia!
Fabrício : Por favor! (SE AFASTA )
Selina : Eu não sou bonita, Fabrício? (PASSA A MÃO NO RAPAZ )
Fabrício : Sim! Mas...
Selina : (SILÊNCIA FABRÍCIO E O BEIJA )
De repente Dara chega da faculdade e vê tudo, ela olha e sai correndo para seu quarto.
Fabrício : (AFASTA SELINA ) Não garota, Oxente ta ficando maluca?
Selina : Vai dizer que não gostou?
Enquanto isso Dara no seu quarto.
Dara : Traidor! Ele mentiu para mim! (CHORA )
Fabrício entra no quarto.
Dara : Sai daqui Fabrício, eu nunca mais quero ver você! Você é um traidor, mentiroso, hipócrita!
Fabrício : Eu não sou nada disso que você está dizendo Dara
Dara : Como fui boba, acreditar num cara que acabei de conhecer, e quase fui caindo na sua lábia, já estava decidida em ir com você para ver essa mãe Babá. Sabe quando eu vou Fabrício? Nunca!
Fabrício :Você não viu nada, está deduzindo as coisas erradas!
Dara : Eu vi com os meus olhos!
Fabrício : Foi tudo um mal entendido Dara (TENTA ABRAÇÁ-LA ) Eu estou muito apaixonado por você Dara, como pode pensar que eu...
Dara : (O EMPURRA ) Mais eu nem um pouco por você, sai daqui, vai embora pra sua cidadezinha e pro seu lugarzinho da onde você veio, não quero saber de nada de você e nem do que você pratica, vá embora e suma da minha vida pra sempre!
Fabrício : (A OLHA MAGOADO E SAI )
Dara : (CHORA )
Fabrício faz suas malas na casa de Dona Veta.
Dona Veta : Fabrício, não vá embora ainda, tente ao menos conversar com ela.
Fabrício : Me enganei quanto á Dara Dona Veta, ela não pensa como eu, ela nem sabe a importância que é para mim estar aqui!
Dona Veta : Mais ela viu algo que não agradou ela Fabrício, se coloque no lugar dela!
Fabrício : Eu compreendi, mas ela não acreditou em mim, preferiu não me ouvir e mandou eu voltar de onde eu vim, é isso que vou fazer, amanhã vou lá falar com Naia e de lá mesmo vou pra Rodoviária, vou voltar para Coqueiral dos Punhais.
Samuel : (ENTRA DEBOCHANDO ) Finalmente se tocou que aqui não é seu lugar não é?
Dona Veta : Samuel, largue de ser inconveniente.
Fabrício : Realmente aqui não é meu lugar.
Samuel sai e seu telefone celular toca.
Samuel : Alô!.. Paulistinha, você já está em Salvador?... Ok!
10º Capítulo
De manhã na mansão, Emilio, Adelaide e Dara tomam café da manhã.
Adelaide : Amanhã estaremos viajando uma hora dessas! Estou muito feliz, quero respirar outros ares. (Alê chega )
Alê : Good Morning! Bom dia a todos! (Vai até o quarto de Selina )
No quarto de Selina.
Selina : Hoje é o grande dia Alê!
Alê : Eu ainda não entendi o porquê pediu para fazer essa festa na minha casa, estou preocupado.
Selina : Alê fique tranquilo! Você mandou convite para todos nossos amigos?
Alê : Claro!
Selina : Ótimo quero todos lá! Bom, você vai arrumar tudo e eu preciso resolver uma outra coisa, nos encontramos ás 14 horas na sua casa!
Alê : Pensei que você fosse me ajudar.
Selina : E vou, se alguém perguntar passei o dia todo com você Alê!
Enquanto isso Fabrício já estava avisando Naia que iria embora.
Naia : Então é isso mesmo rapaz!
Fabrício : Estou indo pra Rodoviária agora mesmo, quero voltar de onde eu vim!
Naia : Não vai nem conversar com Dara?
Fabrício : Não! Acabou!
Naia : Foi excelente Fabrício, é um bom rapaz!
Fabrício : Obrigado Naia! Tenho que ir o taxi está me esperando! (SE DESPEDE E SAI )
Na cozinha da mansão.
Emílio : Bom eu já estou indo então!
Adelaide : Querido eu vou com você, vou pegar carona e aproveitar o motorista. Minha bolsa está lá em cima, por favor, pegue pra mim Dara?
Dara : Claro!
No quarto de Selina.
Selina : Alê, você não sabe o que aconteceu ontem!
Dara entra no quarto de Adelaide pega a bolsa e passando pelo corredor, percebe Selina falando, a porta está entre aberta.
Selina : Sabe o quebra galho bonitinho que trabalha aqui em casa? Ontem fiz uma coisa com ele! Eu puxei papo com ele, e falei o quanto ele era bonito e o chamei de gostoso. (RI ) Você precisava ver a cara de Mané dele! Aí então eu comecei a chegar mais perto e tasquei um beijo nele. Acredita que ele me empurrou? Disse que já tinha alguém, que não queria nada comigo e me chamou de louca!
Dara : (ENTRA COM TUDO NO QUARTO ) Você não tinha o direito de fazer isso Selina! (DA UM TAPA NO ROSTO DE SELINA )
Selina : (ASSUSTADA ) Sua louca! O que aconteceu?
Dara : Fica longe de mim Selina, fica longe das pessoas que eu amo, fica longe! Você não vai destruir a minha vida.
Selina : Escuta aqui sua negrinha desaforada...
Dara : (EM SEGUIDA DA OUTRO TAPA EM SELINA ) Cala a boca! Está avisada! (SAI DO QUARTO )
Selina fica sem entender nada e Dara leva a bolsa para Adelaide.
Adelaide : O que aconteceu Dara, por que você demorou?
Dara : Não dá pra falar agora gente! (ENTRA NA COZINHA PARA FALAR COM N AIA ) Naia o Fabrício, ele veio hoje?
Naia : Nossa menina, que afobação é essa?
Dara : Ele não estava mentindo Naia, o Fabrício estava sendo sincero! Eu to apaixonada por ele Naia, e eu quero sim voltar de onde eu vim, saber das minhas raízes!
Naia : Dara, então precisa correr, pois o Fabrício acabou de sair daqui dizendo que estava indo para rodoviária, ele vai voltar para Coqueiral dos Punhais.
Dara : (SAI CORRENDO ATÉ SEU QUARTO, PEGA UMA MALA COLOCA ALGUMAS ROUPAS ) Naia, eu volto assim que resolver tudo, diz pra eles que mandei beijos, e pro meu pai que o amo muito! Preciso ir Naia. (SAI CORRENDO )
O Taxi em que Fabrício está fura o pneu do nada, e o motorista têm que trocar.
Fabrício : Moço o senhor pode ir logo, to com a passagem comprada, e vou perder meu ônibus!
Enquanto isso Selina entra num balcão abandonado, olhando para os lados, parece procurar alguém. Então Selina vê Samuel acompanhado de um sujeito.
Selina : Samuel, Paulistinha, preparados pra hoje? Vou para a festa me faço ser notada por todos, fico com o cara que marquei, o Bruno, faço ele dormir e saio, encontro vocês na frente de casa, conseguiu o carro Samuel?
Samuel : Sim!
Selina : Ótimo! As câmeras de casa, elas não gravam, por isso não vamos ter problemas, meu pai nunca se preocupou com a segurança daquela casa mesmo. A porta vai estar aberta, minha mãe já deu folga para as outras empregadas só vai estar na casa Dara e Naia.
Paulistinha : Elas não vão atrapalhar meu?
Selina : Claro que não, vão dormir! Vamos simular um assalto, vou pegar todas as jóias e abrir o cofre que é dentro do armário dos meus pais, eles já deixam aberto, confiam demais nos empregados da casa. Depois que pegarmos tudo e vocês dois fazerem o que tem pra fazer, fugiremos para o alto das pedras, lá eu vou dar o seu dinheiro Paulistinha. O combinado, tudo que estiver no cofre e depois nos encontraremos na Europa para te dar o resto, claro assim que minha herança sair, você conseguiu as silenciosas?
Samuel : Sim ele conseguiu!
Selina : Samuel não se esqueça, todos de luva, você leva as minhas! Ótimo! Então nos vemos depois!
Fabrício está na estação rodoviária, colocando á mala no ônibus que vai partir para sua cidade, Dara vem correndo, Fabrício sobe o 1º degrau da escada do ônibus para Coqueiral.
Dara vê o ônibus de longe, e logo depois vê Fabrício e grita forte.
Dara : Fabrício!
Fabrício : (ESCUTA DARA E A OLHA DE LONGE, SURPREENDIDO DESCE NOVAMENTE DO ÔNIBUS E VAI AO SEU ENCONTRO )
Dara : Fabrício!
Fabrício : O que você está fazendo aqui?
Dara : Eu já sei de tudo, me desculpa! (O BEIJA ) Eu vou com você!
Eles embarcam no ônibus e Dara suspira fundo.
Adelaide e Emilio chegam em casa e Naia vai ao encontro deles pra contar que Dara foi embora.
Emílio : Dara foi assim, sem mais nem menos?
Naia : Ela precisou ir!
Emílio : Para onde Dara foi?
Adelaide : Vou subir, terminar de arrumar as coisas para a viagem, vamos Emílio? (Vai saindo, Emílio olha para Naia )
Naia : Ela mandou dizer ao senhor, que te ama, e que volta assim que descobrir sua história!
Mais tarde Dara e Fabrício chegam em Coqueiral dos Punhais.
Dara : Esse lugar é mágico Fabrício!
Fabrício : Adoro esta cidade, é pequena mais é linda!
Dara : Estou um pouco nervosa, de conhecer mãe Babá!
Eles então chegam ao terreiro e de pé a espera está mãe Babá no portão do terreiro, como se já soubesse que Dara estava voltando.
Mãe Babá : (EMOCIONADA ) Dara!
Dara : (OLHA PARA MÃE BABÁ, E PARECE RECONHECE- LÁ, CHEGA PERTO DE MÃE BABÁ E SEM PENSAR A ABRAÇA CARINHOSAMENTE )
11º Capítulo
Mãe Babá : Eu estava te esperando menina, eu e os orixás!
Dara : (CHORANDO ) Eu via a senhora nos meus sonhos, mais não me lembrava da onde a conhecia!
Fabrício : (ABRAÇA E PEDI A BENÇÃO A MÃE BABÁ ) A senhora está bem maínha?
Mãe Babá : Eu sabia que você iria conseguir meu filho, obrigada! Vem comigo Dara!
Mãe Babá leva Dara até o meio do terreiro.
Mãe Ba bá: Foi aqui minha filha!
Dara : Aqui o que?
Mãe Babá : Foi aqui onde você nasceu, onde Oxum te trouxe ao mundo. Porque essa é sua casa Dara! Dara eu vou te ensinar as coisas que aprendi.
Dara : Eu quero mãe Babá! Quero aprender tudo, mais eu preciso voltar pra casa, para o meu pai.
Mãe Babá : Você vai passar um tempo aqui, e vai voltar quando eles vierem te buscar!
Dara : (ESTRANHA ) Eles? Eles quem?!
Mãe Babá : Você e Fabrício estão apaixonados um pelo outro?
Dara : Como sabe?
Mãe Babá : Não precisa ser mãe de santo para saber isso minha filha!
Dara : Acha que vai dar certo?
Mãe Babá: Está muito além do destino o caminho de vocês Dara, muitas coisas irão acontecer!
Na mansão...
Adelaide : Descobriu para onde Dara foi?
Emílio : Sim!
Adelaide : Meu amor!
Emílio : Hum! (PENSATIVO )
Adelaide : Você não tem nada para me contar?
Emílio : O que?
Adelaide : Vem aqui! (MANDA O MARIDO CHEGAR MAIS PERTO )
Emílio : O que você quer me falar?
Adelaide : Essa viagem será maravilhosa sabia? Ao lado do homem que mais amo nesse mundo!
Emílio : Te amo também Adelaide!
Adelaide : Eu queria que você me contasse, acho que sei disso desde que ela chegou nessa casa, eu respeitei você e seu segredo, mas como nunca tive certeza, não podia falar com você sobre isso. Eu sei que Dara é a sua filha!
Emílio : (ASSUSTADO ) Como sabe disso?
Adelaide : Eu sempre soube, pois ela tem a sua bondade, a sua perseverança, seu jeito e seu olhar!
Emílio : Eu nunca consegui te contar, durante todos esses anos, escondi, Dara sofreu com isso. E tive medo de perder você, me perdoe querida. (CHORA )
Adelaide : Hoje, tive a certeza absoluta de que Dara era sua filha, querido Dara é nossa família, sempre tentei mostrar para você que aceitaria ela, que pra mim também ela é uma filha. Me sinto aliviada de estarmos nos abrindo sobre essa história!
Emílio : (A BEIJA ) Preciso de você do meu lado, até o fim dos meus dias.
Adelaide : (RI ) Claro! Terá que me aguentar durante muito tempo.
Emílio : Te amo!
Selina está na festa se mostrando para todos, rindo muito e se divertindo,dança e cumprimenta todos. Está com Bruno, rapaz com quem “fica”, Selina faz questão que todos a vejam com Bruno e consegue chamar a atenção de todos.
Selina : Vamos pro quarto?
Bruno : Claro!
Então sobe as escadas da mansão com o rapaz e entra num dos quartos, começa os agarros com Bruno e prepara uma shampagne para os dois, só que na dele coloca um sonífero muito forte. Os dois tomam, e logo em seguida o rapaz fica dopado. Selina então pega o celular de Bruno e faz uma ligação.
Selina : (AO CELULAR ) Vocês já estão aí? Estou saindo daqui agora! (ENTRA DENTRO DO CLOSET E PEGA UMA PERUCA PRETA, COLOCA UMA ROUPA ESCURA, DESLIGA O CELULAR )
Selina sai de cabeça baixa e ninguém a reconhece, nem mesmo Alê que está muito distraído, do lado de fora num carro escuro e com as lanternas apagadas a espera. Selina entra no carro que acelera logo em seguida.
Na mansão as luzes estão apagadas, são 1:30 da madrugada, o carro em que Selina está chega, e sem nenhum alarde desce Selina, Samuel e Paulistinha, todos com roupas escuras e luvas pretas.
Selina : Vamos ter que pular o muro!
Eles pulam o muro, Selina é ajudada por Paulistinha, vão até a porta de entrada da cozinha e Selina quebra o vidro com um pano enrolado na mão, para não fazer nenhum barulho, eles arrombam a porta. Selina então em gestos mostra para eles aonde os pais dormem. Selina abre devagar a porta do quarto dos pais, e eles dormem tranquilamente, então Paulistinha e Samuel sacam as armas com cano silencioso.
Samuel treme demais, Paulistinha fica ao lado de Adelaide e Samuel ao lado de Emílio junto com Selina, que faz questão de ver tudo. Paulistinha aponta a arma para a mãe de Selina e Samuel para o pai, e num sinal de Selina com um olhar macabro, Paulistinha atira no peito de Adelaide duas vezes. No mesmo tempo Samuel não consegue atirar e treme muito.
Samuel : Não vou conseguir!
Selina : Vai seu idiota, ele vai acordar! (SUSSURA )
Emílio então abre os olhos assustado e vê a filha, Selina toma a arma da mão de Samuel e atira duas vezes, um tiro pega na cabeça e o outro no peito de Emílio.
No terreiro Dara que estava dormindo, acorda de repente e coloca a mão no coração, parecendo sentir uma forte dor.
Selina : Seu idiota quase você estraga tudo! Agora vamos rápido, Paulistinha o cofre dentro do closet faz a limpa.
Paulistinha entra dentro do closet e começa a bagunçar tudo, acha o cofre aberto e todas as jóias e dinheiro, ele pega muitos Dólares, coloca dentro das mochilas.
Eles saem da casa pelo mesmo lugar que entraram, pegam o carro e se dirigem até Alto da Pedra, próximo as mansões, pegam uma pequena trilha até as pedras.
Selina : Aqui é o melhor lugar para terminar o nosso plano! (SELINA OLHA PARA PAULISTINHA )
Samuel : Ta, agora o Paulistinha pega toda a grana e viaja para a Europa? E depois que você receber a herança, vai pra lá encontrar com ele e dá o resto do dinheiro?
Selina : Sim, exatamente! Agora Paulistinha!
Paulistinha saca a arma e atira no peito de Samuel que cai sobre o chão.
FLASHBACK
Selina se encontra com Paulistinha.
Selina : Depois que fizermos tudo, vamos até o Alto da Pedra e você acaba com a vida de Samuel.
Paulistinha : Pra mim tudo bem, mas não acha que vai dar muito na cara?
Selina : Não! Confie em mim, e faça o que estou pedindo, assim sobrará muito mais grana para você, e não vai precisar dividir com ele!
Paulistinha : Você realmente não quer deixar rastros.
Selina : E em você eu posso confiar, pois sabe o que é matar! Só estou usando Samuel, pois ele trabalha com o meu pai e será um excelente assassino psicopata para a policia.
VOLTA
3:50 da Madrugada
Selina : Ótimo trabalho Paulistinha! (CHEGA PROXÍMO AO CORPO DE SAMUEL )
Paulistinha : Sou muito bom de mira! Qual é o plano agora Selina?
Selina : Agora com esse aqui morto o plano é o seguinte! (NA MÃO DE SAMUEL MORTO, ELE SEGURA A ARMA, SELINA OLHA E COM A MÃO DO PROPÍO RAPAZ, FAZ OS DEDOS DELE APERTAR O GATILHO EM DIREÇÃO A PAULISTINHA, O TIRO É CERTEIRO )
Paulistinha cai morto na hora.
Selina : O plano é não ter planos nenhum com vocês! Dois bandidos que mataram, brigaram por dinheiro e se mataram, na hora da divisão!
Selina desce a trilha, vai até um ponto de Taxi mais próximo, pega o 1º que vem e volta para a festa na casa de Alê, ainda de peruca entra sem ninguém perceber, encontra Bruno ainda dormindo, tira a peruca, tira toda a roupa, coloca de volta no closet, começa a beijar Bruno.
Selina : Vamos acordar! (BEIJANDO O CORPO DO RAPAZ E TIRANDO SUAS ROUPAS, BRUNO ACORDA ATORDUADO )
Bruno : O que aconteceu? Selina?
Selina : Você foi maravilhoso gato! Vamos fazer de novo?
Bruno : De novo?
Selina : Sim, vamos fazer amor de novo, não lembra da primeira, bebida forte essa em...
Bruno : (COMEÇA A DESPERTAR E BEIJAR SELINA ) Claro que me lembro, você é inesquecível!
Os dois fazem amor.
12º Capítulo
Selina chega como se nada tivesse acontecido, abre o portão, entra com o carro. Dentro da casa, percebe que Naia não percebeu o acontecido.
Selina : Naia! (Vai até o quarto de Naia que se arruma para sair, já que está de folga )
Naia : Oi!
Selina : Sabe se meus pais já foram?
Naia : Sabe como eles são quando vão viajar, saem de manhãzinha mesmo, e não acordam ninguém!
Selina : Pode me levar um suco no meu quarto, sei que é sua folga...
Naia : Já levo Selina!
Selina então sobe as escadas da mansão, olha a porta do quarto dos pais aberta, vai até a porta e abre, olha para os pais mortos, dá um sorrizinho e de repente começa a gritar desesperadamente.
Naia escuta, e sai de seu quarto correndo, se depara com Selina ajoelhada no corredor em frente ao quarto dos pais, gritando e chorando.
Selina : (CHORANDO ) Estão mortos, mataram meus pais!
Naia olha para o quarto e se espanta com os patrões mortos daquela maneira.
Naia : (ASSUSTADÍSSIMA, CORRE PARA PEGAR O TELEFONE E LIGAR PARA A POLÍCIA )
A Polícia está na casa, muitos carros e fotógrafos circulam a mansão, Selina finge aparentar estar em estado de choque, sentada na sala chorando muito, sendo amparada por Naia que está muito chocada e triste. A Delegada Socorro conversa com os investigadores e a perícia tira fotos da cena do crime.
Del. Socorro : Tudo indica ser um assalto seguido de morte?
Inves. Nonato : Sim, é o que está parecendo!
Socorro : (OLHA PARA SELINA CHORANDO ) Aquela ali é a filha do casal? Vou falar com ela.
Nonato : É melhor não, deixa isso pra depois delegada.
Socorro : Oxente, e você não me conhece, fale o que eu não posso fazer (CHEGA BEM PERTO DELE ) que eu faço! (VAI ATÉ SELINA E SE APRESENTA ) Menina, meus pêsames.
Selina : (SE LEVANTA E CUMPRIMENTA A DELEGADA ) Obrigada! (CHORANDO )
Socorro : Eu sou Delegada Socorro, estou no caso do seus pais, tenho que fazer algumas perguntas pra você, seu nome?
Selina : (ESTRANHA, MAIS DISFARÇA ) Selina! Eu agora não estou em condições de responder nada delegada! Eu só quero os assassinos dos meus pais preso!
Socorro : Onde você estava ontem a noite Selina?
Selina : Eu estava na festa do meu melhor amigo.
Socorro : Chegou aqui que horas?
Selina : Não me lembro, acho que por volta dás seis e meia da manhã.
Socorro : Tudo bem! Depois conversamos mais...Ah! Anota para mim o endereço da onde foi a festa, e o nome do seu amigo.
Dara está com Mãe Babá.
Mãe Babá : Os orixás nos guia em nossa caminhada aqui na terra filha, quando nascemos na hora do nascimento recebemos as energias dos orixás que nos rege e que nos protege ao longo de nossa vida, chamando assim de pai ou mãe de nossa cabeça.
Dara : Tenho muito medo de tudo isso ainda!
Mãe Babá : Hoje vamos ter a gira aos orixás e você irá ver que não precisa ter medo algum Dara.
Dara : Mãe o Fabrício está me chamando, vou lá! (VAI SAINDO ATÉ FABRÍCIO )
Mãe Babá : (MÃE BABÁ, PASSA MAL, MAIS DESFARÇA O MAU ESTAR )
Na Delegacia, o Investigador Nonato chega na sala da Delegada Socorro com uma notícia.
Nonato : (EUFÓRICO ) Delegada Socorro! Você precisa saber.
Socorro : Desembucha homem!
Nonato : A polícia achou um carro abandonado perto de uma trilha, que dá para um lugar chamado Alto das Pedras, seguindo a trilha, eles acharam 2 homens mortos.
Socorro : Ta e daí o que eu tenho a ver com esses presuntos?
Nonato : Acontece que eles estavam com pertences que tudo indica ser da mansão dos Cordeiros!
Socorro : (LEVANTA DE SUA CADEIRA ) Me leva lá agora!
Chegando no local onde está o corpo de Samuel e Paulistinha.
Socorro : (OLHA OS RAPAZES ) Eles se mataram? Porquê?
Nonato : Talvez na hora da divisão do dinheiro!
Socorro : Qual a quantia que eles roubaram?
Nonato : Dez mil dólares, tirando ás jóias!
Socorro : Uuuu!!! Isso já dava pra pagar minhas contas. Estavam com identidade?
Nonato : Apenas um deles! Samuel Ribeiro Costa.
Socorro : Vê de onde esse cabra é? Vamos fazer uma visita na casa dele!
Na casa de Dona Veta, a senhora começa a se preocupar pois não viu o neto e não sabe dele. Até que o carro de Nonato chega, junto com Delegada Socorro. Dona Veta percebe e sai imediatamente para ver quem é!
Dona Veta : Pois não?
Socorro : Boa tarde senhora!
Dona Veta : Boa Tarde!
Socorro : (ESTENDE A MÃO PARA DONA VETA ) Meu nome é Socorro, sou delegada esse aqui é o investigador policial Nonato.
Dona Veta : Meu Deus aconteceu alguma coisa com o meu neto, o que ele aprontou?
Socorro : Dona, Samuel Ribeiro Costa é seu neto?
Dona Veta : Sim ele é meu neto!
Socorro : Eu sinto muito, seu neto foi encontrado hoje num lugar chamado Alto das Pedras.
Dona Veta : Encontrado? Ele está bem?
Socorro : (BALANÇA A CABEÇA NEGATIVAMENTE ) Ele está morto!
Dona Veta passa mal e é socorrida por Socorro e Nonato.
Naia e Mariana seguem o cortejo do velório de Adelaide e Emílio, Selina segue na frente amparada por Alê, de preto e óculos escuros, fingindo estar muito abatida. Os amigos do casal também estão presente, e a Delegada Socorro e Nonato também acompanham.
Naia : Não consegui avisar Dara, coitada! Eu não sei onde ela está direito, não tem um telefone, nada!
Mariana : Minha amiga deveria estar aqui, ela vai ficar arrasada quando souber!!
Na hora de enterrar os pais Selina faz um discurso diante do túmulo.
Selina : (CHORANDO ) Pai, Mãe eu queria entender o porque Deus tirou vocês de mim, primeiro o meu irmãozinho e agora vocês, me deixando sozinha nesse mundo de injustiça, como vou sobreviver sem o teu carinho mãe, como vou viver sem teus abraços pai? Me desculpa as vezes que fui uma má filha, me desculpem por tudo o que fiz a vocês. Um dia iremos todos nos encontrar em algum lugar e nos abraçaremos de novo!
Todos ficam emocionados com Selina, Mariana e Naia se olham e não se emocionam nem um pouco, Delegada Socorro olha bem para Selina mais não se emociona.
Dias depois na Delegacia, Delegada Socorro já colhem depoimentos com todas as pessoas que estiveram com Adelaide e Emílio naqueles dias, além de outros envolvidos como Dona Veta e Bruno que esteve com Selina naquela noite e seria o álibi. Só faltava uma pessoa, Dara.
Socorro : Então Dara é filha de Emílio Cordeiro, é isso mesmo dona Naia?
Naia : Sim delegada! Dara chegou na mansão com cinco anos de idade, e foi criada por mim e pelo pai, sem que Dona Adelaide e Selina soubessem, a senhora precisa ir atrás de Dara, Dona Veta sabe onde ela está.
Nonato : Acha que Dara tem algum envolvimento nesse caso?
Naia : Claro que não! Dara foi viajar logo pela manhã, para Coqueiral dos Punhais, isso já faz quase 1 semana e meia, Dara é uma menina encantadora jamais faria isso.
Socorro : Nonato, fale com Dona Veta, nós dois vamos até Coqueiral dos Punhais atrás de Dara.
Fabrício e Dara estão na cachoeira, eles se beijam e fazem amor. A semana inteira Dara esteve com mãe Babá aprendendo tudo sobre o terreiro, participou de giras, fez algumas obrigações feitas por mãe Babá. Logo a noite Dara e Mãe Babá conversavam.
Mãe Babá : Filha você irá passar por muitas coisas nessa vida, mais será forte e uma autêntica filha de Oxum, antes de vir para essa terra, os orixás te ensinaram muitas coisas eles sabem tudo sobre nosso destino, eles guiados pelo pai maior. (SE LEVANTA VAI ATÉ O ALTAR ) Ebitá Osálaeô! Igbá! Poderoso Oxalá eu te saúdo! (COMEÇA A PASSAR MUITO MAU, DARA SOCORRE ELA E COMEÇA A GRITAR AOS FILHOS E FILHAS DE SANTO PEDINDO AJUDA )
13º Capítulo
Dara : (GRITA ) Socorro! Me ajudem! Por favor!
Abayomi a mãe pequena do terreiro vem correndo junto dás outras filhas.
Abayomi : (ASSUSTADA ) Mãe Babá!
Dara : Ela está passando mal, chamem ajuda!
Abayomi : (FALA PARA UMA DAS FILHAS ) Vá chamar Fabrício!
Mãe Babá : (FRACA ) Filha de Oxum...chegou a hora!
Dara : (COM MÃE BABÁ EM SEUS BRAÇOS ) Não, não fale mãe Babá.
Mãe Babá : A minha missão... (SUSPIRA FUNDO, SUA RESPIRAÇÃO É DIFÍCIL ) acaba aqui, mais a sua começa Dara!
Fabrício chega correndo e assustado.
Fabrício : Mãe Babá!
Dara : Ajude ela Fabrício!
Mãe Babá : Dara, continue! Tem que continuar!
Dara : O que? Não estou entendendo!
Mãe Babá : Filha de Oxum, você continua no meu lugar, você é a nova mãe de santo desta casa!
Dara : (CHORANDO ) Não posso! Não! Eu não sei nada, Abayomi fará isso.
Abayomi : Sim minha mãe, eu sou a mãe pequena desse terreiro! (NÃO ENTENDENDO )
Mãe Babá : (BALANÇA A CABEÇA NEGATIVAMENTE ) Dara, continue a missão, passara por provas de fogo, aprenderá muitas coisas, terá que escolher entre dois caminhos, a escolha certa está no seu coração! (RESPIRA FORTE E DESFALECE NO COLO DE DARA, DARA NA HORA SENTE UMA VIBRAÇÃO DE ENERGIA MUITO FORTE E INCORPORA A ORIXÁ OXUM, EMITINDO UM CANTICO E ABRAÇANDO O CORPO DE MÃE BABÁ, LÁGRIMAS CAEM PELOS SEUS OLHOS FECHADOS, TODOS CHORAM EMOCIONADOS )
Os preparativos para o ritual do Axexé (RITUAL FUNEBRE DO CANDOMBLÉ E UMBANDA ) se iniciam, Fabrício e Abayomi preparam ás folhas de palmeiras e outros preparativos no terreiro. Todos vestem branco, e enrolam os torços na cabeça, os panos ritualísticos.
Ao por do Sol, no terreiro todos de branco participam do ritual do Axexé, dançando e cantando os pontos e batendo os atabaques, muita emoção está envolvida, Dara está vestida e bonita mesmo com uma simples roupa de filha de santo.
Logo depois os filhos de santo seguem o cortejo do enterro de mãe Babá, Dara está muito emocionada, e Fabrício também. Abayomi leva o adjá e o toca no ar, ao longo do cortejo as filhas de santo e os filhos aos poucos recebem seus orixás, que dão os seus “bravos” e trazem sua energia para o espírito que parte da matéria carnal. Uma chuva fina cai e Dara então olha de longe ao fundo do cemitério e tem a visão de sua mãe Sara sorrindo e dançando para Iemanjá, o corpo vai descendo na cova o Sol ilumina mesmo com a chuva e Dara olha para sua mãe fixamente, e uma luz dourada vai chegando perto de Sara e dançando também como Oxum, com brincos dourados e uma roupa amarela, aparece Mãe Babá as duas sorriem e dançam juntas, somente Dara as enxerga, ouvindo atabaques que não era daquele plano físico.
Dara : (SE EMOCIONA CONTENTE COM LÁGRIMAS NO OLHAR )
Delegada Socorro e o Investigador Nonato já haviam chegado, mais resolveram esperar o ritual para conversarem com Dara.
Socorro : Muito Bonito tudo o que aconteceu!
Dara : Sim! Quem é você? (ESTRANHA A MULHER )
Socorro : Delegada Socorro, e esse é o policial Nonato!
Dara : (SÉRIA ) O que posso ajudar?
Socorro : Dara, temos uma notícia para você! (PAUSA ) Você vai precisar voltar comigo para Salvador.
Dara : (OLHA PARA FABRÍCIO, ASSUSTADA ) Não estou entendendo! O que aconteceu?
Socorro : Sinto em dizer, é sobre seu pai Emílio Cordeiro e sua madrasta Adelaide, eles foram assassinados dentro da mansão! (FALA COM CERTO CUIDADO )
Dara : Meu pai o que? (DESACREDITANDO ) Meu pai está viajando! Não pode ser.
Fabrício : (ASSUSTADO ) Calma Dara! Como você sabe?
Nonato : Nós somos da 10º Delegacia de Salvador eu sou investigador policial e ela é Delegada Socorro. (PEGA AS CREDENCIAIS )
Dara : Meu pai e Adelaide, mortos?
Socorro : Infelizmente sim Dara!
Dara : (OLHA PARA FABRÍCIO ASSUSTADA E DESMAIA )
Dara já está bem, mais chora muito e conversa com Fabrício.
Dara : (CHORANDO ) Ainda não estou acreditando Fabrício, como isso foi acontecer? Só está acontecendo coisas ruins na minha vida!
Fabrício : Não meu amor! Não! Eu fui ruim na sua vida?
Dara : Não! Mais perdi as pessoas que mais amava.
Fabrício : Dara, aqui é seu lugar, você deve assumir esse terreiro como mãe Babá pediu.
Dara : (SE LEVANTA DA CAMA ) Não Fabrício!
Fabrício : Não?
Dara : Eu não posso assumir esse terreiro, isso não faz o maior sentido, eu vou voltar com a delegada para Salvador e vou descobrir o que aconteceu ao meu pai e Adelaide.
Fabrício : Não quer viver ao meu lado então?
Dara : (CHEGA PERTO DE FABRÍCIO ) Sim meu amor! Mais não agora, ainda não é o momento.
Fabrício : (ABRAÇA DARA ) Você vai voltar?
Dara : Não conseguiria ficar mais longe de você!
Fabrício : Quando você voltar estarei de esperando! (A BEIJA ) E o terreiro também!
No outro dia Selina está dentro da sala de seu pai na empresa Cordel’s, está toda de preto e bem vestida, espera ansiosa para a leitura do testamento, até que a Advogada da família Larissa Massiel chega.
Ad. Larissa : (ENTRA NA SALA ) Selina! Boa Tarde!
Selina : Boa tarde! Doutora Larissa Massiel, é isso?
Larissa : Sou a advogada que cuidava do testamento, foram anos de elaboração e eu fiquei como advogada da família, mais somente cuidando do testamento.
Selina : É tão triste saber que meu pai não está mais nessa sala, e que agora eu terei que cuidar de tudo sozinha. (SENTA-SE NA CADEIRA ) Então acho que a senhorita pode começar a fazer a leitura do testamento!
Larissa : Ainda não Selina!
Selina : Ainda não?
Larissa : Ainda falta uma pessoa!
Selina : Eu sou a única herdeira do meu pai, a principal herdeira.
Então Dara entra pela porta e Larissa se levanta da poltrona, olhando para ela.
Larissa : Agora não falta mais ninguém!
Selina : (SE LEVANTA OLHANDO PARA LARISSA E SEM ENTEDER OLHA EM DIREÇÃO A DARA E LEVA UM SUSTO, SEU OLHAR É DE INDIGNAÇÃO ) O que ela faz aqui?
Dara : (OLHA PARA SELINA COM ODÍO COMO SE TUDO O QUE TIVESSE PASSADO NAS MÃOS DELA, FOSSE SER DESCONTADO AGORA ) Eu também sou a filha de Emílio Cordeiro, ele também era o meu pai!
Larissa : Dara também é herdeira de seu pai Selina, Dara também é uma Cordeiro!
Selina : (SURPRESA, SEU OLHAR PARA DARA É DE ESPANTO ) Não, não é verdade!
Dara : Isso mesmo Selina, eu sou filha de Emílio e você é minha irmã, a garota que você sempre humilhou, quem você sempre pisou (CHORANDO COM RAIVA ). Eu sempre mereci tudo o que ganhei dele, tudo o que ganhei era meu por direito, mais eu o amava e o respeitava. Pois com eles você era a falsa Selina não é? A Selina boazinha que aceitava tudo, mas debaixo dos panos tramava e armava as piores crueldades!
Selina : (GRITA, CHORANDO ) Você não é minha irmã sua negrinha! Eu odeio você Dara! (LEVANTA A MÃO PARA DAR UM TAPA EM DARA, MAS DARA SEGURA A TEMPO )
Dara : (SEGURANDO O BRAÇO DE SELINA COM FORÇA ) Mostre quem você é Selina, derrube sua máscara, escute e guarde, não sei o que tem ali naquele testamento, mas seja lá o que for também é meu!
14º Capítulo - Penúltimo Capítulo
Vídeo de Emílio : (EMOCIONADO ) Adelaide, Selina e Dara se vocês estiverem vendo esse vídeo é porquê já não estou mais entre vocês. Adelaide, quero lhe dizer meu amor que você sempre foi e eternamente será aonde estiver a pessoa que mais amei. Espero que perdoe não ter lhe contado sobre Sara e Dara a minha filha fruto de uma paixão proibida, apesar de confiar em você, temia te perder e não saberia o que fazer! É engraçado falar como se já estivesse partido desse mundo, mas todas as vezes que gravo esses vídeos, sinto uma grande emoção como se uma força maior me tomasse. Selina, minha filha você sempre foi um anjo para mim e sua mãe, o pai sempre vai lhe amar, e sempre estarei contigo em todos os seus caminhos. Finalmente a quem eu devo desculpas eternas por talvez não ter sido o pai de seus sonhos (CHORA ) por não ter dado o amor caloroso que sempre me cobrou, minha filha Dara, espero que um dia me perdoe por não ter revelado que você era minha filha, apesar de todos os minutos pensar em revelar esse segredo! Filha quero que saiba o quanto você é especial e que fui atrás de você naquele lugar aonde vivia porquê você fazia parte de mim também, e não podia deixar de olhar você e ter um grande orgulho de ter criado a menina mais doce, pura e decidida que conheci, te amo filha e neste testamento deixo também a você parte do que construí. Eu, Emílio Cordeiro, dono da Empresa, não presente mais, deixo para minha esposa Adelaide Barreto Cordeiro todos os meus bens e administrações das empresas e mansões. Por tanto, caso minha mulher vier a faltar também, tudo passará para o nome de minhas filhas Dara Luz Cordeiro e Selina Barreto Cordeiro. A empresa passa para o nome das duas e as mansões de Salvador, São Paulo e de Paris também, junto ao valor equivalente a 50 milhões de Dólares guardados devidamente em cofre no banco. Se uma das duas casarem e terem filhos, os mesmos passarão a fazer parte da herança simultaneamente, sendo que o meu primeiro neto herdará a empresa sozinho não podendo mais ser divido com ninguém a não ser seus filhos e netos e assim sucessivamente. Caso as duas não se casem e não tenham essa família no período de 10 anos, poderão entrar em acordo comum e vender as posses dividindo assim a fortuna e a herança deixada por mim, lembrando que a Cordel’S foi uma das minhas melhores realizações. Caso uma das duas venha a falecer a outra terá que doar para instituições de caridade a parte da outra, caso essa não tenha família. Que assim seja feita a minha vontade, em nome da Lei e da Justiça Brasileira. Espero que façam bom proveito de todo o meu legado que ergui durante todos esses anos de minha vida. Deus as abençoe, eu sempre estarei com vocês, amo vocês meninas. (DESLIGA O APARELHO )
Larissa : Tudo está devidamente documentando, preciso da assinatura de vocês. (DA DOCUMENTOS PARA AS DUAS ASSINAREM ) Pelos cálculos que fiz, o valor total avaliado de tudo é por volta de 100 milhões de Reais.
Selina : (SE LEVANTA COM TUDO E SAI SEM FALAR MAIS NADA )
Dara : (LEMBRA DE FABRÍCIO E DO TERREIRO QUE HERDOU, DENTRO DE SEU CORAÇÃO, SABE QUE TEM QUE FAZER UMA ESCOLHA, QUAL DAS HERANÇAS ERA MAIS IMPORTANTE )
Selina dirigi em alta velocidade, com muita raiva e descontrolada, voltando para a mansão.
Selina : (GRITANDO LOUCAMENTE ) Velho desgraçado! Eles vão me pagar, todos eles! Sua vida Dara será um inferno, um inferno! Eu vou te matar como matei eles, então a herança será minha!
Então o carro de Selina derrapa e capota na avenida, Dara está na mansão e conta as novidades para Naia e Mariana, elas recebem a ligação avisando que Selina havia se acidentado e correm para o hospital, Selina está muito ferida e em estado de coma. 4 semanas depois, Dara cuida de Selina que ainda não acordou, de repente Dara começa a passar mal e ao sair do banheiro desmaia, e começa a sonhar.
Sara : Dara, escolha a herança certa filha!
Mãe Babá : Você precisa voltar para o terreiro, precisa ter sua filha lá!
Dara acorda na maca do hospital ao lado Naia e Dona Veta que agora ajuda Naia a administrar a mansão.
Dara : (ASSUSTADA ) Eu estou grávida!
Naia : Oxente menina!
Dona Veta : Como ela sabe disso?
Naia : Deve ter ouvido o doutor falar, é isso mesmo minha linda, você está esperando um bebê!
Dara : Naia, eu preciso voltar para o terreiro, preciso falar com Fabrício, mais não tenho coragem!
Dona Veta : Menina, vá você e o Fabrício merecem ser felizes, e não é o dinheiro que fará isso.
Dara : Quero que Mariana cuide da empresa do meu pai em meu nome. Eu vou voltar para Coqueiral!
Dara volta para Coqueiral dos Punhais, Fabrício está arrumando algumas coisas no terreiro.
Dara : Fabrício!
Fabrício : Dara! (SORRI, ABRAÇA DARA E A LEVANTA RODOPIANDO NO AR )
Dara : Calma! (RI ) Preciso te contar algo.
Fabrício : O que Dara?
Dara : Fabrício! (PAUSA ) Estou grávida!
Fabrício : (FICA MUITO FELIZ, E CHORA EMOCIONADO )
8 meses se passam, Selina está no hospital, e acorda do coma. Na delegacia Delegada Socorro ainda investiga o caso dos Cordeiros, então Nonato entra na sala.
Nonato : Socorro, um senhor quer falar com você, ele diz que é urgente!
Socorro : Nonato, por favor, mande ele voltar outra hora!
Nonato : Ele diz conhecer o Paulistinha!
Socorro : (LEVANTA DA CADEIRA COM TUDO ) Pode mandar entrar!
O Senhor entra e eles começam a conversar.
Socorro : Da onde o senhor conhece esse tal de “Paulistinha”?
José : Paulistinha é meu sobrinho Delegada, o nome dele é Carlos Ricardo Tavares Jordão, ele veio para Bahia dizendo que iria fazer um serviço, e sei que ele não mexia com coisa boa, sempre fomos de família humilde, mais ele se envolveu no mundo do crime e da marginalidade, ele matava as pessoas em troca de dinheiro.
Socorro : Ta me dizendo que ele não matava pra roubar?
José : Só roubou quando era mais jovem, mas quando virou cobra criada, para ganhar dinheiro matava! Ele deixou uma carta comigo, disse que se alguma coisa acontecesse com ele e se ele não desse nenhuma notícia em 30 dias, era pra procurar por ele!
Socorro : Já fazem meses que ele sumiu!
José : Para mim na verdade foi um alívio, ele só me deu trabalho, mais resolvi ler a carta, está tudo aqui!
Socorro : (PEGA A CARTA DE JOSÉ E COMEÇA A LER )
Nonato : O que diz a carta Delegada?
Socorro : Eu sabia! Nonato, aqui diz que Samuel o procurou e eles se falaram durante meses por telefone para combinarem a morte de Emílio Cordeiro e sua esposa Adelaide, só que Samuel não sabia que ele era somente um alíbi para Selina, que as escondidas combinava com Paulistinha o assassinato de Samuel, mais o Paulistinha nada bobo e desconfiado preferiu escrever essa carta pois já desconfiava que Selina era uma traíra! Pegamos ela Nonato, Selina Cordeiro é a assassina dos próprios pais.
Nonato : Vamos para o hospital agora!
No quarto de Selina, ela já está acordada, porém não chamou os médicos e nem enfermeiras, Naia não está presente, a Delegada Socorro e Nonato chegam no hospital e os médicos a levam até o quarto para mostrarem que a garota ainda está em coma. Percebendo Selina disfarça e vê a Delegada Socorro entrar no quarto.
Nonato : Ela ainda está em coma Socorro! Vamos deixar policiais de guarda aqui!
Médico : Mas não temos uma previsão de quando ela pode acordar!
Socorro : Doutor, Selina assassinou os pais e não podemos deixar que ela escape!
Selina : (PENSA ) Como eles descobriram?
Nonato : Como uma moça tão bonita é capaz de fazer isso, ela assassinou Samuel e Paulistinha, tudo bem armado e planejado!
Socorro : Eu nunca engoli ela desde do dia em que a vi, vamos vou chamar os policiais para ficar de plantão! (TODOS SAEM DO QUARTO )
Selina levanta com tudo e vai até a porta, olha para o corredor, observa Socorro e Nonato conversando com os médicos e chamando a guarda, então sai correndo escondida pelo outro lado do corredor, olhando para os lados, rouba uma blusa que vê pendurada num quarto e foge pelo fundo do hospital, corre descalça e pega o primeiro taxi, pedi para o Taxista a levar para a mansão.
Enquanto isso no terreiro Dara está em trabalho de parto.
Abayomi : Vai menina! Empurra!
Dara : (CHORANDO ) Ai! Meu Deus me ajuda! (RESPIRA OFEGAN TE )
Fabrício : (SEGURA SUA MÃO ) Vai meu amor! Empurra!
Dara : (ENTÃO DÁ UM FORTE GRITO ) Orayêyêo Mamãe Oxum!
A criança nasce, é uma linda menina, Abayomi a coloca no colo de Dara que chora emocionada.
Fabrício : Minha menina! (EMOCIONADO )
Dara : Nossa menina! Uma filha de Oxum!
15º Capítulo - Último Capítulo
Socorro volta no quarto onde Selina estava.
Socorro : (OLHA PARA A CAMA VAZIA ) A vagabunda sumiu! (VAI ATÉ NONATO ) Ela fugiu! Chama todo o reforço!
Nonato : (FALA AO RADÍO )
Selina chega na mansão, entra pelos fundos sem que ninguém a perceba, Naia, Mariana e Dona Veta estão na sala, Selina fica escondida e escuta a conversa.
Naia : Dara acabou de dar a luz a uma menina! O Fabrício contou que ela é linda!
Mariana : Que saudades da minha amiga! Amanhã mesmo vou para Coqueiral dos Punhais para visitar o bebê!
Naia : Mais você não vai sozinha, eu e Dona Veta iremos também!
O telefone toca Naia atende, Mariana e Dona Veta continuam conversando sobre Dara, Selina escondida sobe até o seu quarto sem que ninguém perceba, veste uma roupa e logo desce, Naia então avisa Mariana e Dona Veta.
Naia : (CHORANDO ) Selina fugiu do hospital!
Mariana : Fugiu?
Naia : Foi ela, a polícia descobriu!
Dona Veta : Oxente ela o que mulher?
Naia : Ela estava envolvida no assassinato dos pais.
Dona Veta : (ESPANTADA )
Mariana : Meu Deus! Onde essa monstra deve estar?
Naia : Avisei eles que se ela viesse para cá, ligaria na mesma hora!
Selina, ainda escondida, foge da mansão, e pela conversa de Naia, Mariana e Dona Veta já tem seu plano final.
Selina : (PEGA O CARRO DE EMÍLIO NA GARAGEM, E COMEÇA SUA FULGA ) Coqueiral dos Punhais, uma filha? Não Dara, você acabou com a minha vida, então acabarei com a sua! (RI COMPLETAMENTE ALTERADA )
Mariana : (ESCUTA O CARRO SAINDO DA GARAGEM E GRITA ) Liga para a polícia Naia! É ela, está fugindo!
No terreiro Dara e Fabrício curtem a filha que acabou de nascer.
Dara : Estou tão cansada Fabrício!
Fabrício : Imagino meu amor! Você precisa descansar. (OLHA PARA A CRIANÇA DORMINDO ) Ela é linda não é?
Dara : (RECORDA DE SUA MÃE ) O nome dela é Sara!
Fabrício : Lindo nome Dara! Vou deixar vocês e colocar ela aqui no balaio!
Selina está em alta velocidade com o carro, extremamente desequilibrada, Selina pega o celular e liga para Alê.
Selina : (AO CELULAR ) Alê!
Alê : (ASSUSTADÍSSIMO ) Selina! Oh my God me sacuda! O que você fez com a sua vida haney?
Selina : Dara acabou com a minha vida Alê, e estou indo acabar com a dela, estou indo a uma cidadezinha podre chamada Coqueiral dos Punhais, num terreiro de macumba, é onde essa nojentinha e a filhinha que acabou de nascer estão!
Alê : Selina você está louca? Crazy, crazy oxente! Se entregue para a polícia vai ser melhor, deixa tudo de lado!
Selina : (RI ) Eu vou até o fim Alê, não fiz tudo o que fiz para morrer na praia! (DESLIGA O TELEFONE )
Alê : (IMEDIATAMENTE LIGA PARA DELEGADA SOCORRO, QUE ESTÁ NA BUSCA ) Alô, Delegada? Selina me ligou agora, ela está indo para Coque... não me lembro!
Socorro : Coqueiral dos Punhais, onde Dara está?
Alê : Isso mesmo! Ela vai cometer uma loucura, precisam correr atrás dela!
Socorro aciona a todos e começam a seguir para Coqueiral dos Punhais, Selina chega a Coqueiral dos Punhais de manhã, dirigiu a noite inteira, Socorro e os outros polícias já estão próximos também, porém Selina está adiantada, ela pergunta sobre o terreiro e consegue achar muito fácil, entra escondida, todos ainda dormem, procura por Dara e acha, a vê dormindo e do lado num balaio a criança, a pega no colo.
Selina : (COCHICHANDO ) Nana neném que a Cuca vai pegar! (RI )
Dara : (COMEÇA A ACORDAR, ABRE OS OLHOS E VÊ SELINA COM A CRIANÇA ) Selina!
Selina : (IRONICA ) Dara! Linda sua filha! Se você gritar eu vou jogar ela longe!
Dara : Solta ela Selina! (CHORA ) O que você está fazendo?
Selina : Você estragou tudo Dara, roubou minha herança!
Dara : Eu não quero essa herança, escolhi outra muito mais importante do que essa droga de dinheiro, você pode ficar com tudo Selina!
Selina : Não, não, não! Agora é tarde demais, eu matei o papai, a mamãe, o meu irmãozinho e tudo foi em vão, porquê se soubesse que você era minha irmã teria matado você primeiro que todos Dara!
Fabrício então chega.
Fabrício : (SE ASSUSTA ) Meu Deus! O que ta fazendo?
Selina : (RI ) O delicia! Você nem me deu bola, preferiu ficar com a negrinha macumbeira!
Dara : (CHORA E GRITA ) Larga ela Selina!
Fabrício : Selina, você enlouqueceu?
A Polícia chega com tudo, Selina percebe e com a criança no colo pula a janela que do fundo do terreiro que dá acesso a mata e as cachoeiras.
Dara : (GRITA ) Não! Volta aqui!
Fabrício : (CORRE PARA TENTAR PEGAR SELINA )
Socorro : (INVADE COM OS OUTROS POLÍCIAIS ) Cadê ela?
Dara : Ela pegou minha filha, pegou minha filha!
Socorro avisa os polícias que Selina está com uma refém e eles começam a persegui-la no meio da mata, Selina corre com a criança no colo, muito rápida e enlouquecida parece tomada por uma força muito ruim.
Os policiais, Fabrício, Delegada Socorro e Dara também correm. Até que o caminho de Selina acaba em meio de altas pedras e na queda de uma cachoeira ela para, o lugar é muito alto, Selina se vê cercada por todos.
Selina : Fiquem longe de mim! (AMEAÇA JOGAR A CRIANÇA DO ALTO DA QUEDA )
Dara : (GRITA ) Nãooo!!!!
Selina : Eu vou tirar sua maior riqueza Dara, pois você tirou a minha!
Socorro : Dê a criança Selina, e nada vai acontecer a você, você está em segurança.
Selina : (RI ) Acha que sou idiota delegadinha de chiqueiro? Eu e a pequenininha aqui vamos dar um mergulho, eu vou me jogar junto! Não vai ser a primeira vez que mato um anjinho desses, se matei meu próprio irmãzinho e meus pais porquê não mataria a filha da negrinha enrustida?
Socorro : Ela me chamou de Delegadinha de Chiqueiro?
Dara : (COMEÇA A ORAR PARA OXUM ) Orayêyêo Oxum! Salve sua filha, e eu prometo o terreiro Filha de Oxum continuará!
Selina então começa a ver coisas estranhas, os orixás começam a aparecer para Selina e somente Dara os enxerga, primeiro do meio das matas Oxossi Caçador com suas flechas ameaçando Selina, Yansã a rainha do vento aparece no ar, Xangô no meio das pedreiras traz a justiça.
Selina : (ENLOUQUECIDA ) Quem são vocês? O que querem de mim? Saiam daqui! Vão embora!
Por ultimo na frente de Selina, do meio da água Oxum sai com seu espelho, assustada Selina arregala os olhos, ninguém mais entende o que está acontecendo, somente Dara vê tudo, Oxum pega a criança rapidamente e Fabrício que já estava bem próximo de Selina consegue a menininha em seu colo..
Socorro : Nonato, a criança pulou nos braços do pai!
Selina : (DÁ UM FORTE GRITO E YANSÃ SOPRA UM VENTO FORTE EM SUA DIREÇÃO, ELA CAI CACHOEIRA ABAIXO DE UMA ALTURA MUITO GRANDE )
Fabrício : (LEVA O BEBE EM SEGURANÇA PARA DARA ) Foi um milagre Dara!
Dara : Não Fabrício! Foi os orixás! Xangô escreveu a justiça, quem deve PAGAR quem merece RECEBER!
1 ano se passa, Fabrício e Dara se casam no terreiro, uma cerimônia muito bonita, Dara assumi o terreiro como mãe de santo. Dara herdou toda a fortuna, porém resolveu dar a empresa para Mariana e metade da fortuna para Naia e Dona Veta, o resto colocou na poupança para Sara e abriu uma conta para o terreiro Filhas de Oxum, assim não se preocupariam com os gastos da casa, e poderiam ajudar a todos e promover a caridade.
Dentro de um sanatório em uma cela isolada em cima de uma cadeira de rodas especial está Selina com as pernas amputadas e totalmente sem nenhum movimento, olhos fundos e lágrimas no olhar, a tristeza aparentemente vista, Selina “morreu” mais continua VIVA.
25 anos depois...
Sara a filha de Dara entra paramentada como mãe de santo, ela é igual a mãe de Dara, entra no terreiro e todos os filhos se abaixam, dando o “adubalé”, toca o adjá, Dara e Fabrício sentados de mãos dadas em suas cadeiras observam tudo, olham um para outro e sorriem.
“Salve toda cultura Afro Brasileira, salve nossa raça e nossas crenças!”