Geralmente no final do ano queremos encerrar aquilo que foi ruim, com a esperança de um ano melhor. Mas muitas vezes esquecemos que tudo depende única e exclusivamente de nós mesmos - dos nossos atos, nossos pensamentos e nossa fé. Tudo depende de como lidamos com os acontecimentos de nossas vidas.
Todo mês de dezembro as pessoas me perguntam o que recomendo fazer na passagem de ano. Se você também tem esta dúvida, eu proponho um encontro com você mesmo, uma limpeza da sua energia. Eu costumo reequilibrar os pontos que me fizeram sofrer, reavaliando o ano e trazendo para minha consciência os meus medos e limitações. Depois decido libertá-los ou paro de pensar neles - desta forma não os sinto mais. Aí estou pronta para ir atrás da minha felicidade. Livre dos comportamentos limitadores e esvaziadores, eu vou cuidar ainda mais de mim. Vou me dar descanso, atenção total e muito carinho.
Quer tentar também? Aqui vão algumas dicas:
Tome um banho bem perfumado. Preste atenção em todas as sensações que a água lhe traz. Deixe que ela leve embora tudo que não serve, tudo que está velho, aquilo que você não quer mais. Fique atento e bem presente. Sinta, imagine os pensamentos negativos indo ralo abaixo. Passe um óleo cheiroso ou seu perfume predileto. Arrume seu cabelo. Faça tudo que for necessário para sentir-se bem consigo mesmo. Coloque uma roupa leve, clara e de preferência com a sua cara. Não importa o que está na moda. Você precisa sentir-se bem, se colocar como prioridade.
Depois de pronto, olhe-se no espelho. O maior que tiver. Observe-se por inteiro e não se critique. Olhe, acolha-se, aceite-se, seja bem menos exigente do que de costume. O ano foi duro e este é um momento de amor. Diga para sua imagem refletida: "Eu te amo. Obrigada por estar comigo sempre e não desistir de mim. Conto com você neste novo ano que vai entrar. Juntos estaremos fortes para reinventar a alegria em nossa vida. Eu te amo, te respeito, te aceito exatamente como você é. Sei que só conto contigo para transformar as crenças e comportamentos indesejados em mim. E sei também que você mora dentro do meu coração. Neste momento eu fecho os meus olhos e te acolho num grande abraço de amor. Somos um só ser, um ser Divino se unificando e, ao mesmo tempo, desabrochando. Muito obrigada por poder agradecer."
Após este reencontro, sente-se confortavelmente num ambiente cheiroso, limpo e tranquilo. Respire, levando ar até as extremidades do seu físico. Permita-se o prazer de sentir o ar entrando e saindo de seu corpo, cada vez mais suavemente. Mantenha sua atenção no sentimento de alegria e paz que começa tomar conta de você. Faça um leve sorriso nos lábios. Abra seu peito mantendo seus ombros para trás. Fique aberto e receptivo para a nova vida que se apresenta com sua nova atitude. E respire aliviado por este momento de harmonia.
Quando sua mente insistir em falar, lembre-se que não é hora de críticas. Perdoe-se e liberte completamente seus pensamentos, não os alimentando com mais conclusões e julgamentos. Você não só pode, como deve fazer absolutamente nada. Apenas permanecer sentado, sentindo a tranquilidade deste momento único. Afinal, durante todo o ano, foram vários dias pedindo um descanso de verdade, não é mesmo? Então, aproveite! Sinta a satisfação dentro do seu coração e fique o maior tempo que conseguir curtindo o seu eu no momento presente.
Faça isso um dia antes ou depois, ou mesmo na passagem do ano. E repita sempre que sentir vontade nos meses que se seguirem.
A alegria se decide. Veja bem o que vai escolher pensar em 2011!
Feliz Ano Bom !