GRANDE ESTREIA!!!
2° Fase
Depois de uma noite mal dormida, diga-se de passagem, Tita acorda mais tranquila e tenta esquecer do incidente do dia anterior. Ultimamente, por estar bem amiga de Vanessa, está apreciando ouvir raps e por ter vontade de expressar seus sentimentos através de versos, passa as aulas escrevendo em folhas de fichário.
Vanessa:- O que você tanto escreve aí?
Renata:- Quer ler?
Vanessa:- Olha bem pra mim, guria. Eu odeio ler, eca.
Tita, ansiando por aprovação, vai atrás de Gui para que ele leia, apesar de saber que o namorado não gosta de rap. Eles estão sentados no muro com a Turma do Metal:
Guilherme:- Pro que é, até que ta legal...
Renata:- Sério?
Guilherme:- Se fosse um rock, eu daria nota 10.
Renata:- Algo contra o rap?
Guilherme:- Nada contra, mas...
Renata:- To pensando em virar rapper.
Leitão:- Você?
Renata:- O que tem de errado, hein?Quanto preconceito.
Iago:- Ainda bem que não inventou de dançar axé.
Renata se enfurece porque acha ter dom pra ser vileira, tanto que quando chega à casa, revira o guarda-roupa e surta:
Renata:- Só tenho roupa de menina careta, caralho. Quantos anos minha mãe pensa que eu tenho?
Meire, assustada, abre a porta do quarto da filha:
Meire:- Pode me dizer o que está havendo?
Ao ver o dormitório extremamente desordenado, dá um forte berro:
Meire:- Pode me explicar que bagunça é essa?
Renata:- Só tenho roupa ridícula nesse guarda-roupa.
Meire:- Você é uma ingrata, Renata. Tem muita menina que faria a festa se tivesse metade do que você tem.
Renata:- Então faça a alegria delas...
Meire:- Acho bom que deixe esse quarto organizado se não quiser apanhar.
Renata:- Que mundo mais opressor. Como você quer que eu cresça se só compra roupas de fedelha pra mim?Olha isso, mãe. (mostra um vestido bordado e rasga) Eu não tenho mais 2 anos de idade pra vestir isso...
Meire:- Esse vestido, sua ingrata, sua vó lhe deu com muito carinho, se você não sabe.
Renata:-Mal vejo a hora de ganhar dinheiro com meus raps pra comprar roupa decente...
Meire:- Ganhar dinheiro escrevendo rap?Que mundo você mora, criatura?Pensa que eu vou viver pra sempre?Se você ocupasse essa cabeça estudando não teria tempo de pensar em asneiras.
Renata:- Ainda bem que lá no colégio tem uniforme, senão eu ia ser motivo de chacota...
Meire não consegue lidar com o comportamento da filha e acaba perdendo o pouco de paciência restante:
Meire:- Olha, eu não quero precisar bater em você, mas se eu vier aqui novamente e encontrar essa bagunça, te surro pelada debaixo do chuveiro quente.
Meire sai do quarto. Renata dá com os ombros e imita a mãe, a cada dia mais assustada com as novas ideias da filha.
Tita muda a antena de lugar só pra poder sintonizar a emissora de TV (pirata) que Ronei mantém com o dinheiro do tráfico.
O canal é bizarro, as gravações em sua maioria são caseiras e os telespectadores são da favela.
O pai de Cris sabe da existência da Mano`s TV, mas ganha muita propina para fazer vista grossa.
A maioria da sociedade abomina ou simplesmente ignora o canal dos manos e por Meire ser parte dessa parcela da população, se choca ao ver a filha cantar alto raps violentos e se vestindo igual as thuthucas (Vanessa).
Enquanto Tita canta alto no quarto, Horácio e Meire jantam na sala de jantar:
Horácio:- Por que a Tita não veio jantar?
Meire:- Acredita que ela quer virar maloqueira?
Horácio:- O que, Meire?
Meire:-Sei lá quem está colocando essas ideias na cabeça da nossa filha, mas ela está disposta a se tornar uma dessas thuthucas...
Renata:- Todos os PMS do mundo tem que morrer...
Meire:- Está vendo, Horácio?Está vendo a cruz pesada que eu carrego?
Horácio:- É só uma fase, Meire. Tenha calma...Eu mesmo, quando tinha a idade dela, queria ser ator...
Meire:- Uma coisa é querer ser ator, mas outra coisa bem diferente é querer ser maloqueira...Bem que o Félix me disse que o problema é essa escola, mas não quero ficar mudando a menina de colégio toda hora...
Horácio:- Eu ainda acho que o Félix e a Helena exageram bastante na dose. A Renata é uma menina bem esperta e vai ver que ta pagando mico, você vai ver, Meire.
***
Julia, apesar do luto, reconhece que Tita está se transformando num clone de Vanessa e comentando com Pri ao telefone, confessa estar preocupada:
Julia:- Guria do céu, alguém tem que dar uns toques na Tita.
Priscila:- To vendo que ela ta pagando mico.
Julia:- Mico?
Priscila:- Ela pensa que a Vanessa manda na escola e acha que se agir igual vai ter respeito.
Julia:- Me desculpa, mas eu prefiro ser saco de pancadas a respeitar aquela bolota arrombada.
Priscila:- Eu prefiro ficar na minha porque não gosto de brigas, mas ta irritando esse jeito da Tita de querer pagar de vileira.
*****
A família de Vanessa janta na cozinha sem a presença da personagem:
Ofrásia:- A Vanessa tem 19 anos, mas me incomoda mais que as crianças.
Arlindo:- Ainda não chegou em casa?
Ofrásia:- Ta levando outra menina pro mau caminho.
Arlindinho:- Eu não queria contar nada, mas...
Eu esqueci de mencionar que Arlindinho viu Tita e Vanessa indo a clínica clandestina, mas ele nem mesmo tem oportunidade de contar porque Vanessa chega na mesma hora e o interrompe:
Vanessa:- Oi gente...já foram rangando sem mim?
No outro dia...
Tita chega ao colégio com a camiseta do colégio transformada numa baby look, a calça do uniforme baixa, uma faixa no cabelo, duas chiquinhas altas e dá uma rasteira em Guilherme:
Renata:- E ae, mané?Firmeza?
Guilherme, furioso, se levanta rapidamente:
Guilherme:- Ô Tita, qual é?
****
Já Márcio, ao contrário de Tita, tenta fugir do estigma de malaco, mesmo que só de olhar para ele já dê para imaginar que sua condição financeira é precária.
Márcio:- Sabe Cris, mal vejo a hora da gente protagonizar junto a novela da tarde...
Cristina:- Pra isso você tem que levar o curso a sério e não pensar naquilo (drogas) nunca mais porque sua reputação é seu bem mais importante e uma vez queimado no mundo dos famosos, o estigma permanece.
Marcio:- Com você por perto eu não preciso daquilo, meu amor. Você é a minha vida e estando com você sou muito mais forte pra encarar o que vier.
Cristina:- Eu to confiando em você, Márcio. Eu to confiando muito nas suas palavras e espero não me arrepender.
Marcio:- Jamais faria algo que a ferisse, meu amor. Você é a minha vida, a razão que me faz acordar cedo, aguentar essas aulas chatas, os gritos da Raimunda, os playboys me tirando...
Cristina:- Ninguém te zoa aqui no colégio, amor.
Marcio:- Zoam pelas costas, que é pior.
Cristina:- Não, amor, ninguém tira sarro de você e nem haveria por que. Você é perfeito...
Marcio:- Você que pensa...