Sinopse: O Catalendas
Lendas, no folclore brasileiro existem centenas de lendas, onde cada lenda conta histórias que foram contadas por nossos antepassados sobre certos acontecimentos, como a origem da noite, ou sobre criaturas místicas como o Saci, Curupira, Boitatá, entre outras. Essas histórias por muito tempo estiveram vivas no coração e no imaginário das pessoas, pois acreditavam que essas histórias eram verídicas, tão verídicas que por muito tempo também existiu uma profissão chamada Catalendas, os catalendas eram pessoas destemidas contratadas para lidarem com criaturas místicas das lendas que causavam problemas para a população de povoados, pequenas cidades ou até mesmo fazendas ou chácaras atacando-os.
Com o passar do tempo, assim como as lendas começaram a ser esquecidas pelas pessoas, a profissão de catalendas também foi sendo esquecida até sumir completamente. Hoje mesmo com a comemoração do dia do folclore, no dia 22 de agosto, ninguém mais dá a devida importância para as lendas como antigamente, ninguém teme mais as criaturas das lendas como antigamente, ou seja, ninguém mais acredita em qualquer coisa relacionada às lendas.
Mas isso está para mudar, certos acontecimentos estão acontecendo e irão acontecer que vão reviver as lendas nas mentes das pessoas e o medo por algumas delas dentro dos seus corações e mais uma vez os catalendas serão necessários para a sociedade.
Autor(a): jucabala