Sinopse: la madrastra un solo corazón
A trama conta a saga de Maria, uma mulher bondosa e simples, que por conta de um assassinato que não cometeu acabou atrás das grades. Maria é uma mulher bonita, casada com o rico Estêvão, e têm dois filhos pequenos: Estrela e Heitor, este casamento foi motivo de ódio para Alba, a perversa tia de Estêvão, que nutre por ele uma paixão doentia e ainda têm a inveja e ódio de Daniela e Fabíola, mulheres que sempre foram apaixonadas por Estêvão.
Apesar de tudo, Maria e Estêvão vivem felizes, até que um dia uma terrível tragédia acaba destruindo essa felicidade. Estêvão e Maria viajam com alguns amigos da empresa: Evandro, sócio e amigo de Estêvão, o advogado da empresa, Demétrio e sua ardilosa esposa Daniela, Bruno, seu outro sócio e sua fria e calculista mulher, Fabíola, e suas tias Carmem e Alba.
Patrícia, é uma jovem mulher que dizia ser amiga de Maria e na verdade também é apaixonada por Estêvão, e é assassinada a tiros de madrugada, por um de seus "amigos" deixando um filho pequeno, Leonel.
Ao ouvir os tiros, Maria corre ao quarto para ver o que ouve e se desespera ao ver a amiga caída no chão. O pior acontece: A polícia chega e encontra Maria com a arma do crime, ela então é presa pelo crime que não cometeu. Ela fica assustada e apavorada, jurando inocência. O assassino planejou tudo e acionou a polícia na hora que ela entrou no quarto! Até o quarto foi bem escolhido, perto do quarto de Maria.
A vida de Maria torna-se um inferno e ela é julgada e condenada a 20 anos de cadeia em regime fehado. Estêvão então separa-se legalmente de Maria e pede aos amigos que nunca contem a verdadeira história a seus filhos. Todos então fazem um juramento, Estêvão inventa uma mentira aos filhos, dizendo que a mãe deles morreu em um acidente de carro e faz um grandioso retrato de uma mulher desconhecida que faz os filhos acreditarem ser está a sua mãe. Eles passam a ver a mãe como realmente é: bondosa demais e ingênua. Alba passa a controlar o sobrinho e ele passa 20 anos sofrendo, mais tendo caso com várias mulheres sem se prender a nenhuma delas, pois seu grande amor está preso, e dominado por Alba, nunca ajudou Maria.
Maria, abandonada, julgada e ressentida, jura uma vingança cruel, e que irá descobrir o assassino de Patrícia e recuperar seus filhos. Ela passa a morar na cadeia, a conviver com presas perigosas, e nos primeiros anos sua vida é um verdadeiro inferno. Ela divide a cela com muitas presas que a perseguem e a aterrorizam, e quase nunca pode ver a luz do sol, trancafiada numa cela escura e mofada. Tudo no que ela mais pensa são nos seus filhos, ambos com menos de 8 anos de idade. Ela foi brutalmente separada de suas crianças, e isso ela não perdoará jamais.
Vinte anos depois de desespero e reclusão, Maria, muito agressiva e depressiva, é libertada da prisão, e ela está de volta para cumprir o que prometera anos atrás: vingança e descobrir quem é o monstro que a pôs na cadeia. Ela tentará se aproximar dos filhos com outra identidade e sofrerá com Alba, que fará de tudo para ela ser presa novamente, e Estêvão, que apesar de amá-la a julga uma qualquer que destruiu sua vida, e ainda piora quando os filhos descobrem tudo e se revoltam com a mãe e com a família! Ela sofrerá por ser rejeitada pelos filhos, e por ser perseguida por Leonel, que acha que ela matou sua mãe por ciúmes de Estêvão. Maria ainda sofrerá muito fora da cadeia, para provar sua inocência e reconquistar o amor dos filhos. Ela ama Estêvão, mais se fará de fria e calculista, pois aprendeu a viver a vida como ela é na cadeia. Ela fica rica ao se casar por dinheiro com um homem, já que ela aprendeu na pele que nem tudo é amor. Com isso, ela fica poderosa para enfrentar toda a família do ex-marido. Ela fica muito chique e arrumada, para surpresa de todos, ao ver que ela não saiu da cadeia acabada e envelhecida.
Maria passa a ser forte e começa a enfrentar Alba, como uma mulher sem escrúpulos capaz de tudo para recuperar 20 anos perdidos, o que espanta a todos. A doce e bondosa Maria deu lugar a uma mulher cruel e decidida, com sede de vingança!
Autor(a): parejatekila