Sinopse: Sinal de Alerta
Novela marcada pela temática ambientalista, Sinal de Alerta enfatiza o perigo da poluição nas grandes cidades.
Tião Borges enriqueceu de maneira brusca e é conhecido de todos. Separado há cinco anos de Talita, ele quer o divórcio (mas ela não lhe concede) para se casar com a jovem Sulamita Montenegro, criada sob rígidos padrões morais e que por isso mantém com ele um noivado supervigiado. Sulamita é filha de Melinda, viúva de um pastor protestante e filha de um juiz de Direito. Muito austera, domina a filha. Melinda é irmã de Coló e Cotinha duas mulheres solteironas e castas (ambas por um estranho motivo vesten-se apenas de branco).
Talita Borges é jornalista proprietária da Folha do Rio, e empreende ferrenha campanha contra uma das fábricas de Tião, a Fertilit, que polui o bairro onde está instalada com a produção de fertilizantes e inseticidas no ABC paulista. Os funcionários se rebelam contra a direção da empresa e fazem passeatas de protesto lideradas por Consuêlo, uma operária, e Nilo Bastos, um idealista que se rebela contra a empresa onde trabalha. Nilo é casado com Vera, química da Fertilit, mas se envolve com Selma, uma burguesa que abraça a sua causa.
Além de lutar contra os problemas na empresa, Tião Borges se vê às voltas com um escândalo que envolve Sulamita e Rudi Caravagglia, cineasta que, juntamente com o amigo Chico Tibiriçá, tenta fazer um filme sobre a vida de Tião Borges. O suposto envolvimento com drogas da noiva de Tião, Sulamita, ajuda a denegrir a imagem do empresario.
Baseada na obra de Dias Gomes;
Adaptação de Johann Fabricius Vogt, Sinal de Alerta.
Autor(a): johann_f._vogt