Sinopse: a Outra
Antecedentes
Bernarda vive com as filhas Eugênia (oito anos) e Carlota (seis anos). O pai das meninas, Leopoldo (um homem bem mais velho), pouco aparece em casa. Na verdade, ela não é legalmente casada. Leopoldo tem uma família legítima com Marta e um filho chamado Romano (16 anos).
Ainda muito jovem, Bernarda começou a trabalhar em uma das lojas de Leopoldo, junto com sua prima Fabiana. O comerciante se apaixonou por Bernarda e resolveu levá-la para viver em uma cidade onde ninguém os conhecia e onde poderiam simular um casamento.
Grávida de Eugênia (que na verdade é filha do fazendeiro Delfino), Bernarda aceitou essa situação porque Delfino não assumiu o romance. Leopoldo e Delfino não sabem da verdade. A única pessoa que conhece o segredo é Fabiana. Somente Carlota é filha de Leopoldo.
Com a morte de Leopoldo muita coisa muda na vida de suas duas famílias. Bernarda vai ao velório levando as filhas e encontra Marta, que não se conforma com a presença da amante do marido. Romano também fica muito perturbado e acaba expulsando Bernarda e as meninas de sua casa.
Quando o testamento é aberto, descobre-se que Leopoldo dividiu a sua fortuna em três partes iguais, uma para cada filho. Bernarda é nomeada responsável pela parte de suas duas filhas até que elas se casem, condição imposta por Leopoldo. A saúde de Marta fica comprometida. Romano jura vingar-se de Bernarda.
Início
Quando a história tem início, Carlota e Eugênia são jovens. Eugênia está apaixonada por Romano. Ela esconde o namoro de Bernarda. Além de Carlota, a única pessoa que sabe do romance é Fabiana.
Fabiana ficou ao lado de Bernarda todos esses anos como sua governanta, no entanto, ela não é amiga sincera e sim, morre de inveja da prima. Ela também guarda um segredo. Quando jovem teve um caso com um trapezista e engravidou, mas ele seguiu com o circo. Sem coragem de ser mãe solteira, Fabiana abandonou o bebê no hospital para ser adotado e sofre o remorso do seu ato.
Bernarda administrou com eficiência os bens que Leopoldo deixou para suas filhas, tornando-se uma mulher rica e poderosa. Mas o dinheiro passou a ser a sua única paixão. Eugênia engravida de Romano, que promete se casar. Mas isso faz parte dos planos de vingança dele. Os meses se passam até que Eugênia não consegue mais esconder a gravidez. Bernarda fica enlouquecida e, ao interceptar uma carta enviada por Romano, descobre quem é o pai. Para afastar Eugênia de Romano, Bernarda manda a filha morar com Teresa, sua antiga babá, em outra cidade.
Já Carlota apaixona-se por Álvaro, um jovem estudante de medicina. Seu amor é correspondido, mas Bernarda proíbe a relação. O rapaz é filho do doutor Justo e Lupita e tem um irmão adotivo, Adriano. Os pais de Álvaro sempre trataram Adriano como filho legítimo, mesmo assim ele cresceu cheio de ressentimento e rancor. Eugênia sofre um acidente e o parto é prematuro. Ela morre, mas o filho sobrevive. No leito de morte, pede a Teresa que afaste o menino de Bernarda. A mulher entrega a criança para seu primo Benito. Santos, filho de Benito, cria o garoto como seu próprio filho.
Álvaro não sabe que Carlota tem uma irmã mais velha e supõe que seja a sua amada que morreu. Bernarda percebe a confusão do rapaz e usa isso para afastar Álvaro. Ele deixa a cidade por uns tempos, convencido de que seu grande amor morrera, e Carlota não entende porque ele partiu.
Carlota decide ir atrás de seu grande amor. Mas quando chega no endereço fica sabendo que a família de Álvaro se mudou, por causa dos problemas de saúde de Lupita, e ninguém pode dar referência. Ela resolve esquecê-lo para sempre.
Na nova cidade, Álvaro conhece Cordélia, sósia de Carlota. Uma não sabe da existência da outra. A moça mora com os pais, João Pedro e Matilde, e a irmã, Apolônia. Cordélia é petulante, ambiciosa e vulgar. Não pensa duas vezes em se envolver com um homem que possa lhe trazer alguma vantagem. Conhece Álvaro, que fica impressionado com a semelhança dela com Carlota. Mas Cordélia acaba se apaixonando por Adriano. Os dois se entendem pois têm caráter parecido.
Com a morte de Lupita, Cordélia fica sabendo que Adriano é adotado. Ela acredita que o doutor Justo deixará tudo para o filho legítimo e decide conquistar Álvaro. Cordélia sabe através de Adriano que é muito parecida com Carlota e começa a se vestir igual a ela, deixando Álvaro encantado.
A partir daí, uma série de tramas paralelas se desenvolvem, até o reencontro, anos depois, de Carlota e Álvaro. De autoria de Liliana Abud, A OUTRA promete render grandes surpresas ao longo de sua exibição.
Autor(a): fezinhamenezes